Como planejar uma festa de 16 anos perfeita? (Passo a passo!)

GERAL

Apesar da festa de 15 anos ser um dos momentos mais esperados pelas adolescentes, a festa de Sweet sixteen tem se tornado uma opção inédita.


E isso pode acontecer por motivos variados.


Apesar dessa escolha acontecer, principalmente, porque a adolescente deseja algo diferente para comemorar esse marco em sua vida.


Por sua popularização, é esperado que buscas sobre esse tema fiquem cada vez mais comuns.


Pensando nisso, é que preparamos esse passo a passo para você aprender como organizar uma festa de 16 anos dos sonhos.


Confira!


Como comemorar uma festa de 16 anos ideal!

Em primeiro lugar e mais importante, é decidir como será o visual da festa.


Apesar dos pais, familiares e amigos sempre gostarem de dar dicas, essa é uma decisão que depende muito mais da aniversariante.


Afinal, esse é o seu Grande Dia!


Para começar o planejamento, recomendamos fazer uma lista com alguns itens importantes:

  • Cor favorita;
  • Filme, música ou série que mais gosta;
  • Flor ou planta favorita;
  • Prefere o tradicional ou clássico?

Tudo isso vai ser um guia para a decoração da festa e até mesmo para a escolha do vestido, penteado e maquiagem!

Imagem do blog Imagem do blog

Escolhendo o tema para festa de 16 anos

Assim como a festa de debutantes brasileira, a festa de 16 anos também pode ter temas e estilos que fazem com que ela se torne única!


E não têm limites para o tema! 


A criatividade é o ponto principal da escolha.


Mas é claro que existem alguns que são mais comuns e que podem servir de inspirações.


Uma festa sazonal é aquela que é feita de acordo com a época do ano em que vai ocorrer.


Como por exemplo, uma festa que acontece no fim de outubro com o tema Halloween, ou uma festa no verão com tema férias.


Até mesmo uma festa junina para as aniversariantes de junho ou julho!


Já imaginou que divertido?


Músicas

Até mesmo as bandas, cantores ou conjuntos musicais podem ser tema de uma festa de 16 anos.


Ou o estilos, como Rock, Rockabilly (anos 50), Sertanejo, Disco (anos 70), eletrônica ou o que mais fizer a cabeça da aniversariante.


E também os festivais que são mundialmente famosos: Coachella, Lollapalooza e Tomorrowland.


Com certeza vai ser um momento bem dançante e divertido.


Filmes e séries

Quando falamos em festas com temas de filmes e principalmente as festas de debutantes, pensamos logo em animações de princesas.


Como por exemplo, “A Bela e a Fera”, “Cinderela”, “A Bela Adormecida” e “Alice no País das Maravilhas”.


Porém, essa não é a única opção.


Alguns filmes como “Jardim Secreto”, “Alladin” e séries como “Anne com E” também estão no topo dos temas populares.


Cidades

Viajar é sempre algo prazeroso.


Mas já pensou em trazer um pedaço da sua cidade favorita para uma festa de 16 anos?


Las Vegas e seus casinos, Paris e o romantismo, Nova York e a multiculturalidade, Orlando e os parques da Disney, Londres e seus tradicionais ícones são temas recorrentes para festas de jovens.


Cada detalhe é pensado para ambientar mais o local e deixar parecido com esses lugares.


Outras épocas

Algumas meninas gostam de temas históricos, como a Era Vitoriana, Medieval, Futurista.


Além dos mais comuns: anos 60, 70 ou 80.


E com isso, as festas se tornam verdadeiras máquinas do tempo!


Desde a música tocada, até os comes e bebes fazem com que todos tenham experiências incríveis!


Para ficar bem mais divertido, os convidados podem estar vestidos a rigor, com roupas de época.


Atividades favoritas

É bem comum, principalmente hoje em dia, que as crianças façam esportes ou tenham atividades desde pequenas.


E por isso, acabam se tornando suas paixões.


Algumas atividades como o Ballet, street dance, esportes e outros hobbies também podem ser inspiradores.


Lembre-se, a escolha do tema vai guiar toda a decoração, paleta de cores, convites até pequenos detalhes como os guardanapos e talheres.

Imagem do blog

Orçamento


Uma parte importante para definir como será definido o investimento em cada área: decoração da festa, vestido, aluguel do salão de festa, Buffet e DJ.

Porém esse é um assunto que, primeiramente, deve ser definido pelos pais ou responsáveis da aniversariante.


Uma dica é colocar todos os itens em uma planilha, discutir em grupo tudo o que será necessário.


Desde o vestido até mesmo as lembrancinhas e os investimentos com a decoração, tudo deve estar nessa planilha.


Dessa maneira, ficará muito mais fácil adaptar às necessidades ao orçamento, com um alto valor agregado.


Quem convidar para uma festa de 16 anos?

Escolher quem vai compartilhar esse momento com você é de extrema importância.


Porém, nem sempre é possível convidar todos que queremos, afinal pode haver alguns impedimentos.


Como por exemplo, a distância, disponibilidade e etc.


Por isso, antes de entregar os convites e fechar o número de convidados, tenha certeza que aquela pessoa poderá comparecer ao evento.



Mesmo se essa pessoa for muito querida, não se incomode e pergunte se ela tem certeza que irá a sua festa. 


O mais elegante também é contratar serviços de R.S.V.P., aonde irão contatar um a um.


 Pois muitos convidados se sentem envergonhados de dizer para a anfitriã da festa, que não poderão ir.


Mas para um profissional terceirizado, se sentem mais à vontade e é efetivo!


Ter um número aproximado de convidados para a festa de 16 anos ajuda a se programar melhor, com relação à escolha do local.


E também com a quantidade de comida, bebida do buffet e as lembrancinhas.


Uma dica, é fazer outra planilha com os nomes dos convidados, endereços, telefones para fazer um controle.


Até a definição final da lista.


Escolhendo o local e o horário

Uma festa de 16 anos, ao contrário das festas tradicionais de debutante, ocorrem mais cedo.


Geralmente, começam à tarde e terminam à noite. 


E não avançam até a madrugada.


Porém, é um costume norte americano e pode ser mudado.


Apesar dessa diferença de horários, algo de comum existe entre as festas de 15 e as de 16 anos: a escolha do local.


Como é uma data muito importante, salões de festas são os principais locais nos quais as festas acontecem!


A vantagem é que muitos deles já têm pacotes de festas a oferecer, facilitando muito o planejamento.


Afinal, eles podem ser personalizados de acordo com a necessidade de cada pessoa. 


E poder contar com Buffet, DJ, segurança, fotógrafo e atrações variadas. Além de um promotor ou cerimonialista para organizar tudo.


E, como consequência, dando mais tempo para a aniversariante pensar em outras coisas, como o seu vestido e os rituais que quer ter em sua festa.


Para escolher um lugar ideal, tenha em mente o número de convidados - ou aproximado-, para que o salão não fique muito cheio ou vazio.


Além do endereço que não deve ser muito afastado do centro da cidade. 


Assim, todos vão se sentir seguros na hora de ir e voltar. 


E também facilita para quem faz uso de carros por aplicativos.

Rituais do Sweet Sixteen

Falando nos momentos especiais do Grande dia, já pensamos logo na valsa.


Contudo, esse não é o costume mais comum das festas de 16 anos.


O mais comum são os rituais da jóia, da troca de sapato, além do apagar das velas.


Os quais possuem suas versões brasileiras, porém com algumas diferenças básicas.


Como por exemplo, a entrega da jóia é mais importante em um sweet 16, assim como a troca de sapatos.


Já as velas, servem para homenagear as pessoas que são importantes em nossa vida, como avós, amigos e irmãos.


Ao contrário das festas de 15 anos, no qual cada vela simboliza um ano de vida da aniversariante.


Com relação aos vestidos tradicionais, esse é um detalhe que não muda nas duas festas.


Ele, o cabelo e a maquiagem são escolhas que vão depender mais do gosto da debutante e também do tema da festa.


Definindo o cardápio

Se, ao fazer a locação, o buffet já está incluído, muito provavelmente eles darão algumas opções de cardápio.


E talvez seja o tradicional buffet com pratos principais, entradas e sobremesas.


Porém, também é possível ter uma festa de 16 anos bem tradicional até mesmo na hora de comer!


Nessas festas, é comum as comidas em mini porcelanas, as chamadas finger foods como batatas fritas, hot dogs, hamburguer ou pizza gourmet. 


No Tulipas, possuímos também os Snacks da Madrugada, que encantam e são deliciosos.


Lembrancinhas e adereços

As lembrancinhas são essenciais em qualquer festa e na sua de 16 anos não pode faltar!


Não são muito diferentes das que já conhecemos nas festas de 15: 

Copos, chaveiros, chinelos, fones e até meias fofinhas.


Mas apesar de ser algo comum, é preciso definir as que são mais interessantes e combinam com o estilo da aniversariante e o tema da festa.


Os adereços são aqueles acessórios que são distribuídos antes de abrirem a pista de dança, como por exemplo: plaquinhas e acessórios neon.


Isso dá um toque mais divertido à festa e também serve como um outro souvenir.


O Sweet sixteen ou a festa de 16 anos é uma celebração que não é muito tradicional por aqui no Brasil.


Porém aos poucos está se tornando muito comum, principalmente para quem quer uma festa de debutantes diferente.


Mas que ainda seja uma maneira de comemorar um marco importante na vida de uma adolescente.


Se você ainda tem alguma dúvida de como planejar a sua festa de 16 anos ideal, deixe um comentário que vamos adorar te esclarecer! 

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.