Debutante / Festa de debutante: tudo que você precisa saber para organizar a festa de 15 anos perfeita!
festa de debutante

Festa de debutante: tudo que você precisa saber para organizar a festa de 15 anos perfeita!

Muitas garotas, aos chegarem nos seus 13, 14 anos, começam a pensar logo em sua festa de debutante. Esse é um dia especial em que a menina tem o seu dia de princesa e comemora a chegada de uma nova fase em sua vida.

A origem dessa festa (do francês début, início, começo)  vem da europa do século XVI, no qual famílias mais abastadas faziam festas para apresentar suas filhas à sociedade. 

A partir desse dia a menina deveria usar roupas de adultos e se comportar como uma mulher. 

Com o tempo muitas tradições foram se modernizando, mas a festa ainda continua sendo um dos momentos mais esperados para as jovens e os pais e é celebrada com muita diversão! 

Porém, sem as obrigações sociais de outros tempos.

Mas, antes de chegar o dia da festa de 15 anos, é preciso fazer planejamentos, roteiros e lembrar dos mínimos detalhes. 

Nessas horas é que pode surgir dúvidas como:

Por onde começar?

Como ter uma festa inesquecível?

Pensando nisso é que esse guia de festa de debutante foi feito, para ajudar a responder essas e outras dúvidas e também facilitar o planejamento. 

Continue lendo e veja o check list de itens essenciais para que seu evento seja um sucesso.

Como organizar uma festa de debutante?

O início do planejamento da festa, também é o início da realização do sonho. Por isso, nesse momento, pais e aniversariante devem estar dispostos e decidirem, em conjunto, o que é melhor.

O início de tudo: orçamento

Esse é o pontapé inicial para qualquer festa. Sabendo o quanto poderá ser investido, fica muito mais fácil saber o que pode ter na festa, o que pode ser gasto no vestido, no aluguel do local e etc.

Além disso, o orçamento é importante para que a debutante não se sinta frustrada com a sua festa. 

Por isso é importante que ela participe de todo o processo, para alinhar seus desejos à realidade financeira dos pais.

Quem convidar para uma festa de 15 anos?

Tão importante quanto o orçamento, o número de convidados faz muita diferença na hora de planejar uma festa de debutante.

Afinal, é a partir dessa quantidade que será escolhido o local, quantidade de comida, bebida e até das lembrancinhas.

Isso também é algo que interfere no orçamento e deve ser pensado com carinho: será que vale a pena chamar toda a escola? Vai ser possível dar atenção a toda essa gente? 

Nossa dica é: comece sempre com os melhores amigos e parentes queridos que estão por perto. Depois veja se quem mora longe estará disponível para a festa e então faça os ajustes.

Escolher o melhor lugar para a festa

festa de debutante

É muito comum escolher salões de festas para a festa de debutante e, se isso for a vontade, é importante que a empresa seja séria, idônea e transparente. 

Antes de escolher o espaço ideal, é importante que o número de convidados esteja mais ou menos decidido para evitar superlotação ou que o espaço fique vazio.

Veja também se a localização é acessível a todos e esteja em um ponto seguro, de preferência central com acesso fácil.

Busque recomendações do local desejado, marque uma visita, entre em suas redes sociais e veja até mesmo se eles possuem pacotes de festa, com decoração inclusa, buffet, fotografia, VJ e outros detalhes.

É uma forma de juntar o útil ao agradável e ter a segurança de uma festa tranquila.

Decidindo a data da festa de debutante

Para escolher a data da festa, veja em que dia cairá o aniversário e comece a pensar daí.

Nem sempre é possível escolher o dia exato, já que a maioria das festas acontecem aos sábados ou feriados, porém veja um dia mais próximo e veja as possibilidades.

Pode ocorrer também a variação de preços de uma data para outra, até mesmo de semana para outra. Avalie o que é melhor e quer adiar ou adiantar a festa ou se quer mesmo em uma data.

Outro ponto super importante é lembrar que em uma festa de 15 anos a maioria dos convidados estão em idade escolar e, por isso, as semanas de provas escolares devem ser evitadas. 

Afinal, festas são momentos para divertir e não pensar em provas.

Festa de debutantes: temas

festa de debutante

O tema é a cara da festa! E consequentemente, da debutante. Por isso, essa deve ser algo que deve partir principalmente dela.

Como isso pode ser uma escolha muito difícil, a nossa dica é que seja feita uma lista com todos os temas de festa de 15 anos preferidos e ir eliminando um a um. 

Assim o último será o favorito e também o que mais combina com o gosto da aniversariante.

A partir disso, muitos outros aspectos da festa podem ser pensados como a iluminação, decoração, vestido e o bolo.

São tantas as opções que variam entre princesas, casino, circo e até mesmo cidades como Paris, Las Vegas e Londres.

Ou seja, a imaginação pode ser livre para pensar em temas e até mesmo para criar algum.

Assessoria para festas

A assessoria é um serviço que permite dar uma ajuda na organização e planejamento da festa de debutante, principalmente para quem não tem muita experiência em organizar esse tipo de evento.

Esse serviço pode ser contratado à parte ou pode estar incluso em um pacote completo de festas. 

E também podem ter diferentes modalidades, como a preparação da festa desde o início, na organização do dia da festa ou apenas como um cerimonial quando a festa estiver começando.

Como estão há tempos no mercado, os assessores podem ser de grande ajuda para encontrar fornecedores, locais e preços mais em conta.

Além disso, esse profissional também entende das partes burocráticas como contratos, pagamentos, recibos e a negociação.

Fornecedores: quem procurar?

festa de debutante

Caso opte por não fechar um pacote de festa ou fechar um pacote que não tenha todos os itens desejados, depois de procurar o local, é hora de buscar os fornecedores.

Quais os serviços que devem ser procurados?

DJ, Buffet, decoração, fotógrafo, videomaker, atrações como músicos, dançarinos, bartender, carrinho de sorvete, churros, artista e etc.

Para os fornecedores é interessante ter uma lista de telefones e contatos atualizados para que, na semana da festa ou no dia, seja possível verificar o andamento do serviço e acertar detalhes finais.

Convite: a porta de entrada da festa

O convite é o primeiro contato com a festa de debutante, tanto para os convidados quanto para a aniversariante.

Ele pode ter vários estilos, dos mais comuns até mesmo os mais divertidos, com muitas cores e adereços.

O mais importante é que ele tenha todas as informações de local, traje ideal a ser utilizado e horário. 

Muitos precisam de confirmação, o RSVP (“Répondez S’il Vous Plaît”, responder por favor), que é uma forma de controlar melhor a quantidade de pessoas que participarão e assim, controlar melhor os outros aspectos.

Da mesma forma que as informações básicas, outra coisa muito importante é escolher um convite que combine com o tema da festa, para que todos comecem a entrar no clima.

Registrando os melhores momentos

festa de debutante

Um momento tão importante precisa ser registrado não é?

Para ter boas lembranças, é importante ter um fotógrafo de confiança que saiba e tenha experiência na área de fotografias de eventos.

Nessas horas, para quem não tem ideia de como começar a procurar, o ideal é buscar recomendações: de amigos, familiares e, muitas vezes, o local em que ocorrerá a festa já tem alguma indicação de profissional que faça esse tipo de serviço.

Deixe bem claro para o profissional que tipo de serviço você vai querer, se terá álbum ou fotografias entregues em DVD, quais os tamanhos de fotografias impressas e peça referências do trabalho.

Assim é certo que suas memórias serão tão lindas quanto o dia da festa.

O que servir em uma festa de 15 anos?

festa de debutante

Muitos salões de festa oferecem um buffet pronto e com algumas personalizações, isso facilita muito na hora de compor um cardápio.

Porém também é possível buscar outras empresas que fazem esse tipo de serviço e com itens mais personalizados.

O importante aqui é que o buffet seja de agrado geral e tenha opções que agradem a todos. 

Hoje em dia é muito comum as pessoas terem alguma restrição alimentar e isso tem se refletido nas opções de buffet.

É interessante que os convidados possam saber o que cada prato leva em sua composição, por isso muitos são identificados por meio de plaquinhas.

Uma dica de ouro é sempre realizar a degustação e acertar detalhes de troca de ingredientes, ou de pratos para criar um menu especial.

Drinks para celebrar

Em uma festa cheia de adolescentes, o mais prudente é evitar bebidas alcoólicas, mas isso não significa que será servido somente sucos e refrigerantes.

Os drinks não alcoólicos estão cada dia mais elaborados e, como um serviço de bartender, o momento fica muito mais divertido.

Caso optem por ter bebidas alcoólicas, que esse serviço seja separado para adultos e adolescentes ou seja servido apenas com a apresentação da identificação.

Uma festa de debutante tão legal também deve ser responsável, assim todos aproveitam da melhor forma.

Uma importante presença: o bolo

festa de debutante

Quando pensamos em festas de aniversário, o bolo, sem dúvida é um dos personagens principais da festa. 

Ultimamente em festas grandes, o bolo fake tem tomado lugar devido à praticidade, custo e também aspectos como conservação e higiene.

Uma das grandes vantagens desse tipo de bolo, é a possibilidade de personalização, já que ele é feito de um material muito resistente e não há a possibilidade de cair. Além de ficar inteiro até o fim da festa.

O bolo verdadeiro é servido já partido pelos garçons da festa, evitando aglomeração em volta da mesa.

Mas é claro que o bolo verdadeiro ainda tem seu lugar e pode fazer parte da sua festa. 

Sempre veja o que é melhor para sua festa de debutante e para o orçamento.

A trilha sonora dos sonhos

A música a da sua festa não pode ficar de lado.

A contratação de um DJ é um passo importante para criar a ambientação necessária da sua festa. 

Cada momento precisa de uma trilha sonora especial e um DJ experiente sabe muito bem como conduzir essas mudanças de maneira profissional.

Para o momento da pista de dança, homenagens e retrospectiva, a debutante poderá escolher suas favoritas.

Mas é claro, isso deve ser combinado anteriormente com o profissional, de preferência com algumas semanas ou meses.

Escolher vestido, maquiagem e penteado: uma tarefa incrível!

festa de debutante

O vestido é um dos pontos mais importantes para a debutante. Mas sempre bate a dúvida: Quantas trocas de vestido serão feitas? Alugar, comprar ou mandar fazer? 

Antes de decidir, é importante ter em mente qual será o tema e a paleta de cor usada na festa.

Geralmente são realizadas de 2 a três trocas de vestido, todos eles distintos, mas que combinam com a festa e com o momento em que ele será usado..

Um vestido pode demorar bastante para ser feito, principalmente por causa dos detalhes e acertos que devem ser feitos pela debutante. 

Por isso a preparação deve começar muito tempo antes, de 8 meses a 1 ano.

Se for alugar, também é bom ver com antecedência, para que ele esteja disponível no dia da festa.

festa de debutante

Cabelo e maquiagem também devem ser pesquisados e agendados com antecedência, o ideal é conversar com os profissionais e pesquisar sobre penteados e maquiagens ideais para o tom de pele, cores do vestido e também levando em consideração o tamanho e tipo de cabelo.

Acessórios divertidos

Sabe aquelas plaquinhas divertidas bem comuns em festas?

Apesar de simples, elas também devem estar no planejamento para que a qualidade do produto seja a ideal para durar bastante até o fim da festa.

Outros acessórios bem comuns são pulseiras e colares neon, que brilham no escuro, ideal para deixar a pista de dança muito mais colorida.

Máscaras, plumas, chapéus divertidos e perucas também podem fazer parte dos acessórios disponibilizados para a festa.

Atrações para divertir os convidados

De uns anos para cá tornou-se muito comum a contratação de atrações especiais para que os convidados fiquem ainda mais entretidos como:

cabine fotográfica, carro de churros ou outra comida diferente, maquiadores, artistas (que fazem participação especial ou participam da valsa), comediantes para fazer show de stand-up, bandas, caricaturistas ou o que a imaginação pensar.

Como é algo que tradicionalmente não está nos roteiros das festas de debutantes, é algo que deve ser visto com cautela, para que não ultrapasse o orçamento.

O roteiro ideal

No dia da festa, é importante que o roteiro esteja bem claro para todos que estarão na produção da festa.

Desde a recepção dos convidados até a entrega de lembrancinhas, todos os passos são importantes.

Alguns dos passos mais importantes são:

  • recepção;
  • cerimonial;
  • jantar;
  • entrada da aniversariante;
  • entrada dos 15 casais;
  • valsa;
  • homenagens;
  • retrospectiva;
  • parabéns;
  • pista de dança;
  • entrega das lembrancinhas

O assessor, cerimonialista ou outro responsável pela organização sempre estará próximo à debutante avisando sempre da mudança da programação.

Tradições da festa de debutante:

festa de debutante

No seu roteiro e orçamento, é importante também que seja levado em consideração se a debutante quer uma festa mais tradicional, mais moderna ou mista, com alguns rituais interessantes.

Homenagens

Geralmente feita em forma de vídeo, é o momento em que a debutante agradece seus convidados e familiares ou também os pais e amigos fazem uma homenagem à aniversariante. 

Carregado de emoção, esse é um dos momentos que antecedem a tão esperada valsa e um dos que abrem os outros rituais. 

Entrega da joia ou da boneca/ troca do sapato ou vestido

Esses são rituais que remetem à origem das tradicionais festas de 15 anos europeias: são passagens da vida infantil para a adulta.

O vestido é trocado para simbolizar também outro momento da festa – o da valsa- , por isso nem sempre é visto como esse ritual de passagem. 

Já a troca de sapato acontece com a ajuda do pai ou namorado: eles retiram o sapato baixo e colocam um sapato de salto, para simbolizar o crescimento da menina e sua caminhada até a vida adulta.

A jóia (pulseira, anel ou colar) pode ser entregue após a valsa pelo pai, responsável ou avô e também simboliza essa nova fase da vida.

O ritual da boneca é o menos utilizado nas festas atuais, porém algumas debutantes ainda gostam do simbolismo:

A boneca, geralmente vestida como a debutante, é entregue pela debutante a uma menina mais nova e recebe um buquê de flores.

Valsa

A valsa é uma dança utilizada em grandes bailes desde muitos séculos atrás e, com o passar do tempo, essas formalidades deixaram de existir, mas a dança se tornou parte importante da festa de debutante.

Na festa ela simboliza a transformação da menina em mulher, por isso o primeiro par é seu pai (o homem mais importante na vida da menina) e depois, vem o avô, padrinhos, o príncipe e até mesmo namorado.

A música que é tocada pode ser clássica, mas hoje em dia muitas meninas escolhem a sua própria trilha sonora.

15 casais

A debutante escolhe 15 meninas e 15 rapazes para entrarem no salão e formarem o corredor pelo qual a debutante entrará no salão para dançar a valsa.

Quando a dança começar e para simbolizar cada ano da aniversariante, cada casal segura uma vela acesa.

Fechando com chave de ouro: lembrancinhas

festa de debutante

Infelizmente esse momento especial não dura para sempre.

Mas, para durar mais um pouco, é que as lebrancinhas existem!

Elas são distribuídas no final da festa e refletem o tema da festa e fazem com que os convidados se lembrem dos bons momentos.

Elas podem ser muito elaboradas, mas também podem DIY, artesanais e o que mais a aniversariante quiser. O importante é que ninguém fique sem o seu mimo.

O caminho até fazer uma festa de debutantes é longo e prazeroso, seguindo todos os passos, com certeza ela será um sucesso garantido.

Você gostou de ler esse guia com tudo para festa de debutante? Ou tem mais alguma dúvida a respeito das festas de 15 anos?

Deixe um comentário com sua pergunta ou elogio, vamos adorar responder.