Como dar nó em gravata: 4 formas simples para aprender sozinho

CASAMENTO

Embora a gravata seja um acessório muito comum entre os homens, alguns ainda sentem dúvida em como fazer o nó de gravata perfeito.

Pensando nisso, separamos um artigo completo sobre alguns tipos de nós de gravata para você noivo ou padrinho aprenderem de forma simples a fazer o nó ideal.

Antes de mais nada, você sabe como surgiu a gravata?

A gravata surgiu na França no final do século XVII e foi inspirada em um cachecol masculino usado pelo exército croata, no qual recebeu o nome de “cravate”. 

O termo francês “cravate” tem sua origem na palavra “croat”, em referência aos croatas, que foram os primeiros a apresentar a gravata à sociedade parisiense.

Esse acessório ficou muito popular e logo passou a ser feito de linha ou renda. Após alguns anos, a peça ganhou popularidade mundial e passou a ser utilizada em diversos formatos e cores. 

O estilo de gravata que conhecemos atualmente surgiu em 1860 e, na metade do século XIX, as gravatas começaram a ser produzidas em escala industrial, tornando-se populares entre todos os homens.

Agora que você já sabe como surgiu a gravata, chegou o momento de aprender como dar nó em gravata. Confira!

Imagem do blog Imagem do blog

Como fazer o nó em gravata simples?

Conhecido também como nó americano, o nó em gravata simples é mais indicado para as gravatas slim, que são os modelos mais finos. Por ser um nó simples é o mais fácil de aprender.

Para fazê-lo, primeiro é preciso posicionar a gravata em seu pescoço (deixando a ponta larga da gravata à sua direita e a ponta estreita à sua esquerda) por debaixo do colarinho, e com a camisa já abotoada. 

Cruze a extremidade ampla sobre a estreita e em seguida leve a ponta mais larga para o lado esquerdo do corpo, por cima da ponta mais fina. Segure as duas tiras perto do pescoço com a mão esquerda.

Passando a ponta larga por cima da ponta estreita, dê uma volta completa. Com a outra mão, segure as duas pontas onde elas se cruzam.

Puxe a ponta larga pelo laço do pescoço e dobre a ponta da extremidade larga por baixo dela mesma puxando-a pelo laço do pescoço.

Insira a extremidade larga pelo nó da frente, dessa forma, você terá um nó horizontal na frente da gravata. Então segure esse nó aberto com o dedo e cuidadosamente insira a ponta larga nele. 

Segure a ponta estreita e deslize o nó frontal para cima para apertar a gravata. Verifique se a gravata está alinhada e se o comprimento está bom. O ideal é que ela termine sobre a parte superior da fivela do seu cinto.

Por fim, aperte um pouco as laterais do nó para fazer uma covinha abaixo dele, e passe a parte estreita da gravata no espaço que fica atrás da parte larga. Ajuste sua gola e verifique se a gravata ficou coberta por ela, sem aparecer ao redor do pescoço. 

Pronto, o nó está feito!

Imagem do blog

Aprenda o nó de gravata duplo: passo a passo

Geralmente, os nós de gravata são realizados com movimentos da ponta mais larga, começando por onde as duas pontas fiquem caídas ao longo do corpo até um ponto que varia conforme o comprimento da gravata e a complexidade do nó desejado, onde a ponta mais fina fique na altura do “cinto” da gravata.

Os nós mais usados pelos homens começam com a costura da gravata voltada para dentro.

Pensando nisso, conheça o passo a passo para aprender a fazer um nó de gravata duplo, que é a evolução do nó simples.

1. Coloque o colarinho para cima e feche todos os botões da camisa. Em seguida, coloque a gravata em volta do pescoço onde as duas partes da gravata serão colocadas de forma assimétrica. A parte larga precisa ficar bem mais longa que a parte estreita.

2. Por baixo do colarinho, cruze a parte larga sobre a parte estreita da gravata.

3. Deslize a parte larga sob a parte estreita, envolvendo-a.

4. Passe pela segunda vez a parte larga da gravata em volta da parte estreita.

5. Coloque a parte larga voltada para cima e passe por baixo da gravata deslizando-a pela fivela formada pelas duas rotações.

6. Insira a extremidade larga pelo nó da frente e segure esse nó aberto com o dedo. Com cuidado, insira a ponta larga nele. 

7. Por fim, ajuste o nó obtido colocando-o ao meio do colarinho, e verifique se a gravata ficou coberta por completo pela gola.

Pronto, o nó duplo foi realizado corretamente!

Nó de gravata Windsor ou tradicional

O nó de gravata Windsor ou tradicional combina melhor com uma gola mais larga, pois oferece um nó triangular simétrico e sólido.

Esse tipo de nó se encaixa perfeitamente para as camisas de colarinho grande ou para homens de pescoço mais largo, para isso, a gravata ideal precisa medir entre 150 e 160 cm.

Por outro lado, como esse nó é volumoso, deve ser realizado de preferência em colarinhos afastados, como os colarinhos italianos ou os colarinhos Windsor. 

Para ser bem executado, o resultado final precisa cair entre as duas partes do colarinho e esconder o último botão da camisa.


Nó de gravata Meio Windsor

O nó de gravata Meio Windsor possui um tamanho médio, simétrico e fica com uma covinha profunda logo abaixo do nó quando feito de forma correta. Para esse tipo de nó, as gravatas com uma largura média a grossa se encaixam melhor.

É um nó elegante e triangular e se adapta preferencialmente sobre uma camisa de colarinho clássico ou uma camisa de colarinho aberto.



Dicas para escolher a gravata do noivo

Um dos principais detalhes do traje do noivo é, com certeza, a gravata. Por esse motivo, escolher a que melhor se adequa ao traje é a melhor opção.

Por isso, agora que você conhece os principais tipos de nós em gravata e o passo a passo para fazer o nó perfeito, chegou o momento de conferir algumas dicas de como escolher o modelo de gravata do noivo de acordo com o traje escolhido.

Primeiramente, a escolha da gravata deve seguir a preferência do noivo, seguido do estilo de casamento escolhido e tipo de traje a ser usado no grande dia.

Afinal, casamentos mais sofisticados e de grande elegância pedem uma gravata borboleta, porém, alguns trajes pedem gravatas tradicionais e assim por diante.

Por esse motivo, é importante conhecer todos os detalhes do grande dia para que a escolha da gravata se encaixe perfeitamente no estilo de festa e traje do noivo. 

Saiba mais sobre cada tipo de traje no conteúdo exclusivo que preparamos especialmente para você, noivo.

E, para finalizar, te convidamos a conhecer o Buffet Tulipas. 

O Buffet Tulipas se destaca por oferecer um atendimento excepcional e atencioso, garantindo que seu evento fique exatamente como você deseja com a qualidade que você merece. 

Sua infraestrutura versátil permite diversas configurações e formatos de eventos, oferecendo dois espaços diferentes para cada momento da sua festa. Além disso, o Tulipas está localizado há apenas 5 minutos das principais artérias que ligam um ponto a outro da cidade. Dessa forma, facilita a chegada dos seus convidados no momento mais importante da sua vida!

Fale com um de nossos projetistas e venha conhecer de perto nossa casa, e realizar sem compromisso, um projeto completo e personalizado criado especialmente para você!

Te esperamos!

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.