Debutante / Cerimonial de 15 anos: o roteiro perfeito para a sua festa de debutante

Cerimonial de 15 anos: o roteiro perfeito para a sua festa de debutante

Algumas tradições passam e outras permanecem na nossa vida, uma dessas é a Festa de 15 anos, que surgiu há séculos.

A comemoração se popularizou no século XIX na Europa e era um momento de oferecer grandes banquetes, vestir roupas chiques e receber a sociedade. 

Até hoje, a Festa de 15 anos  continua sendo um grande momento de toda adolescente, com direito à uma grande festa, valsas, presentes, tudo para transformar esse momento em algo único. 

Muitas começam a planejar esse momento muito tempo antes, buscando referências e pesquisando temas, buffets, salões, fotógrafos e um roteiro de cerimonial de 15 anos. 

Pensando nisso é que preparamos esse post para que você saiba quais são os requisitos que o evento precisa ter para ser uma festa bem organizada e incrível.

Passo a passo do cerimonial de 15 anos

Recepção e jantar 

A debutante utiliza, geralmente, dois ou três vestidos durante a festa, e um deles é dedicado à recepção, que dura de 40 minutos a 1 hora. 

Nesse tempo, ela fica na porta recepcionando os convidados e posa para fotografias, para registrar todos os momentos e para receber os presentes (que ficam em uma local separado).

Além disso, a debutante deve indicar o local do livro de assinaturas e pedir a todos que deixem um recado. 

É também muito lindo realizar o ensaio prévio, e com as imagens criar um álbum de fotografias, com espaços para assinatura. 

Esse é o momento ideal para o serviço de catering/buffet, servir os deliciosos canapés ou entradas frias.

A música que é um elemento muito importante, nessa etapa deve ser mais ambiente, baixa  e discreta. Após a recepção, a debutante vai ao salão e chega a hora de servir o prato principal, geralmente um prato quente, que dura em média 1h30m.

Cumprimentos/ Jantar

Alguns convidados podem chegar atrasados, e outros podem ter vergonha de tirar fotografias na hora da recepção. 

Esse momento entre a recepção e a valsa é um momento para a debutante aproveitar a festa, mas também para cumprimentar os convidados nas mesas e fazer mais fotografias, principalmente com quem não teve a oportunidade de fazê-las na entrada.

Esse é a hora em que os pratos principais são servidos, por isso é importante que o tempo seja bem pensado para que as fotos saiam bonitas, e os convidados não sejam interrompidos quando estiverem comendo.

Homenagens/ valsa

Esse é o ápice da festa e o momento em que o cerimonial de 15 anos precisa ter um timing perfeito para que nada saia do roteiro da festa. 

Discretamente a debutante sai do salão, troca de vestido e se prepara para seu grande momento.

Homenagens

Mas antes da dança, geralmente ocorrem as homenagens e entradas: começa com a debutante chegando no salão exibindo seu maravilhoso vestido, então sua história é contada em uma projeção ou por algum celebrante de 15 anos, que pode ser um cerimonialista ou os pais, geralmente acompanhado de uma trilha sonora que marcou a vida dos pais ou com a música favorita da aniversariante. 

Nós indicamos que a cerimônia seja narrada pelos familiares, apenas se esses possuírem algum curso e facilidade de oratória.

Caso contrário, pode acabar ficando nada bonito ou ainda sem muito entendimento pelos convidados.

A escolha mais certeira é o celebrante profissional, assim os demais ficam livres para curtir esse momento e se emocionarem.

Em muitas festas amigos, parentes, namorado e pessoas importantes da vida da debutante também fazem uma pequena homenagem, sempre acompanhado de muita emoção.

 

Esse é o momento em que alguns rituais como a entrega da joia são feitos.

Mas se você dispensar esses rituais no seu roteiro de cerimonial de 15 anos,  o próximo passo é a homenagem aos pais e família pela debutante.

De posse do microfone, é hora de segurar a emoção e chamar todos que são especiais para perto e realizar as homenagens, que podem estar seguidas de fotografias, vídeos, poema ou textos feitos especialmente para o momento.

Valsa

Agora sim, é o momento mais esperado: a valsa, que acontece geralmente à meia-noite e dura em média meia hora. 

Como é muito esperado por todos, pode ocorrer um pouco de nervosismo, mas calma! Com um  cerimonial de 15 anos bem feito, não tem chance de nada dar errado.

A primeira valsa, como manda a tradição, é feita com o pai ou outros familiares que a debutante escolheu como avós e tios, cadetes, um amigo, namorado ou até mesmo um ator/cantor famoso que ela admira. 

Esse é o momento de se tornar princesa e ter seu conto de fadas realizado!

A dança dos 15 casais é uma tradição que muitas debutantes seguem, porém hoje em dia é comum também ter 15 amigas que fazem uma coreografia bem ensaiada e especial para o momento. 

Muitas contratam um coreógrafo que planeja lindas danças, afinal, vale tudo para ser perfeito!

Balada

Uma festa não está completa sem a balada! 

E um roteiro de festa de 15 anos não pode deixar esse momento passar. Não é por que a valsa é o momento mais esperado da noite que os outros aspectos serão esquecidos, não é?

 

Nesse momento a debutante troca de roupa ou tira a parte de baixo do vestido 2 em 1 (o que tem sido uma tendência nas festas), faz uma entrada triunfal e cai na pista. 

A abertura dessa etapa pode ser feita com uma coreografia da debutante e amigas ou uma apresentação diferenciada, com bailarinos contratados, e que estejam trajados conforme o tema do Grande Dia

Independente das suas escolhas, o importante é que seu cerimonial de 15 anos permita criar uma festa incrível e inesquecível para todo mundo, afinal é uma data que merece ser celebrada e lembrada por muito tempo. 

Inspire-se, prepare cada detalhe e confira mais dicas no nosso Instagram especial para debutantes: @debutxperience.