Demoiselle: o que é e qual sua função no casamento

CASAMENTO

O que é uma Demoiselle?

A demoiselle nada mais é que uma dama de honra adulta. O que diferencia uma da outra é a idade delas. Enquanto as damas de honra são crianças, as demoiselles são adolescentes e/ou adultas.


O termo demoiselle serve para designar a dama de honra, que pode ser adulta ou adolescente, cuja função é acompanhar a noiva até o altar.


Imagem do blog Imagem do blog

Definição e origem do termo “demoiselle"

De origem francesa, o termo “demoiselle” possui o significado de “moça” ou “donzela”. O costume de possuir demoiselles no casamento é antigo e essa tradição surgiu nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.


Antigamente, era tradição as irmãs da noiva entrarem na cerimônia juntas, utilizando a mesma cor e/ou modelo de vestido. Era uma forma dos maus espíritos não conseguirem diferenciar quem era a noiva das damas de honra, assim eles não conseguiriam fazer mal a noiva.


Já na Idade Média, as crianças passaram a desempenhar esse papel, esperando a noiva na entrada do vilarejo onde seria realizado o casamento, levando a notícia a todo local. Além disso, elas também vestiam suas melhores roupas, afinal, um casamento era um dos eventos mais importantes que aconteciam na cidade.


Por outro lado, na Inglaterra, no século V, o mais comum era que as noivas entrassem com as “Demoiselle D’Honneur” (damas de honra), que eram mulheres da mesma idade da noiva e que tinham um vínculo forte com ela. As demoiselles deveriam ser solteiras, para que ao ficarem no altar, pudessem ser vistas por algum pretendente interessado em compromisso.


No Brasil, é costume as noivas chamar sempre uma criança para desempenhar esse papel, porém com a influência de outros países, algumas noivas também optam por damas de honra adultas (demoiselles), que não devem ser confundidas com as madrinhas de casamento! Afinal, são duas funções diferentes, apesar da importância que ambas têm. 


Por outro lado, existem noivas que preferem se casar sem as damas de honra, seja criança ou adulta. Tudo é questão de gosto e tradição.


Características e papel tradicional da demoiselle em casamentos

Após o casamento de Kate Middleton e do Príncipe William em 2011, no qual a irmã da noiva foi a dama de honra, esse costume ficou muito mais comum nos casamentos do mundo todo, até mesmo no Brasil. Diferente das madrinhas, as demoiselles entram sozinhas na igreja ou no local da cerimônia. De acordo com o cortejo de casamento tradicional, elas entram depois dos casais de padrinhos e antes da noiva, assim como os pajens e daminhas.


Além disso, você pode escolher qualquer mulher para entrar, não necessariamente precisa ser jovem. Você pode chamar até mesmo sua mãe ou avó para levar as alianças até o altar. Mas o mais importante é que essas mulheres sejam pessoas que trazem um significado importante em sua vida. Ao selecionar uma demoiselle é fundamental que ela tenha um vínculo muito forte com você além de ser uma mulher muito especial para completar esse momento que ficará na sua memória para sempre! 


E assim como as damas de honra, você pode escolher mais de uma!

Imagem do blog

Diferenças entre a Demoiselle e a dama de honra


Um dos principais fatores que as diferenciam é a idade de cada uma, enquanto as damas de honra são crianças, as demoiselles já são adultas.


Diferente das damas de honra, a demoiselle desempenha o papel de aliada na organização do casamento, assim como a madrinha é em eventos que antecedem o casamento, como por exemplo, na despedida de solteira, chá de panela, chá bar e até mesmo podem ser um ombro amigo nos momentos de angústia e ansiedade.


Funções da Demoiselle no Casamento

Chegou o momento de conhecer algumas das funções que a demoiselle desempenha no casamento:


Acompanhamento da noiva durante os preparativos

Além de grandes aliadas, uma das principais funções da demoiselle no casamento é acompanhar a noiva em todos os preparativos do grande dia. Assim como as madrinhas, elas são parte fundamental em todas as etapas do casamento.


Por isso, as demoiselles se aproximam mais da função de madrinha de casamento do que de damas de honra. O que as diferenciam é que elas não possuem par na cerimônia, ideal para as noivas que possuem mais amigas do que amigos e não abrem mão de tê-las no cortejo de casamento.


Participação na organização de eventos pré-casamento

A escolha de uma ou mais demoiselles é uma prova de carinho, amizade e sobretudo de confiança, afinal, quem ocupa esse papel são as mulheres mais importantes na vida da noiva.


Além de ajudar a noiva com todos os preparativos que envolvem um casamento, elas são responsáveis do planejamento da despedida de solteira, do chá de cozinha e lingerie, da participação das provas do vestido de noiva, cabelo e maquiagem, além de ser responsáveis por transmitir calma e tranquilidade para a noiva nos momentos que antecedem a cerimônia.


Por esse motivo, para ocupar essa função, a noiva precisa escolher as mulheres mais íntimas e importantes de sua vida, assim fica mais fácil entender o real sentido dessa figura que vai muito além de deixar a cerimônia mais elegante.


Papel durante a cerimônia e a festa de casamento

Além de participar do cortejo de casamento com um pequeno buquê de flores, as demoiselles, por serem amigas íntimas e pessoas de confiança da noiva, também são parceiras nas questões que envolvem os preparativos do casamento.


Na cerimônia, seu papel é abrir o caminho para a entrada de boas energias à noiva, além de levar as alianças ou apenas ser parte importante do cortejo de casamento.


Por outro lado, seu papel não anula a função das damas de honra se for o desejo da noiva também tê-las na cerimônia. Sendo assim, ambas estão aptas a levar as alianças até o altar ou desempenhar outras funções como levar um pequeno buquê, entrar com plaquinhas, ou jogar pétalas de rosas para abrir o caminho por onde a noiva irá realizar sua entrada triunfal.


Caso os noivos optem por ter as duas no casamento, é possível escolher quem será responsável por levar as alianças e designar a função de cada uma delas. 


Tudo é questão de gosto!

Como escolher as Demoiselles do seu casamento

Como dito anteriormente, diferente das damas de honra e das madrinhas de casamento, as demoiselles ocupam um papel muito importante em todas as etapas de um casamento, não somente na cerimônia. Por esse motivo, essas convidadas de honra precisam ter um vínculo muito forte com a noiva para tornar o casamento ainda mais especial. Muitas noivas optam por escolher irmãs, primas, tias, cunhadas e até mesmo as avós para honrar esse papel.


Por outro lado, as demoiselles se encaixam perfeitamente para as amigas da noiva que não possuem par. Enquanto as madrinhas de casamento entram acompanhadas, as demoiselles entram sozinhas. Por fim, todos os convidados de honra, seja padrinhos de casamento, demoiselle, daminha ou pajem precisam ser selecionados de forma muito especial, pois são parte fundamental em uma cerimônia além de ser pessoas especiais e que possuem um papel importante na vida do casal.


Dessa forma, é possível encontrar o melhor e mais completo cortejo para tornar o seu grande dia ainda mais especial. E para tornar o seu casamento ainda mais completo, conte com o Buffet Tulipas. A primeira etapa da realização de um sonho é a escolha do espaço para a realização do grande dia. Afinal, somente após a definição do lugar que todos os outros momentos poderão ser definidos. É aí que entra toda a história do Buffet Tulipas!


Com mais de 27 anos de experiência na realização de sonhos, nossa Villa Valentim possui infraestrutura para receber todos os seus convidados de forma confortável. Com design francês, a Villa Valentim possui detalhes de tirar o fôlego. Um gazebo de vidro inédito no Brasil e um salão de festas com capacidade para comportar até 500 convidados. Além disso, os dois ambientes são interligados, facilitando o acesso dos convidados para a festa.


Localizada no tradicional bairro da Mooca, em São Paulo, estamos há apenas 5 minutos das principais artérias que ligam um ponto a outro da cidade. Dessa forma, facilita a chegada dos seus convidados no momento mais importante da sua vida!


Por isso te fazemos um convite: agende a sua visita e venha se encantar com um projeto personalizado criado especialmente para vocês, noivos!


Te esperamos!

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.