Curso de Noivos: como funciona e para quê serve

CASAMENTO

As dúvidas sobre o curso são ainda mais frequentes se vocês decidiram realizar a cerimônia religiosa em alguma igreja cristã.


Pensando em tirar todas as suas dúvidas a respeito do curso de noivos, criamos esse mini guia com tudo que você precisa saber, desde a obrigatoriedade, até os conteúdos que são abordados durante o curso!


Confira! 


Para quê serve o curso de noivos?

Ao contrário do que muitos casais pensam, o curso de noivos não serve somente para aprender como será o roteiro da cerimônia religiosa, ele é uma preparação para a vida que vai se seguir após o tão esperado “sim” no altar.


O curso possui ensinamentos preciosos para resolução de conflitos, entender o casal como uma unidade, planejamento familiar, planejamento financeiro entre muitas outras coisas. 


Como geralmente é ministrado por um casal com muitos anos de casamento, esse curso é uma oportunidade para que vocês possam sentir que uma relação pode ser duradoura com o empenho das duas partes.


E isso tudo, com uma ferramenta simples: o diálogo!


Em resumo, o curso de noivos é o primeiro passo para que você deixe velhos hábitos e comece a pensar se está realmente preparado para viver o sonho da vida a dois. 


Além disso, nesse curso também aprenderão noções de economia doméstica e sugestões de como podem ser divididos os papéis de cada um dentro do casamento.


Importante não é? Afinal, em um casamento é necessário muito mais que o amor para construir uma relação duradoura, e ter contato com pessoas que passam por essa experiência pode enriquecer e expandir suas visões de mundo!


Por mais que não exista nenhuma fórmula mágica para o sucesso de uma relação, é possível mantê-la saudável com algumas dicas de quem entende do assunto. Baixem o nosso e-book sobre casamento feliz e descubra!

Imagem do blog Imagem do blog

O curso de noivos é obrigatório?

Essa é talvez a pergunta mais frequente de todas então é muito importante esclarecer: o curso de noivos não é obrigatório para todas as religiões e nem para todas cerimônias. 


Em primeiro lugar, se vocês vão se casar em uma igreja Católica Apostólica Romana ou se vai realizar a cerimônia e a festa no mesmo lugar, como em um salão de festas, esse documento é imprescindível! Sem ele não é possível realizar o casamento. 


Por outro lado, na igreja Católica Brasileira esse curso não é obrigatório, mas pode ser feito com agendamento.


Na igreja Evangélica, o curso pré-matrimonial também não é obrigatório, mas ele pode ser feito e costuma ser recomendado por quem coordena a igreja. Nesse caso, muitas igrejas disponibilizam o curso online, para facilitar o acesso dos noivos ao conteúdo.


Na religião Judaica os rabinos ficam à disposição dos noivos para aconselhá-los para essa nova fase da vida, mas não é algo obrigatório e, mesmo após o casamento, o rabino ainda pode aconselhar o jovem casal nos obstáculos que eles enfrentarão. 


Contudo, se vocês não realizarão cerimônia no religioso, mas ficou interessada em saber como funciona o curso de noivos, saiba que é possível realizá-lo com psicólogos credenciados! Com certeza será uma experiência muito válida, além de deixar esse momento muito mais leve e sem dúvidas!


Quando devemos fazer e quanto tempo dura?

Essa é uma das perguntas mais comuns dos noivinhos que estão se preparando para o seu Grande Dia, pois além de estarem ansiosos, são muitos os compromissos que eles têm nessa época e é necessário conciliar as agendas.


Para definir quando fazer o curso, é importante pensar quando acontecerá a cerimônia, pois, apesar dos ensinamentos serem algo para a vida toda, o certificado possui validade de aproximadamente 6 meses e, após esse tempo, é necessário renová-lo.


Já definiram a data do seu casamento?


Então reserve algumas horas no seu fim de semana para fazer o curso junto com seu par. Algumas igrejas ministram o curso durante o dia todo no sábado e domingo. Porém, como pode se tornar cansativo, outras instituições dividem esse curso em 2 fins de semana.


E não deixe para a última hora! Os cursos precisam ser agendados e, dependendo da igreja, o certificado é um dos requisitos para o casamento.

Imagem do blog

Qual é o conteúdo do curso de noivos?


Já falamos que o curso de noivos auxilia o casal a passar por conflitos e também ajuda na organização de assuntos como planejamento familiar e até finanças, mas que tal descobrirem mais um pouquinho sobre esse conteúdo e ver como ele pode ser vantajoso?


  1. Deixando de ser “eu” para me tornar “nós”

Um dos primeiros ensinamentos do curso de noivos é que, após a cerimônia, o casal se torna um só e por isso tudo deve ser conversado e feito em conjunto, para que não haja desgastes emocionais de nenhuma das partes.


A individualidade é importante, porém, a partir do casamento, os planos individuais também devem ser encaixados na rotina do casal e não ser feitos como antes na vida de solteiro.


  1. Aumentando a família

Muitos casais quando se juntam pensam logo em ter filhos, mas não é sempre que essa atitude é tomada de uma maneira racional. O planejamento familiar visa tornar o momento da chegada do bebê algo muito mais feliz, afinal, uma criança precisa de uma base sólida para se desenvolver bem.


Conversar sobre os investimentos feitos, quantos filhos vocês vão querer, se vão querer ou não ter filhos… Tudo faz parte de uma relação saudável e duradoura. Dessa maneira vocês vão evitar que expectativas sejam frustradas.


  1. Eternos namorados

Vocês já se casaram, moram juntos e têm filhos. Mas não significa que não devem ter um tempo livre só para vocês, assim como nos tempos de namorados. Além disso, a rotina pode deixar tudo um pouco mais morno e sem graça… e ninguém quer que isso aconteça, não é?


Manter a chama do romance acesa é essencial para que o relacionamento e a cumplicidade entre o casal se mantenha firme mesmo depois de tantos anos juntos. Ir ao cinema, passar um fim de semana juntos, jantar em um restaurante ou até mesmo assistir um filme em casa sem se preocupar podem ser opções para mostrar que o amor ainda existe.


Além disso, de ano em ano acontecem as Bodas de casamento, ou o aniversário de casamento. E esse dia não pode ser esquecido! Faça uma pequena comemoração ou reserve um tempo e conheça outros lugares com o seu amado, como por exemplo o Tryp Tatuape?, um de nossos parceiros que está próximo à cidade, mas tem tudo para você relaxar e passar bons momentos!


  1. Planejando as finanças

Esse é um tópico delicado, pois muita gente não gosta de conversar sobre dinheiro e seus gastos. Porém, é inegável que é um assunto que deve ser bastante discutido entre o casal, afinal os rendimentos vão sustentar a casa, os filhos, investimentos financeiros e até mesmo momentos de lazer.


Por isso é importante que o casal converse sobre todos os passos que darão na sua vida financeira, de maneira que não falte em nenhum dos aspectos e cause estresse entre o casal.


  1. Deixar o passado para trás

Às vezes aquela briga que aconteceu no passado volta à cabeça, mas será que vale a pena reviver tudo? Causar um desgaste na relação por algo do passado?


Um dos passos mais importantes no relacionamento é saber perdoar e ceder. Sim! Pode ser complicado, mas é importante que os dois lados sejam maleáveis, deixem os problemas passados para trás e também façam pequenas concessões.


E todos estes pontos nos levam ao próximo item, que é a base de qualquer relação. Veja só:

Imagem do blog Imagem do blog

  1. O diálogo é essencial

Guardar mágoa, raiva ou qualquer sentimento ruim só nos deixa infeliz, não é verdade? Por isso, uma boa conversa pode resolver muitos problemas e nos deixar aliviadas para seguir a vida de casal de forma tranquila.


No curso de noivos, o ministrante sempre reforça a importância da conversa entre o casal e de não deixar nenhum assunto passar, do contrário um muro pode ser criado e que, mais tarde pode ser complicado para destruir.


A falta de diálogo também pode causar insegurança e a conversa cria uma relação baseada na confiança. Como consequência, temos um casal mais feliz e pronto para enfrentar qualquer barreira.


Todos esses assuntos são tratados de forma leve no curso de noivos, por meio de atividades, gincanas e materiais escritos, tudo para que esse momento fique muito mais divertido e agradável para todos! 


Aqui no Tulipas você pode começar sua vida de casado em alto estilo, envie uma mensagem aos nossos Especialistas e veja como o seu Grande Dia pode ser o início de um conto de fadas!


E se você achou interessante conhecer mais sobre o curso de noivos, comente aqui e diga o que achou de saber de todos os aspectos dessa tradição!

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.