Bat Mitzvah e Bar Mitzvah: você conhece as diferenças?

ANIVERSáRIO

Assim como no Bar Mitzvah, o Bat Mitzvah é um momento muito importante para toda comunidade, mas principalmente para a família e para a menina que, a partir daquele momento, já é religiosamente responsável pelas suas atitudes.


Apesar de não ter tantos anos de tradição como a versão feminina, o Bat Mitzvah (na tradução “filha do mandamento”) não deixa de ser especial, possuir tradições e significados. Para que você conheça um pouco mais desse ritual, continue sua leitura!


Imagem do blog Imagem do blog

O início das comemorações do Bat

 

Atualmente, para as jovens judias, chegar aos 12 anos significa que um grande momento está por vir, o seu Bat Mitzvah, porém nem sempre foi assim, afinal essa é uma tradição que ainda não tem nem um século!


Essa tradição surgiu nos anos 20 como uma forma de trazer a mulher para a vida dentro da sinagoga e, para que isso acontecesse era necessário haver alguma iniciação, assim como acontecia há mais de mil anos com os meninos. 


Por isso, ainda é comum que algumas jovens não celebrem essa data com festa e todas as tradições. Mas você sabia que, mesmo que não ocorra a festa, ao completar 12 anos e 1 dia, ela é considerada responsável diante da sua comunidade religiosa?


Nos dois rituais, a função é fazer com que os jovens se aproximem mais de Deus e dos costumes da sua religião, além é claro de marcar a maioridade religiosa que, para os judeus, as meninas atingem aos 12 anos e os meninos aos 13.


Como se preparar para o Bat Mitzvah?

É importante ressaltar que o Bat Mitzvah, assim como o Bar Mitzvah não é feito de um dia para o outro sem preparação. Pelo contrário, as meninas começam a se preparar com 10 anos para essa cerimônia.


Isso acontece pois essa cerimônia não é apenas formalidade, mas ela simboliza e marca um crescimento espiritual e o fortalecimento das conexões das pessoas com a sua religião, os preceitos que elas precisam seguir a partir daquele dia e também formar a personalidade da menina judia.


Por isso, todas precisam ter aulas que englobam conhecimentos religiosos sobre a Torá, além de ensinamentos sobre respeito, ciências sociais como sociologia, filosofia, antropologia, igualdade entre homens e mulheres, a importância do Shabat, da Kashrut (regras da alimentação Kosher) e também dos Mitzvahs.

Imagem do blog

A importância das Mitzvahs


As Mitzvahs são mandamentos que o povo judeu recebe para que todos possam conviver em harmonia um com os outros e fazer o bem não somente para seus próximos, mas para a comunidade em geral. 


Ao total, são 613 Mitzvots que, segundo a tradição, foram recebidos por Moisés no monte Sinai e até os dias de hoje eles devem ser seguidos.


Eles incluem atos como a prática do Shabat, o uso do Tefilin, ouvir os Sábios, transmitir o conhecimento da Torá, ser temente a Deus, as celebrações e festas judaicas, hebraico, além da prática de boas ações, como ajudar alguém que necessita, mesmo se a pessoa for desconhecida, realizar doações, fazer refeições para quem precisa, entre muitos outros.


Para se tornar um bom adulto, os jovens que terão o seu Bar Mitzvah ou Bat Mitzvah, precisam seguir esses mandamentos, não como uma maneira de se atingir uma meta, mas para que a sociedade seja justa, boa e com cidadãos educados. Ou seja, um bom lugar para se viver em comunidade!


Lembrando que, o estudo das Mitzvahs não se encerra no fim desse compromisso, mas é uma constante na vida de qualquer judeu que busca estar sempre ligado aos seus costumes e religião.


As tradições e rituais do Bat Mitzvah

Assim como os garotos, as jovens que vão fazer seu Bat Mitzvah precisam realizar alguns rituais, porém algumas comunidades mais ortodoxas podem não celebrar o Bat Mitzvah ou retirar algumas obrigações, como a leitura da Torá.


Em outras, a menina deve ler a Torá ou o Sidur assim como os meninos, têm sua refeição completa do dia e também podem participar do Minian, o quórum de 10 adultos que são necessários para que sejam realizadas algumas obrigações religiosas.


No Bat Mitzvah a jovem também caminha pela Sinagoga lendo a Torá e espalhando a palavra a todos, incentivando a transmissão de conhecimento e logo após o pai recita uma prece agradecendo a Deus por sua filha estar crescida e entrega à ela a responsabilidade pelos seus atos.


Além disso, o dia é de comemorações, festas com familiares, amigos e pessoas próximas, assim como em uma festa convencional. Por isso, muitas vezes o Bat Mitzvah ou o Bar Mitzvah é comemorado em uma segunda-feira ou quinta-feira próxima ao aniversário, já que no Shabat há restrições como não poder tirar fotografias e registrar esses momentos especiais.

O uso dos objetos sagrados

Todo garoto no seu Bar Mitzvah utiliza pela primeira vez o Tefilin e o Talit e a partir desse dia é obrigatório o uso todos os dias nas primeiras orações e em ocasiões especiais, como noivo em um casamento judaico.


Contudo, algumas comunidades ainda não permitem que mulheres os utilizem devido a alguns mandamentos que dizem que as obrigações femininas e masculinas são diferentes, contudo hoje em outras comunidades, é permitido o uso pois a mulher já não fica em casa durante todo o dia e essa é uma maneira dela estar sempre conectada à religião.


Com essas comemorações a mulher tem mais espaço e voz dentro da comunidade em que ela está inserida, tem um ambiente mais acolhedor e contribui para uma sociedade mais igualitária e melhor para as meninas que virão depois dela! 


Por isso, esse dia precisa ser comemorado com muita alegria em um lugar especial! Entre em contato com os nossos especialistas e descubra como a sua comemoração pode se tornar mais especial!


Você gostou de saber mais sobre o Bat Mitzvah e da sua importância para as jovens judias? Ficou alguma dúvida ou gostaria de comentar algo do texto? Deixe sua opinião ou pergunta aqui, vamos adorar ler seus comentários!

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.