3 principais bodas para celebrar em uma festa incrível
As bodas celebram não apenas aniversário de casamento,, mas também uma relação que, com o passar do tempo, fica cada vez mais sólida e amadurecida, mesmo com todos os obstáculos que podem aparecer. Ou seja, é uma maneira de celebrar o amor e também a sabedoria adquirida durante esse tempo.
Por isso, alguns casais aproveitam essa data para renovarem seus votos e muitos fazem uma festa, reunindo as pessoas importantes e podendo dividir este momento especial do casal também com quem entrou em sua vida após o casamento, como os filhos e novos amigos.
Apesar dessa data acontecer todos os anos e dos significados diferentes de cada boda, existem alguns que são mais populares por simbolizarem marcos importantes de cumplicidade entre o casal.
Você sabe quais são?
Continue a leitura e descubra as principais bodas que são comemoradas e tudo sobre essa linda e romântica tradição!
Como surgiu a tradição de comemorar as bodas?
A palavra “boda” vem do latim, “vota” que significa voto ou promessa. Com o passar do tempo e as mudanças do idioma, essa palavra virou “boda” e ganhou o significado que conhecemos hoje.
Com relação à sua origem, alguns historiadores afirmam que comemorar as bodas de casamento foi um costume que surgiu na Alemanha medieval e que os casais recebiam alguns presentes em prata quando comemoravam 25 anos de casado e de ouro quando faziam 50 anos.
Como tudo se transforma, hoje em dia temos mais símbolos para representar o amor que cresce e fica mais resistente a cada ano que passa. E é por isso que os símbolos das bodas ficam mais preciosos e resistentes a cada novo ano.
Temos, por exemplo, as bodas de papel que é a comemoração do primeiro ano do casal.
Para os 5 anos, temos como símbolo a madeira e as bodas de cristal simbolizam os 15 anos.
Além desses significados, podemos interpretar de outra maneira: as bodas de madeira receberam esse nome pois quando uma relação chega aos 5 anos cria raízes mais fortes e precisa ser alimentada com amor, assim como uma árvore precisa de água para crescer e durar mais tempo.
Ou seja, para cada material temos além da resistência, outros significados mais profundos para representar o amadurecimento da relação. Isso não é romântico?
Comemorar as bodas todos os anos ou não?
Não existe uma regra de quando comemorar o seu aniversário de casamento. Além da festa, para comemorar a união, é comum que o casal reserve esse dia para fazer um passeio, um jantar especial, ou uma viagem, principalmente nos primeiros anos de casamento.
As bodas se tornam um momento para mostrar ao mundo como esse amor está vivo nos corações do casal depois de tantos anos.
Por isso, as mais populares para as festas são aquelas em que o casal está junto há muito tempo e já possui uma história sólida de amor. Veja quais são:
Quais são as bodas de casamento mais populares?
1. Bodas de prata
Já imaginou ficar juntinho do seu amor por 25 anos, formando uma família e construindo uma linda história? Com certeza este é um motivo de celebração.! Afinal, são um quarto de século dividindo todos os sentimentos com a pessoa que você escolheu para ser seu par.
A prata é um metal resistente, duradouro e luxuoso. Apesar de vermos joias e utensílios feitos com esse material, é necessário muito trabalho para obter uma prata pura e de boa qualidade, fazendo com que ela seja rara e preciosa. Assim como uma relação de 25 anos!
Uma festa de bodas de prata pode ser celebrada em um lugar mais reservado, só para a família ou em um grande salão com todos que fizeram parte dessa história, onde pode ocorrer a renovação dos votos com uma nova cerimônia de casamento e uma recepção.
Como acontece em casamentos, nessa comemoração não pode faltar a emocionante troca de alianças, na qual o casal troca as suas antigas por peças novas prateadas ou com alguns detalhes na cor desse metal.
Além de ser o metal que representa os 25 anos, a prata também costuma ser o tema de decoração para esse tipo de festa, que possui além dessa cor, detalhes em branco, brilho e muita sofisticação.
2. Bodas de Ouro
Quando pensamos em ouro, uma das primeiras coisas que vêm a nossa cabeça é riqueza e joias, não é?
Mas além disso, o ouro é um material mais raro que a prata e que, mesmo com o tempo, não perde seu valor ou brilho. Por isso também é associado à longevidade e à persistência, assim como um casamento que dura 50 anos.
E chegar a esse marco não é fácil, não é?
Veja só, é meio século dividindo momentos felizes e tristes, trabalhando em conjunto para fortalecer e desenvolver essa linda relação. Mas tudo vale a pena quando você olha para trás e vê tudo que construiu: um lar sólido, filhos, netos, cumplicidade, parceria e muito amor!
Então, ao chegar à Boda de Ouro, é muito comum que aconteça uma grande festa, reunindo os frutos dessa relação: familiares, amigos e todos que são importantes para a sua história.
Como esse dia é um momento raro, essa comemoração é repleta de luxo, retrospectivas, emoção à flor da pele e, é claro, amor! Além da tradicional troca de alianças e renovação de votos.
Se você quer saber como organizar uma festa de bodas de ouro em alto estilo, a Lunan Eventos possui uma equipe qualificada de assessores e que irão proporcionar um momento inesquecível nessa data tão especial!
3. Bodas de Diamante
O diamante é um material cobiçado, inquebrável, raro e é considerado uma pedra perfeita, pois dura eternamente com o mesmo brilho e só se valoriza, mesmo com o passar do tempo. Além disso, é considerado um talismã que protege quem o possui de todo mal.
Por isso, esse material foi escolhido para celebrar as bodas de 60 anos de casados, sendo o diamante um símbolo para esse amor que já dura quase uma vida toda.
A essa altura da vida, o casal já possui uma vida sólida, bem vivida, com filhos, netos, bisnetos, muitas lembranças e cumplicidade. Então é mais que necessário comemorar esse momento tão raro e que poucos casais atingem.
Além da festa, na qual podem ser revisitadas todas as memórias e lembranças do casal, exibindo toda caminhada do casal até aquele momento, também acontece a tradicional troca de votos e a troca das alianças, que podem ser novas e com um belo diamante incrustado.
Para celebrar o amor, todo dia é válido, mas comemorar alguns marcos na vida do casal é uma maneira de lembrar que um casamento é feito de vários momentos, persistência, paciência e compreensão.
E para qualquer dessas datas, seja o casamento ou uma bodas de prata, ouro ou diamante, você pode contar com a nossa equipe para fazer desse momento, algo muito mais incrível e repleto de emoções. Entre em contato com nossos Especialistas e descubra o que podemos fazer por você!
Queremos saber de você: o que acha de comemorar as bodas de casamento? Tem vontade de fazer uma festa ou já fez? Deixe um comentário aqui, compartilhe sua experiência e opinião conosco!