Buquê de noiva: guia completo e tendências para 2024

CASAMENTO

Assim como o vestido é um dos itens mais importantes do look da noiva, o buquê de noiva é o complemento do visual da protagonista do casamento.

Por isso, ao escolher o buquê de casamento, a noiva precisa levar em consideração alguns detalhes para que o visual fique em harmonia com todos os acessórios que compõem o seu look.

Embora pareça uma tarefa um pouco desafiadora, é importante que a escolha do buquê de flores esteja de acordo com a personalidade da anfitriã, não é mesmo? Afinal, o casamento é de vocês e cada detalhe do grande dia precisa ficar com o jeitinho do casal!

Pensando nisso, separamos um guia completo sobre tendências de buquê de noiva para 2024 e dicas de como escolher o melhor estilo de buquê para o seu grande dia. Confira!


Quais flores escolher para o buquê?

Ao chegar o momento de montar o seu buquê, a primeira coisa que o seu decorador irá questionar é sobre as flores que você mais gosta.

O primeiro passo para escolher as flores do buquê é identificar em qual estação do ano que irá acontecer o seu casamento, afinal, cada época do ano possui uma espécie de flor diferente.

Em alguns meses do ano é difícil encontrar certos tipos de flores, por isso é fundamental verificar com o decorador se a flor escolhida é da época em questão.

Mas não se preocupe, seu decorador estará à disposição para te auxiliar sobre as flores daquele mês do casamento, dessa forma facilitará na escolha delas.

Por outro lado, cada flor traz um significado diferente, o que pode deixar o seu buquê ainda mais especial. Por isso é importante pensar com calma sobre quais flores farão parte do seu buquê!

No entanto, embora as flores sejam a parte principal da composição do buquê, é o formato dele que precisa ficar em harmonia com o look da noiva. Por isso, escolha aquelas flores que trazem um lindo significado para a ocasião, e em contrapartida leve em consideração o formato do buquê para ficar em harmonia com o estilo do seu casamento.


Imagem do blog Imagem do blog

Que cor escolher para seu buquê?

Antes de mais nada, a escolha das cores que irão compor o seu buquê de casamento precisam estar de acordo com a sua personalidade, tom de pele e estilo.

Para um look repleto de harmonia, considerar o tom de pele da noiva é essencial para um visual impactante.

Para os especialistas, mulheres com tons de pele morena combinam mais com cores de flores mais vibrantes, enquanto para as mulheres de pele mais clara ou até mesmo para as loiras, os tons de flores pastéis ou cores frias combinam mais.

Além do tom de pele, levar em consideração os tons usados na maquiagem e batom podem influenciar positivamente na escolha das flores e cores do buquê de noiva.

Seja qual for a sua escolha, a noiva deve sempre levar em consideração seus gostos e nunca deixar de lado sua personalidade. Independente de ser um buquê de cor única ou um buquê com um mix de cores.


Imagem do blog

Ideias e tendências para buquê de noiva em 2024

Agora que você já conhece um pouco sobre o que levar em consideração na montagem do seu buquê de noiva perfeito, chegou o momento de conhecer algumas ideias para inovar no seu buquê!

Pensando nisso, separamos 4 tendências de buquê de noiva com formatos diferentes para deixar o momento da entrada da noiva ainda mais elegante.

Ideias para buquê de noiva diferente

Sabemos que a escolha das flores do seu buquê é tão importante quanto a escolha do formato dele, não é mesmo? 

Dentre os formatos que se destacam em 2024, o Maxi Buquê veio para deixar o visual da noiva mais exuberante, principalmente se o vestido for mais simples.

Marcado por possuir um volume bem maior do que os buquês tradicionais, esse tipo de buquê é ideal para as noivas que não abrem mão de um look chamativo e elegante.

Além disso, o Maxi Buquê pode ser composto por uma variedade de flores, desde as mais tradicionais até as mais exóticas e pode ser feito em diversos formatos: redondos, cascata, assimétricos ou como a noiva preferir. 

Outra tendência de buquê são os de folhas secas. Geralmente, esses buquês são ideais para as noivas que são apaixonadas por um estilo boho ou vintage. Além de passar uma sensação de textura e profundidade, esse tipo de buquê passa por um processo de secagem, deixando-o o mais natural possível.

Por outro lado, esse estilo de buquê precisa de um cuidado especial já que as folhas e flores podem quebrar com mais facilidade.

Já para as noivas que procuram algo diferenciado e sustentável, o estilo de buquê Hoop Bouquet chegou para encantar muitas noivas.

A tendência do Hoop Bouquet é uma alternativa moderna e inovadora ao tradicional buquê de noiva. 

Composto por um aro de metal ou de madeira, ele é coberto por folhagens e flores nobres, criando uma aparência elegante e sofisticada. Parecido com uma guirlanda, é fácil de segurar e pode ser realizado de diversos tamanhos e estilos. Além disso, por ser sustentável, pode ser reutilizado como item decorativo.

Por fim, os buquês monocromáticos prometem encantar muitas noivas em 2024.

Esse tipo de ramo possui como característica uma única cor de flor em todo o buquê, trazendo um visual mais minimalista e elegante, destacando a simplicidade das flores além de permitir que a noiva brilhe nesse dia especial.

Os tons pastéis, branco, rosa, roxo e azul são os mais escolhidos pelas noivas, mas tudo irá depender do gosto de cada noiva que busca um visual mais sofisticado e moderno.

Uma das vantagens de optar pelo buquê monocromático é que ele combina com qualquer vestido de noiva, pois a cor escolhida se adequa a qualquer estilo ou tema de casamento.


A tradição do buquê de noiva

Assim como muitas tradições, o buquê de casamento também se transformou com o passar do tempo.

Uma das teorias mais populares é que nas civilizações grego-romanas as mães ofereciam às filhas que iriam se casar pequenos buquês de flores para que elas pudessem levar bons aromas à nova vida. 

Outros dizem que as noivas carregavam ramos de flores composto também por ervas aromáticas para honrar a deusa Hera e como forma de espantar o mau olhado.

Já na idade média, as noivas de classes mais altas carregavam flores de laranjeiras que simbolizam boa sorte. 

Nos dias de hoje, as flores simbolizam, no geral, vida e fertilidade. Porém, cada flor e cada cor possui um significado diferente: As Margaridas por exemplo significam inocência, as rosas o romantismo, já as Tulipas é declaração de amor e assim por diante.

Por isso, algumas noivas escolhem as flores de seu buquê de casamento de acordo com o significado de cada flor, levando em consideração a mensagem que ela quer trazer para essa data tão especial de sua vida.


Jogar ou não o buquê?

Entre os casamentos tradicionais, uma das tradições mais aguardadas pelas mulheres solteiras é a hora do buquê.

A famosa jogada do buquê que acontece ao final da festa de casamento, onde todas as solteiras da festa se reúnem atrás da noiva para pegar as flores que foram carregadas até o altar, é um ritual passado de geração em geração que pode ser seguido ou pode ser inovado!

Embora muitas noivas possuem o costume de arremessar o buquê, atualmente, existem outras formas mais modernas de realizar esse momento tão aguardado pelas mulheres solteiras da festa.

Por isso, se você quer manter a tradição do buquê mas ao mesmo tempo gostaria de inovar, é possível realizar esse momento de uma forma diferenciada, mas que possui o mesmo significado: casar as solteiras!

O Bouquet Box é uma forma inovadora da hora do buquê! 

A brincadeira é baseada em todas as solteiras da festa receberem uma chave e formarem uma fila. Em um quadrado de acrílico envolvido por uma corrente e um cadeado ou apenas um cadeado lacrando a caixa com o buquê da noiva. Existirá apenas uma chave verdadeira entre elas. A sortuda que conseguir abrir a caixa do buquê, conforme a tradição, será a próxima a se casar.

Outra forma de substituir a jogada do buquê é através do buquê de fitas.

A brincadeira é basicamente amarrar diversas fitas coloridas junto ao buquê e distribuir cada ponta da fita para as solteiras da festa. A noiva de olhos vendados ou olhando para baixo irá cortar as fitas, uma por uma, com uma tesoura. A solteira que estiver segurando a última fita do buquê será a próxima a se casar.

Por fim, você pode ter muitas opções para escolher o seu buquê de noiva ideal, mas para que seu casamento se torne memorável, a melhor ideia é escolher o Buffet Tulipas para realizar o seu grande dia! 

Por isso, não deixe de conhecer nossas casas e encontrar o seu projeto de evento perfeito para idealizar o seu grande dia com qualidade e requinte! 

Entre em contato com a nossa equipe e descubra tudo o que temos a oferecer!

Te aguardamos!

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.