Florista de casamento: veja inspirações e diferenças entre daminha

CASAMENTO

O que faz uma florista no casamento?

A florista possui uma função muito marcante em um casamento.


Embora algumas noivas desconhecem o verdadeiro significado delas no casamento, as floristas possuem uma função muito bonita em uma cerimônia.


Conhecidas por abrirem o caminho para a entrada da noiva ao encontro com seu amor, elas carregam uma cestinha com pétalas de flores, onde vão jogando pelo caminho, abrindo a passagem da noiva até o altar.


As floristas possuem um papel bem antigo na história, onde essa função tem como objetivo espantar energias ruins que possam atrapalhar de alguma forma a vida do casal.


Porém, com o passar do tempo, as pétalas foram substituídas por outros elementos como placas ou balões anunciando a chegada da noiva. Outras noivas preferem distribuir flores de forma aleatória para as convidadas através da florista. Tudo vai depender do gosto de cada noiva.


Mas muitas vezes elas são confundidas com as daminhas de honra. Por esse motivo, te contamos a diferença entre elas. Confira!


Qual a diferença entre daminhas, pajens e florista de casamento

Embora pareçam ter a mesma função que os pajens ou daminhas de honra, cada uma possui um significado diferente. 


O que diferencia uma florista de uma daminha ou pajem é o que cada uma carrega consigo além da ordem de entrada na cerimônia.


Enquanto a florista espanta as más energias e anunciam a entrada da noiva, a daminha de honra e/ou pajens são responsáveis por trazer as alianças até o padre ou cerimonialista, no altar.

Imagem do blog Imagem do blog

Quem entra primeiro a daminha ou a florista?

As floristas, além de espantar as más energias, elas possuem a função de anunciar a entrada da noiva. 


Seja jogando pétalas de flores pelo caminho da noiva até o altar, distribuindo flores de forma aleatória a alguns convidados ou anunciando a chegada da noiva através de placas ou balões, as floristas entram após o cortejo dos pais e padrinhos, e antes da noiva.


Já as daminhas e pajens, normalmente entram levando as alianças após a noiva, acompanhadas dos pajens. Mas isso não é regra!


Algumas noivas preferem que as alianças sejam levadas ao altar antes mesmo de sua entrada. Tudo é questão de gosto dos noivos.


Quem pode ser florista no casamento?

A maioria das floristas possuem idade entre 5 a 12 anos, mas isso também não é regra!


Para ocupar esse papel tão especial no casamento, os noivos optam por escolher crianças próximas ao casal e que consigam realizar essa entrada de honra.


Porém, com o passar do tempo, as floristas começaram a ser escolhidas pela importância e proximidade da pessoa na vida do casal, sendo a idade uma das últimas coisas a serem consideradas para a escolha de uma pessoa para essa função no casamento.


Existe florista de casamento adulta?

Atualmente, muitos casais acabam colocando pessoas adultas para desempenhar esse papel, como primas mais próximas dos noivos ou amigas de ambos.


Da mesma forma que, é muito comum algumas noivas colocarem os avós para desempenhar a função de damas de honra.


Tudo irá depender da importância que aquela pessoa possui na vida dos noivos.


Floristas de casamento mais velhas

Apesar da idade não influenciar tanto para desempenhar esse papel nos dias de hoje, ainda existem noivas que preferem atribuir essa função a pessoas mais velhas.


E dependendo da relação da pessoa com a noiva, o momento pode se tornar tão emocionante quanto a entrada de uma criança.


O que deve ser considerado na escolha das floristas é com certeza, a relação que a pessoa possui na vida do casal, quanto mais próxima a relação for, mais emocionante o momento se tornará.


Ainda mais quando elas trazem consigo balões que representam a presença de um ente querido que já se foi. Com certeza o momento irá emocionar todos os que estiverem ali presentes.

Imagem do blog

Como escolher o vestido da florista


O vestido da florista precisa estar de acordo com o estilo, local e horário da cerimônia.


Apesar de estarmos acostumados a ver floristas e daminhas com vestidos branco, semelhantes ao da noiva, muitos casais apostam também em vestidos coloridos para as floristas, seguindo a paleta de cores do casamento.


Dessa forma, não existe um protocolo a ser seguido para a escolha do vestido, cor e acessórios para as floristas. Tudo irá depender dos gostos dos noivos e estilo de casamento.


Músicas para entrada da florista

Sem dúvidas, a música é um elemento muito importante em uma cerimônia de casamento.


Através da melodia, é possível traduzir emoções que não podem ser ditas em palavras. Por esse motivo, é muito importante escolher bem as canções que serão tocadas para cada convidado de honra.


No caso das floristas, é possível escolher canções que combinem com a idade e personalidade delas.


Geralmente, para floristas mais novas, as canções com temas da Disney são as preferidas por muitas noivas. Isso porque são canções suaves e que representam a doçura e a leveza do momento.


Por outro lado, quando se trata de uma florista mais velha, as canções são escolhidas de acordo com o significado que aquela pessoa possui na vida do casal.


Geralmente, são escolhidas canções que contam uma história marcante e que os noivos se identificam. Por isso é importante escolher uma pessoa especial para representar esse momento tão importante da cerimônia. 


Pensando nisso, separamos algumas opções de melodias que são ideais para traduzir esse momento tão especial da cerimônia:


  • A whole new world - Lea Salonga & Brad Kane (Aladim)

  • Can you feel the love tonight - Elton John (O Rei Leão) 

  • Beauty and the beast - Ariana Grande & John Legend (A Bela e a Fera) 

  • Somewhere over the rainbow - Israel Kamakawiwo’ole

  • All I have is to dream - Everly Brothers

  • Here comes the sun - Beatles

  • Fico assim sem você - Adriana Calcanhoto

  • Aquarela - Toquinho

  • Leãozinho - Caetano Veloso

  • Era uma vez - Sandy e Júnior e Toquinho

Este é o momento da cerimônia que pede músicas significativas e alegres. Portanto, ao contratar uma orquestra para o seu grande dia, é importante verificar se os músicos estão aptos a tocar o repertório musical escolhido por vocês, noivos.

Texto para entrada da florista do casamento

Alguns casais optam por receber cada convidado de honra com um texto especial. E não poderia ser diferente com as floristas de casamento.


A criação destes textos vai além do que uma simples mensagem. Geralmente são textos significativos que falam um pouco sobre a importância que aquele convidado de honra possui na vida do casal.


O mais importante é escrever algo sincero e que venha do coração. 


Agora que você já conhece as diferenças entre floristas de casamento, daminhas e pajens, temos certeza que ficou mais fácil escolher os seus convidados de honra, não é mesmo?


Aqui no Buffet Tulipas possuímos um time de especialistas preparados para te auxiliar na organização do seu grande dia.


Por isso, te convidamos a conhecer o seu cenário dos sonhos para tornar o seu grande dia realidade!


Te esperamos!

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.