Cardápio Finger Food: quando servir mini porções no Casamento

CASAMENTO

Pensando nisso, preparamos algumas dicas baseadas nas dúvidas mais comuns de quem está planejando seu casamento e se interessa por um cardápio com finger foods. Se você também está passando por esse momento, continue a leitura!


Devo servir finger food no meu casamento?

Em primeiro lugar, vamos deixar bem claro o que são as finger foods! Esse nome significa “comer com as mãos”, ou seja, são pequenas porções individuais que não precisam de talheres para serem degustadas, pois geralmente são servidas em pequenas louças, cumbucas ou pequenos pratos com algo para pegar (palitos, pequenas espátulas e pinças).


Além de permitir uma variedade maior de pratos em seu casamento, as finger foods geralmente são servidas com uma apresentação diferenciada e que, a cada dia, fica muito mais sofisticada e enche os olhos dos convidados!


As finger foods podem ser servidas em qualquer tipo de casamento?

O buffet de casamento com finger foods é uma opção mais moderna e que muitas vezes combina com uma proposta mais dinâmica de uma festa de casamento, pois os convidados podem se servir à vontade nas ilhas, em pé e sem a necessidade de talheres ou pratos, eliminando as mesas.


Por outro lado, em alguns casamentos garçons podem ir até à mesa dos convidados, servindo quem prefere ou precisa passar mais tempo sentado. Além disso, as finger foods podem ser servidas como entrada em casamentos mais formais ou como coquetel.


Mas se você ainda deseja ter em sua festa um buffet exclusivamente de finger food em uma situação mais formal, os pratos podem ser mais sofisticados e contar com uma apresentação bem mais elaborada e contribuindo até mesmo para a decoração do evento!


Ou seja, sim! As finger food podem estar presentes em todos os tipos de festa, porém elas precisam estar de acordo com a sua personalidade e a identidade da festa, que deve estar presente em todos os itens, desde o convite de casamento, até o bolo e lembrancinhas!

Imagem do blog Imagem do blog

Tamanho e o público da festa de casamento

É muito comum que antes de decidir servir finger food no casamento alguns pensamentos apareçam como: “meus convidados vão ficar bem alimentados?”, “devo levar em consideração o tamanho da festa?”, “as finger foods servem para todo tipo de público?”


Em primeiro lugar, é muito improvável que isso aconteça se houver muita variedade. Porém, se sua festa for maior, uma dica é também servir um menu degustação, que são pratos pequenos, porém um pouco maiores que as finger foods. Dessa maneira, você terá certeza que todos sairão satisfeitos da sua festa.


Com relação ao tipo de público, esse tipo de buffet, se servido em ilhas, pode ser mais indicado para um público mais jovem. Contudo, se seus convidados forem mais conservadores você pode optar por um buffet mais tradicional ou contar com garçons para servirem suas finger foods. 


As finger foods em casamento evitam o desperdício

Além de serem opções práticas para convidados que querem comer e se movimentar à vontade pelo salão ou ir direto para a balada, as finger food servidas no casamento são uma opção que também evitam o desperdício.


Se for servido apenas um buffet de finger food no casamento, a estimativa é que cada convidado consuma aproximadamente 10 pequenas porções. Por outro lado, se eles forem apenas um complemento, calcule 3 a 4 porções por convidado e sempre com a margem de segurança de 10% para mais, para que ninguém fique sem experimentar todas as delícias do seu casamento!


Não se esqueça de incluir no seu casamento os deliciosos docinhos da DiBetha Doces Finos! Com anos de experiência e uma variedade incrível para você escolher, sua festa vai ficar muito mais deliciosa.


Uma opção segura

Em tempos de novos protocolos de higiene mais exigentes, as finger food no casamento servem muito bem a esse propósito e o motivo é simples: esse tipo de buffet individual impede que muitas pessoas fiquem por muito tempo perto das ilhas.


Dessa maneira, evita que os convidados conversem perto dos alimentos e consequentemente as gotículas caiam sobre os pratos . Além disso, não há o manuseio dos mesmos talheres, o que evita também transmissão de doenças e contaminação dos alimentos.


E com certeza, a segurança dos convidados é algo que todos querem, não é mesmo?

Imagem do blog

Preparando um menu de finger food para casamento


As finger foods são versáteis, afinal qualquer prato pode ter sua versão em menor escala, ou seja, elas se adaptam a qualquer clima, estação, horário do evento e tema da festa! 


Por isso, preparamos aqui alguns cardápios que combinam com algumas das situações mais comuns de festa de casamento para você se inspirar.


Menu para o verão

 

Para essa época do ano, os pratos mais refrescantes e leves são sempre as melhores opções. Misture alguns pratos quentes e outros frios, para criar um equilíbrio no cardápio.


  • Pratos com frutos do mar;
  • Ceviche;
  • Saladas;
  • Espetinhos de frutas;
  • Espetinhos de frios;
  • Carpaccio;
  • Sopas frias.  

  • Menu de inverno

Caldos, cremes, ingredientes que aqueçam o paladar, carnes vermelhas, massas e molhos são opções que não podem faltar nesse menu delicioso!


  • Escondidinho;
  • Caldos (legumes, verde, feijão);
  • Risoto;
  • Massas com molhos encorpados (branco, 4 queijos, bolonhesa, ao sugo, funghi);
  • Culinárias típicas de países (indiana, francesa, italiana)
  • Carnes de panela.


  • Menu Especial

Para casamentos mais modernos e noivos mais despojados, os menus especiais são ótimos para dar um toque de originalidade à festa:

  • Comida de buteco: bolinho de bacalhau, costelinha, peixe frito, carne de sol, frango à passarinho, caldos e etc;
  • Fast foods: hambúrguer, fritas, sanduíches;
  • Oriental: sushis, sashimis, yakissoba, cogumelos refogados, onigiri;
  • Árabe: Falafel, Esfihas, Kebab, Kibe, Kafta, Mjadra, Arroz sírio;
  • Menu vegetariano.

  1. Sobremesas

Não se esqueça das sobremesas! Que também podem estar em tamanhos menores e sem dever nada em sabor!

  • Cheesecakes;
  • Cupcakes;
  • Trufas;
  • Brownies;
  • Mousses;
  • Tarteletes;
  • Salada de frutas.

Opções para seu casamento não faltam! E aqui no Buffet Tulipas você pode contar com os nossos especialistas para escolher o que é o melhor para seu Grande Dia! Entre em contato e descubra como ter as melhores finger food no seu casamento.


As finger food para casamento estão cada vez mais comuns e você viu aqui alguns dos motivos para que elas estejam na sua festa! Conte aqui nos comentários se você gostou dessa ideia!

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.