Cardápio kosher para casamento: tudo que você precisa saber

GASTRONOMIA

Planejando um casamento judaico

Antes de mais nada, a organização de qualquer festa precisa de um planejamento prévio para que todos os detalhes saiam conforme o planejado.


Mas, ao organizar um casamento judaico, é preciso se atentar a todas as regras e costumes da cultura para que o resultado esteja de acordo com os ensinamentos da religião, pois no judaísmo esse é o momento em que o homem se torna completo, em um nível espiritual.


Os casamentos judaicos são cercados por tradições e símbolos que dão sentido à celebração e precisam ser seguidas.


O espaço da festa, por exemplo, precisa atender as exigências judaicas. Dessa forma, é importante conhecerem a fundo as tradições e a cultura, além de possuir a orientação de um Rabino (líder religioso judeu), são detalhes que tornam parte fundamental para a decisão do local da festa.


É importante deixar claro que um casamento judeu é realizado exclusivamente entre noivos judeus, de preferência nascidos na religião. 


Por outro lado, existe a possibilidade de conversão, desde que a vontade de se tornar judeu seja genuína e não apenas para cumprir as regras do casamento.


Além disso, a cerimônia não pode ser realizada no sábado judaico, que se inicia com o pôr-do-sol da sexta-feira e vai até o anoitecer de sábado.


Também deve-se evitar datas comemorativas como o Ano Novo Judaico e a época da Pessach, já que é uma época triste para a comunidade: esses dias servem para reflexão.


O momento de escolha do vestido, rituais que o noivo deve seguir e até mesmo a comida precisam ser combinados de acordo com a cultura e por isso tempo e muita dedicação são necessários.


Dessa forma, através dos rituais dessa linda religião é possível realizar uma cerimônia incrível.


Antes do grande dia

Antes da cerimônia do casamento, é feito um contrato (tenaim), que são redigidos em um texto padrão e assinado pelos noivos e duas testemunhas.


Porém, existem alguns requisitos exigidos para se tornar uma testemunha, pois precisam ser homens adultos, judeus e não podem ser parentes entre si, isso inclui os familiares agregados como cunhados, por exemplo.


Entre todas as etapas da preparação do casamento existe a quebra do prato de porcelana que é feita pelas mães dos noivos.


Essa tradição simboliza que, assim como a porcelana nunca pode ser consertada, o contrato do noivado deve ser bem cuidado para que não se quebre e suas consequências sejam irreparáveis.


Porém, para o noivo, existe um ritual muito importante que antecede o grande dia: o Uruf.


Esse é um momento muito importante, pois é quando ele vai até sua sinagoga para contar para sua congregação a respeito da proximidade do casamento e pede em orações os melhores desejos para a união que se aproxima.


Nesse mesmo dia é realizada a Kiddush, onde o noivo realiza a entrega de comida e vinhos aos fiéis, que devem ser consumidos no mesmo dia pelos noivos e familiares.


No judaísmo, eles prezam por seguir cada detalhe dos costumes judaicos. Por isso, na semana que antecede ao casamento, os noivos não se veem.

Imagem do blog Imagem do blog

No dia do casamento

No dia do casamento os noivos estão mais próximos de Deus e por isso, antes de firmarem o compromisso, ouve as preces dos convidados, já que atuam como intermediários dessa união.


O contrato de casamento, conhecido como Ketubá, é assinado. Nele se define as responsabilidades do esposo com a esposa, como direitos conjugais, manutenção e provisão da casa.


Assim como no contrato de noivado, a Ketubá precisa de dois homens judeus como testemunhas. A função deles é assegurar que a tradição judaica seja seguida, além de garantir que o casamento aconteça na legalidade.


E não para por aí!


Para os judaicos, o dia do casamento é considerado o dia do perdão. 


É um meio de Deus perdoar os noivos e os purificarem para uma nova vida juntos, limpos de qualquer pecado, por isso, através do jejum e orações acontece essa purificação.


Além do jejum, é costume os noivos não carregarem nada no bolso e nem utilizarem jóias. Esse ato é importante para demonstrar a pureza dessa nova fase e o desprendimento dos bens materiais.


Então, em uma cerimônia chamada Calabat Panim, que é o início da celebração do casamento, separadamente, os noivos são recepcionados por amigos, parentes e convidados. 


A cerimônia acontece no Khupá que é uma tenda com quatro pilares, com os lados todos abertos. A khupá simboliza o tempo: passado, presente, futuro e o novo lar e família que os noivos estão formando.


Ao caminhar para a khupá, o noivo faz uma parada onde vestirá o seu manto branco, o Kitel, ele serve para fazer com que o noivo lembre de não cometer pecados e pense em Deus.


Logo após a entrada do noivo, a noiva é levada ao altar pelo pai com o rosto descoberto e, ao chegar perto do noivo, ele é coberto pelo véu.


Então, a noiva dá sete voltas ao redor do noivo, que simboliza os dias da criação do mundo e também o alicerce do lar que ela construirá com o seu noivo.


Outro costume muito conhecido de um casamento judaico é a quebra das taças. Ela ocorre ao fim da festa e simboliza a represália à destruição do templo de Jerusalém. 


Logo após o ato, os convidados pronunciam “Mazel Tov” desejando boa sorte ao novo casal.


Durante a festa

Após uma cerimônia repleta de tradições e muita emoção, todos se direcionam para a festa que costuma ser bem animada, com muitas bênçãos, danças, simbolismos e o famoso levantar de cadeiras, no qual os noivos são levantados pelos convidados. 


Diante de todos os costumes judaicos, ??o cardápio kosher para casamento é um assunto muito importante, pois eles seguem à risca uma série de regras que deve ser respeitada todos os dias, inclusive em um casamento judeu.


Imagem do blog

Na prática, o que é a gastronomia kosher?


O termo kosher é utilizado para descrever um alimento permitido para consumo de acordo com as leis alimentares judaicas. O que a diferencia das demais gastronomias é o modo de preparo dos alimentos.


No judaísmo, os alimentos kosher obedecem a uma série de regras chamadas kashrut, descritas no Torá, o livro sagrado dos judeus.


Essa gastronomia é uma das mais puras e saudáveis que existem. Por esse motivo, os alimentos kosher não são consumidos apenas pelos judeus. 


Na preparação dos alimentos é necessário a supervisão rabínica. O Rabino será responsável por acender o fogo (deve ser feito por um homem), fiscalizar e orientar a manipulação, produção e distribuição dos alimentos.


Por outro lado, existem algumas regras que precisam ser seguidas e te contamos quais são elas.


Kosher leite

Não é permitido misturar leite (ou derivados) com carne e para que isso não aconteça, todos os talheres são esterilizados e lacrados.


Kosher carne

É preciso seguir os requisitos: nada de carne de porco, frutos do mar (exceto peixe com escamas), coelho, cavalo e camelo, devido a versículos e capítulos na Torá.


Kosher parve

São alimentos neutros, ou seja, alimentos que não contém nem leite e seus derivados, nem carne de mamíferos, seja na preparação ou por contaminação (através dos talheres). Ovos, massas e grão são alguns exemplos.


Cardápio kosher para casamento: o que não pode faltar?

O mais importante é sempre acrescentar alimentos do grupo kosher leite, carne e parve.


Conheça a seguir algumas opções de alimentos kosher geralmente servidos em festas judaicas.


Coquetel

- Chalá (pão trançado especial);

- Crepalach (mini pastéis de carne moída);

- Levivot ou latkes (bolinhos de batata);

- Guefilte Fish (bolinho de peixe);

- Sufganiyot (sonhos);


Entrada

- Kreplach (ravióli);

- Torta de batata;

- Salada de berinjela;

- Tzimes (cenouras com molho doce);


Principal

- Arenque (peixe salgado);

- Carne vermelha (seguindo a lista de animais kosher);

- Kiguel (torta de macarrão);

- Repolho recheado agridoce.

Por fim, o casamento judaico é o que mais se aproxima do casamento tradicional. Muita animação e tradições lindíssimas não faltarão no grande dia.


Por isso, te convidamos a conhecer mais detalhes dessa linda cultura, além de se inspirar com momentos incríveis celebrados na religião através de um e-book completo e gratuito!


Aqui no Tulipas, nosso cuidado vai além da alimentação. 


Para sempre ter excelência em nosso serviço, trabalhamos com os melhores fornecedores, para que você tenha excelentes profissionais que trabalham com respeito a sua religião e costumes.


Não deixe de agendar a sua visita para conhecer um projeto exclusivo para o seu grande dia.


Te esperamos!

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.