Debutante / Qual é o melhor cardápio para festa de 15 anos?

Qual é o melhor cardápio para festa de 15 anos?

Como montar um cardápio para festa de 15 anos?

 

A escolha do cardápio para festa de 15 anos é uma das grandes escolhas que toda debutante deve fazer, assim como a escolha do vestido, da música, lembrancinhas e local no qual o evento vai acontecer.

O buffet de festa de quinze anos é um dos responsáveis por deixar o momento mais animado e gostoso, afinal, as comidas servidas dão energia para que todos se divirtam e aproveitem muito mais, por isso, pensar no que servir aos seus convidados é uma decisão super importante.

Além disso, definir a apresentação e a maneira de servir pode fazer a diferença na sua festa. Por isso, é que preparamos esse artigo com várias dicas de como escolher cardápio para festa de 15 anos e também dicas de comidas que você pode servir

Confira!

Cardápio para festa de 15 anos: Dicas para realizar a melhor escolha

Gastronomia Debutante

Antes mesmo de pensar no cardápio para festa, é preciso decidir como as comidas deverão ser servidas em sua festa de debutante, afinal, isso pode influenciar em sua escolha.

1. Jantar ou aperitivo para festa de debutante?

Boa parte das festas de 15 anos são realizadas no período da noite, por isso,  o mais comum é  que sejam servidos jantares mais tradicionais, com entrada e prato principal. 

Porém em um cardápio para festa de 15 anos, no qual o público-alvo são adolescentes, os aperitivos e snacks são uma opção divertida para servir. 

Por outro lado, em festas diurnas, é possível servir um almoço leve e, mais tarde, apostar em comidas rápidas ou finger foods.

2. Um formato diferente: finger foods e menu degustação

Você já ouviu falar nas finger foods e no menu degustação? Esses formatos são ideias divertidas de cardápio para festas de debutantes, pois permite uma grande variedade de pratos em porções menores, geralmente servidos em porcelanas e espalhadas por ilhas no salão.

As duas opções são ideais para festas com menor número de convidados! Com certeza o seu cardápio será uma atração à parte!

Mas, se você quiser, você também pode personalizar e fazer com que sua festa de quinze anos tenha dois tipos de refeições, como um coquetel e um jantar mais leve, ou um jantar e algumas finger foods para acompanhar!

Essa mistura agrada o paladar de pessoas de diversas idades, tanto os mais jovens como os adultos.

3.Servindo um jantar em uma festa de debutante

 

O jantar é um formato clássico de servir em festas e o serviço Franco-Americano é o formato utilizado em festas de todos os tipos. Isso significa que as comidas ficarão em ilhas, mas também terão garçons que poderão explicar os pratos do menu e servirem as bebidas.

Ao contrário das finger foods, o jantar é ideal para festas com muitos convidados por ser mais dinâmico e dar autonomia para o convidado servir-se à sua escolha e na quantidade desejada.

Por isso, para escolher um cardápio para festa de 15 anos em que será servido um jantar, é importante que nas ilhas tenham pratos variados, como dois tipos de carnes, saladas, pratos para pessoas com restrições alimentares e as sobremesas.

Apesar da formalidade de um jantar de debutante, ele pode ter um tom descontraído: é possível fazer algo conforme o tema da festa, como um jantar mexicano ou comidas presentes no filme que serviu como base para a decoração.

Lembrando que, mesmo ao optar por algo bem diferente, é importante ter algumas opções universais em seu cardápio de debutante, assim é possível agradar a todos.

4. Coquetel: Uma opção diferente de cardápio para festa de 15 anos

 

Durante a balada, os convidados não costumam ficar sentados, mas também não querem perder nada da festa. Por isso, um cardápio coquetel pode ser uma boa ideia do que servir em uma festa de quinze anos. 

Afinal, é um tipo de comida que pode ser comida em pé e em pequenas porções para que possam comer em pé, enquanto conversam ou até mesmo entre uma dança e outra.

Mas, além disso, a vantagem de um buffet com petiscos é a possibilidade de variar bastante nos pratos: você pode, por exemplo, servir vários tipos de sushis, hot rolls, kani, salgadinhos tradicionais e comidas de buteco.

Com o coquetel as finger foods podem ser servidas. Dessa maneira é possível incluir pratos tradicionais como quiches, caldos e canapés, mas também algo mais descolado como mini- hambúrguer, mini- cachorro quente, mini- pizzas, batata frita e mini-cupcakes.

 

5. Quantidade de convidados: Como calcular a quantidade de comida para festa de 15 anos?

Outro ponto importante para se pensar ao planejar uma festa, é o tamanho do local e a quantidade de convidados.

Um jantar pode ser a opção ideal para uma festa menor ou para um salão grande, pois são necessárias mesas maiores para que todos sintam-se acomodados e confortáveis durante o jantar. Contudo, uma festa com aperitivos não significa que as mesas não serão necessárias! 

Quando você opta por um cardápio para festa de 15 anos em formato coquetel ou finger foods, as mesas podem ser menores, já que não será necessário muito espaço para os pratos e acompanhamentos.

E para não faltar ou sobrar comida, existe um cálculo que deve ser feito antes de você encomendar com o buffet: a quantidade média recomendada é de 5 docinhos ou bombons, 15 salgados, 100 gramas de bolo e meio litro de refrigerante ou bebida alcóolica para os convidados.

6. Um cardápio para festa de 15 anos divertido!

Comidas de festas são deliciosas e também possuem aquele visual incrível! Tudo para deixar o convidado com mais vontade de experimentar cada variedade. Mas, que tal deixar a experiência muito mais divertida com algumas atrações especiais?

Hoje em dia é bem comum que todo mundo queira uma festa diferenciada e por isso, buscam maneiras diferentes de proporcionar uma nova experiência aos convidados, com, por exemplo, a bicicleta de doces, carrinho de churros, pipocas gourmet, brigadeiro de colher, brownies entre muitas outras opções.

7. Qual  bebida servir em uma festa de debutante?

As bebidas são parte importante em qualquer evento, porém em uma festa de 15 anos é preciso tomar certos cuidados já que muitos convidados são menores de idade e não devem consumir nenhum tipo de bebida alcóolica.

Por isso, é  interessante incluir no cardápio para festa de 15 anos drinks sem álcool, com frutas, refrigerantes, milk-shakes ou sucos. Ou seja, opções que atraiam os jovens em todos na aparência e no sabor, já que provavelmente serão servidas bebidas alcoólicas para os adultos.

Lembrando que a escolha do cardápio para festa de 15 anos deve levar em consideração seu gosto pessoal, tema do evento e devem estar de acordo com o seu  investimento, e no espaço em que a festa vai acontecer. Por isso é muito importante contar com especialistas durante todo o planejamento da sua festa.

No Buffet Tulipas você tem à disposição duas casas que se encaixam com sua festa de debutantes, menus especiais e que podem ser modificados de acordo com o que você deseja! 

Entre em contato conosco via Whatsapp e comece hoje mesmo a planejar o seu Grande Dia!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.