Casamento de manhã: 7 vantagens de casar no começo do dia

CASAMENTO

Você sabe quais as vantagens de um casamento de manhã? 


Encontrar o dia e horário perfeito para eternizar esse grande marco na vida do casal pode não ser uma tarefa tão fácil como parece, afinal, é preciso se atentar a diversos fatores.


Embora muitas noivas optam por se casar durante a tarde ou à noite, um casamento pela manhã pode trazer muitos benefícios para quem procura exclusividade nessa data tão especial para o casal.


Se você vai se casar e gostaria de conhecer quais benefícios um casamento pela manhã trás, te contamos 7 vantagens de se casar no começo do dia para te ajudar nessa decisão tão importante da sua vida. Confira!


Imagem do blog Imagem do blog

Porque fazer um casamento de manhã?

Independente do local, em algum momento da sua vida você já deve ter percebido o quanto a iluminação influencia nos ambientes e na forma em como nos sentimos nos lugares, não é mesmo? E no casamento acontece da mesma forma, uma iluminação correta pode transformar um ambiente, preencher espaços e trazer conforto.


Dessa forma, é evidente o impacto que a iluminação possui também na decoração de casamento. O efeito de uma boa iluminação consegue trazer o clima desejado ao ambiente que vai do romântico ao descontraído. 


Por outro lado, existem inúmeras possibilidades de locais para se realizar uma cerimônia matutina, como sítios, chácaras, praias, montanhas e até mesmo espaços para eventos na cidade.


Mas isso não é tudo!


Um casamento às 10h da manhã por exemplo, além de ser mais econômico, o traje dos noivos e até mesmo dos padrinhos podem trazer leveza, elegância e muito conforto para que todos possam aproveitar cada segundo dessa data memorável. 


Inspirações de roupas para casamento de manhã

Antes de mais nada, para definir o traje dos noivos, dos padrinhos e dos convidados é preciso definir primeiro o estilo e local do casamento.


Enquanto um casamento noturno exige trajes mais complexos, os trajes mais leves são ideais para um casamento pela manhã, principalmente se for realizado nas estações mais quentes do ano, como o verão e a primavera.


E tem mais!


O local do evento também influencia nas roupas para casamentos que acontecem na parte da manhã.


Se você é um convidado e o casamento acontece ao ar livre, como praia ou chácaras, por exemplo, aposte em vestidos fluidos em tons neutros ou florais, pois garante conforto e ao mesmo tempo um visual refinado. 


Se a cerimônia for mais informal, aposte em modelos midi. Se for mais sofisticado, vestidos longos são mais adequados para a ocasião. 


Agora se a celebração acontecer em um salão ou espaço para eventos dentro da cidade, você pode apostar em peças mais estruturadas. Dessa forma é possível arriscar um traje com cores mais alegres e tecidos sociais.


Por outro lado, para definir o traje das madrinhas é preciso saber que elas são convidadas que possuem mais destaque no casamento, depois dos noivos, claro.


Por isso, elas precisam estar mais elegantes e ser um pouco mais formal que os demais convidados. 


No geral, quem define o traje dos padrinhos são os noivos, mas se a noiva permitir que você escolha o seu modelo de vestido, aposte em vestidos mais trabalhados, como babados ou com brilho.


Agora se você é a noiva, é preciso levar em consideração o seu estilo e personalidade, bem como o conforto que você busca para o seu grande dia.


Dessa forma, vestidos na linha clean, leve e delicado são uma excelente opção. Bem como o estilo boho que se encaixa perfeitamente com a ocasião por possuir uma linha autêntica dentro de uma ideia romântica, assim como os modelos minimalistas que também são muito bem-vindos. 


Em contrapartida, não há necessidade de seguir nenhuma regra na escolha do seu vestido ideal, afinal, o vestido perfeito é aquele que você se sente confortável e deslumbrante ao vesti-lo.


Pensando no traje do noivo, apostar apenas na camisa com colete e gravata ou até mesmo em uma camisa com suspensório, são excelentes opções para ficar em harmonia com a cerimônia, afinal, o terno completo não é obrigatório.


Imagem do blog

Vantagens de casar de manhã

Embora muitos pensem que o principal motivo de se casar de manhã seja a iluminação, existem outros fatores significativos para quem busca realizar o seu tão sonhado casamento com muitas vantagens. Confira a seguir!

1. Casamento mais econômico, porém sofisticado

De maneira geral, espaços para eventos que são mais disputados costumam ter mais flexibilidade de data no período da manhã.


Além de possuir um custo benefício mais baixo, é possível apostar naquele casamento dos sonhos por um preço mais acessível.


Dessa forma, acaba sendo mais vantajoso optar pelo casamento matutino.


2. Luz natural que favorece fotos e vídeos

As fotos e os vídeos serão os únicos registros que você terá desses momentos especiais. Por isso, é importante escolher por uma equipe excelente de foto e vídeo, além de saber aproveitar a luz natural para favorecer nos registros de cada momento do seu grande dia.


Pela manhã, o sol é mais fraco e permite uma luz natural ideal para fotos incríveis, sem ter a necessidade de possuir tantos equipamentos de iluminação.


3. Dress Code mais leve 

Um dos grandes protagonistas em um casamento, é, sem sombra de dúvidas, o vestido da noiva.


Em um casamento durante o dia, é possível apostar em um vestido mais leve e confortável sem perder a elegância e a sofisticação que a ocasião exige, e com um preço mais acessível. Tudo irá depender do gosto e da personalidade de vocês, noivos.


Os convidados também ganham com a proposta de uma celebração pela manhã, já que o drees code pode ser um esporte fino como vestidos curtos para um casamento mais informal ou vestidos longos para casamentos mais elegantes, ou vestidos de festa estampados e sem muito brilho, deixando os looks mais atraentes.


4. Festa mais longa e animada

O período da manhã possui uma magia única, por isso só agrega vantagens para a realização de uma festa de casamento.


Geralmente, os casamentos matutinos tendem a ser mais animados. Isso ocorre porque os convidados estão descansados e mais dispostos para desfrutar de um evento tão especial como é um matrimônio.


Dessa forma, todos terão o dia inteiro pela frente para celebrar. Assim, uma festa que começa com o nascer do dia pode durar muito mais do que as festas que iniciam no fim da tarde ou à noite, e que duram até o amanhecer.


Se você é um casal animado e possui convidados que adoram festejar, optar por realizar seu casamento pela manhã pode ser uma boa opção!


5. Chance de ter mais convidados presentes

Por ser uma cerimônia matutina, a chance de aparecer todos os convidados é maior. Dessa forma, vocês conseguirão desfrutar com todas ou com a maioria das pessoas que vocês noivos consideram a presença fundamental nessa data especial de suas vidas.


6. Crianças e idosos mais descansados

As festas que iniciam no período da tarde e vão até altas horas costumam ser um teste de resistência para muitos convidados, principalmente para as crianças e para os idosos.


Por esse motivo, um casamento que ocorre no período da manhã acaba sendo mais vantajoso para quem possui muitos convidados com crianças ou pessoas mais velhas.


Tanto o público infantil quanto os mais idosos poderão desfrutar mais desse momento especial para vocês, já que eles estarão mais descansados.


7. Diversas opções de cardápio

Uma das vantagens de se casar no período da manhã é a variedade de opções de cardápio.


Quem pretende se casar no início da manhã, com certeza não fará um cardápio com pratos mais pesados, não é mesmo? Por isso, existem alguns tipos de cardápios ideais para a ocasião.


O brunch, por exemplo, é uma opção que fica entre o café da manhã e o almoço e, por isso, são servidos pratos mais leves e com menos variedade, sendo uma espécie de aperitivo para o almoço.


Esse tipo de refeição é bem informal e é servida em salões de festas que possuem área aberta ou com ampla visão do exterior, para dar a impressão de maior contato com a natureza e frescor. Por isso, não há garçons servindo e todos os pratos ficam disponíveis em ilhas e aparadores.


Geralmente, o cardápio contempla pãezinhos, frios, tortas doces e salgadas, canapés, bolos e frutas.


Em contrapartida, o almoço já é mais formal e exige pratos mais elaborados, mas ainda não é tão formal como um jantar completo. 


É possível servir como entrada saladas com queijos finos, massa com molho e uma carne com ou sem molho. A sobremesa fica por conta de mousses, tortinhas de fruta, bem-casados e o bolo dos noivos.


Ideias para decoração para casamento de manhã

O horário da cerimônia influencia em praticamente tudo do planejamento do grande dia: na decoração, no traje dos noivos, padrinhos e convidados, na trilha sonora da festa e até mesmo no tipo de comida que será servida no evento.


Um casamento que acontece no período da manhã costuma ter um toque mais intimista. Mas isso não significa que será um evento para poucos convidados, apenas que o ambiente costuma ser mais aconchegante e menos formal.


Por outro lado, se você não abre mão de uma decoração sofisticada é possível apostar em algo mais elegante sem perder a delicadeza que o horário do casamento transmite.


Contar com a ajuda de um decorador profissional para te ajudar a combinar o ambiente natural com os outros elementos decorativos é uma excelente opção.


Não deixe de aproveitar a luz natural, dando preferência para realizar a festa em algum local aberto onde a luz natural possa fazer parte da iluminação do local. Mas não se esqueça que é preciso ter um plano B em casos de chuva, por isso optar por locais cobertos pode contribuir para um casamento de sucesso.


Pensando nisso, te apresentamos a nossa casa francesa, a Villa Valentim. 


Possuímos um gazebo de vidro inédito no Brasil com jardim de inverno nas laterais onde a luz natural em contraste com a iluminação cênica deixa o ambiente e as fotos indescritíveis. Além disso, nosso gazebo possui três portas de ferro nas laterais que dão acesso ao salão de festas, que foi projetado para impactar com sua beleza francesa e seus mais grandiosos lustres de cristal, que deixa o ambiente ainda mais especial.


Além disso a casa francesa possui um foyer de tirar o fôlego, logo na entrada você já se depara com um lustre de cristal de meia tonelada e vitrais de espelhos que transmitem muita elegância e sofisticação para quem o conhece. 


Vale a pena conferir cada detalhe!


Música para casamento de manhã 

A trilha sonora de um casamento é dividida em diversos momentos especiais, onde cada um deles pede uma música de fundo especial.


Por isso, é importante possuir uma música para a entrada dos dos padrinhos, do noivo, dos pajens e daminhas, da noiva, e das alianças. Bem como uma canção para a troca dos votos de casamento, para os cumprimentos dos padrinhos, assinaturas e a saída do casal. 


Em contrapartida, um evento que ocorre no período da manhã, as canções costumam fugir um pouco do estilo clássico ou erudito. Dessa forma, as versões instrumentais de músicas famosas, bem como trilhas sonoras de filmes e músicas religiosas são algumas das preferidas para a ocasião. 


Os casais ainda podem escolher as canções originais ou optar por novos arranjos, caso estejam pensando em música ao vivo. Tudo irá depender do estilo e gosto dos noivos.


O mais importante é escolher canções que fazem ou fizeram parte de algum momento da história de amor de vocês.


Agora que você já conhece os benefícios de realizar um casamento pela manhã, não deixe de nos visitar e conhecer um projeto de evento personalizado para a realização do seu grande dia!


Entre em contato com um de nossos especialistas em eventos e venha nos conhecer sem compromisso!


Te esperamos!


28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.