O que você precisa saber para celebrar sua cerimônia de noivado

CASAMENTO

Além de formalizar, é uma maneira de dividir a felicidade que vocês estão sentindo com as pessoas que fazem parte dessa história e que, de alguma forma, possibilitaram que vocês construíssem esse lindo romance..


Para que essa celebração seja ainda mais inesquecível, é importante planejar todos os passos com calma, dedicação e paciência. Por isso, para descomplicar a preparação da sua cerimônia de noivado, preparamos esse manual de noivado, com uma lista repleta de dicas úteis!


Veja só!


Passo a passo para uma cerimônia de noivado inesquecível

Assim como a cerimônia de casamento, a festa de noivado também precisa seguir um roteiro de preparação para que vocês não deixem escapar nenhum detalhe e planejem os eventos e compromissos do pré-wedding, como por exemplo curso de noivos, envio dos convites, degustação entre muitos outros.


Investindo em uma festa de noivado

Provavelmente você já pensou como celebrar uma cerimônia de noivado, deve ter pensado em qual passo dar em primeiro lugar. Bom, para planejar qualquer festa, o orçamento é o primeiro passo, mesmo antes de decidir quem convidar.


E o motivo disso é simples: sabendo quanto será investido, você saberá quem chamar, qual o local que acontecerá a festa e escolherá o melhor de acordo com suas possibilidades!


Um momento para ser dividido com as pessoas certas

A cerimônia de noivado é uma prévia do casamento, porém mais reservada. Ou seja, geralmente são convidadas pessoas mais próximas, como pais, irmãos, melhores amigos, e é claro, os futuros padrinhos!


Não existe um limite de convidados ou um número mínimo de pessoas que deverão estar na sua festa, mas saiba que não é preciso convidar todo mundo da sua lista de casamento, afinal, todos entendem que esse é um momento mais íntimo.

Imagem do blog Imagem do blog

Convidando para a celebração

Mesmo que sejam pessoas mais próximas e em menor número, um convite é sempre uma boa ideia para deixar todo mundo empolgado com a espera junto com vocês. Além disso, serve como uma lembrança de um dia muito especial.


Geralmente os convites de noivados são mais simples, porém se vocês já tiverem escolhido a identidade visual do casamento, podem começar a utilizá-la nos convites da cerimônia de noivado. 


Outra opção, são os convites virtuais, que são mais fáceis de distribuir, já que os físicos são geralmente entregues em mãos. Eles também são mais rápidos para produzir e encaixam facilmente no orçamento.


No final das contas, independente da sua escolha de convites, o importante é transmitir aos convidados a novidade e como vocês fazem questão da presença de todos nesse Grande Dia!


Sua cerimônia de noivado merece um local especial

As comemorações pré-wedding são tão importantes quanto o dia do casamento, por isso o local também merece ser especial! 


Muitos locais para casamento servem também como um ótimo espaço para fazer sua cerimônia de noivado, pois possuem espaços que podem ser adaptados para cada situação. 


Assim vocês podem realizar a cerimônia em um espaço menor, um almoço, brunch ou jantar no mesmo local em que, meses mais tarde, acontecerá o Dia Mais feliz das suas vidas!


Além de ser uma maneira de ter uma ideia de como será o seu grande dia, você terá um contato maior com a equipe, com o menu e com todos outros aspectos. E pode ser também que depois do noivado você faça alguns ajustes.


Se vocês acharem que essa é uma boa ideia, é possível acertar esse detalhe no momento da contratação, pois muitos locais têm pacotes de festas e que podem incluir além disso, muitos outros itens, como buffet, fotografia, vídeo, atrações decorações e etc.


Isso pode descomplicar e muito os preparativos tanto do noivado, como do casamento!

Imagem do blog

O incrível visual do seu noivado


Para que o ambiente combine com a animação de vocês e dos seus convidados, ele precisa ter uma decoração à altura!


Por isso, assim como os outros itens que citamos e que podem ser combinados com a identidade visual do dia do casamento, a cerimônia de noivado também pode seguir a mesma ideia. Porém, se esse detalhe não tiver sido decidido, não se preocupe!


Apostem em uma decoração mais simples, com cores neutras, flores, velas, balões, ou seja, esses itens que sempre estão presentes em festas. Por outro lado, vocês podem fazer desse momento algo mais descontraído e encher o local de cor, com uma decoração mais divertida, fugindo do tema do seu casamento, mas que combine com as suas personalidades. 


Não precisam ficar apreensivos se a decoração fugir um pouco do tema escolhido para o casamento. O noivado, apesar de ser parte do ritual do casamento, é uma cerimônia à parte e, por isso, vocês também têm essa liberdade de fazer algo diferente!


O traje ideal

Ao contrário do casamento, as roupas do noivado podem ser mais simples e até mesmo despojadas, mas é claro, com classe. Para as noivas, vestidos com o comprimento midi são indicados, pois transmitem elegância, feminilidade e ao mesmo tempo não é tão sério como um vestido de casamento. 


Mas, não é proibido utilizar calças ou outros modelos que agradem mais! O importante é que seja confortável, permita mobilidade e a deixe segura para aproveitar a festa.


Já para os noivos, que tal algo menos formal que o tradicional terno? Você pode apostar em um traje Esporte Fino, com ou sem gravata e sapato social. Dessa maneira vocês dois estarão deslumbrantes e prontos para comemorar o noivado! 


O presente dos noivos para os convidados

Que tal oferecer um mimo aos seus convidados, agradecê-los pela presença e por compartilhar esse momento maravilhoso do relacionamento?


As lembrancinhas podem ser simples, como um bem-casado, amor-em-pedaço, amêndoas confeitadas ou brownie. Ou, se não quiser algo comestível, um kit de sabonetes artesanais, aromatizadores ou um mini cacto podem ser opções úteis para casa e que todo mundo ama!


Presentes em uma cerimônia de noivado

Essa pode ser uma das dúvidas que surgem, tanto para vocês como para os convidados, afinal, é costume ir em festas e levar algum presente ou lembrancinha. Por outro lado, o chá de panela é uma das tradições mais conhecidas de pré-casamento e é o momento em que o casal ganha presentes que serão utilizados em casa.


Por isso, se vocês decidirem que não haverá o chá de panela, esse pode ser um bom momento para receber esse tipo de presente ou deixe livre para que os convidados levem algo mais simbólico, o que não deixa de ser especial!

Imagem do blog Imagem do blog

O que servir em uma cerimônia de noivado?

Escolher o buffet vai depender de alguns fatores como por exemplo, o horário da festa. Com relação ao horário, você pode servir um café da manhã, se começar cedo, e ao final oferecer um brunch ou almoço. Cerimônias que acontecem durante à noite já pedem um jantar ou um coquetel com mini porções e finger foods.


Mas, além disso, não se esqueçam dos docinhos! Desde os mais tradicionais aos doces finos, eles são unanimidade em festas de todos os tipos!


Para que o seu buffet seja ainda mais especial, você pode contar com a nossa parceira DiBetha Doces Finos, que faz doces personalizados com a arte que os noivos desejam além de serem deliciosos!


Um dos personagens centrais da cerimônia de noivado

Não podemos deixar de falar no bolo, que sempre é importante para qualquer comemoração, até mesmo na cerimônia de noivado! Mas, ao contrário dos bolos de casamento que, em sua maioria, são grandes e com muitos andares, o de noivado é mais simples e menor.


Uma das tendências são os trios de bolos pequenos, que possuem decoração semelhante, mas com alguns detalhes para deixar a decoração da mesa com um visual mais interessante. Já a outra são os naked cakes que podem ser decorados com flores naturais ou frutas, dando à cerimônia um toque mais rústico.


Outra opção é o bolo cenográfico, que tem se tornado o favorito de quem prepara uma festa devido às suas vantagens, como por exemplo, permite maior personalização, não derretem com as luzes, podem ficar à luz natural, são resistentes, não desmontam e são higiênicos, pois o bolo verdadeiro não terá contato com o ar ou com os convidados que transitam no local.


Guardando esse momento para sempre

Uma festa tão especial merece ser registrada e ficar na memória para sempre, não é mesmo? 


Por isso, reservem um tempo para procurar por um bom profissional de fotografia, que além de registrar momentos divertidos e emocionantes, vai capturar momentos protocolares como o cumprimento dos noivos, a troca de alianças, o corte do bolo, a decoração e cada detalhe que faz dessa data única.


Uma boa maneira de decidir o fotógrafo é buscando referências com os profissionais que vocês já contrataram ou até mesmo fechar pacotes com o local contratado para receber sua cerimônia de noivado.


Nós do Tulipas, além de oferecer um serviço de qualidade, temos uma lista de profissionais de confiança que estão conosco em todas as festas! Entre em contato conosco, conheça nossos parceiros e comece a planejar o seu Grande Dia!


Vocês que estão planejando sua cerimônia de noivado, gostaram das dicas que preparamos? Se ficaram com alguma dúvida, conte aqui nos comentários!

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.