Casamento / Presentes: confira como fazer a lista de casamento!
eparar uma lista de casamento dos sonhos pode ser uma tarefa muito gostosa, mas como preparar uma que não deixe faltar nada? Confira aqui dicas de ouro!

Presentes: confira como fazer a lista de casamento!

Antigamente era muito comum o casal fazer chá de panela indicando quais presentes cada convidado deveria levar, outros casais deixavam essa lista de casamento em aberto e recebiam presentes variados e até mesmo repetidos!

Porém, hoje em dia com as tecnologias esse costume mudou: o mais comum é montar listas inteiras em que oferecem esse tipo de serviço e disponibilizar o nome do lugar com o convite.

Outra opção é criar um blog e enviar para os convidados por e-mail ou mensagens em aplicativos.

Bem mais fácil, não é?

Essas facilidades deixam muito mais gostoso o momento de preparar uma lista de casamento dos sonhos, mas como começar a preparar uma que não deixe faltar nada?

Confira algumas dicas de ouro que separamos para que esse momento seja incrível!

Preparando uma lista de casamento ideal

Faixa de preços

A nossa primeira dica é: não escolha presentes nem muito caros e nem muito baratos. Isso é um tema delicado, mas é bom pensar na faixa de preços pois alguns convidados podem se sentir prejudicados, além de ser um pouco indelicado não é?!

O legal é pensar em opções que caibam no bolso dos convidados, existem muitas opções de presente mais em conta e super úteis, que são semelhantes ou até mesmo iguais a outros objetos que estão em uma faixa de preço bem alta.

Pensar nisso faz com que ninguém se sinta prejudicado financeiramente, afinal, esse momento do casamento deve ser prazeroso para todos.

Fique atento aos detalhes

Especifique muito bem qual é o modelo, tamanho, cor, marca e até quantidade do produto desejado. 

Além de facilitar a vida do convidado que não vai ficar em dúvida na hora de comprar, garante que você ganhe o que você quer e que o objeto combine com sua casa.

Ter em mente esses detalhes também evita dor de cabeça dos noivos, veja o próximo item para saber o motivo.

Juntos na hora de preparar a lista

Não é por quê um casal vai morar junto que os seus gostos são os mesmos. Por isso é importante que os dois tirem um tempo e se dediquem à fazer uma lista de casamento.

Entrar em um consenso é a melhor forma de começar bem uma nova vida, além disso, é muito desconfortável conviver em uma casa onde não tem nada a ver com a gente.

Portanto, chame seu parceiro para participar de todos os detalhes. Lembre-se: a casa será dos dois e ela precisa refletir isso.

Escolha com cuidado

Antes de efetivamente começar a fazer a lista, faça um check list do que vocês precisam para sua casa: é possível tirar da internet uma lista de presente de casamento pronta para você ter uma ideia e ir adaptando ao seu gosto.

Assim também você não vai ter em sua casa coisas que nunca serão utilizadas, repetidas e evita de ir à loja e trocar o seu presente, que alguém escolheu com carinho.

E não se esqueça de pensar na decoração da sua casa e no tamanho dos locais onde esses presentes serão armazenados ou expostos.

Como escolher a loja?

Se tem uma dúvida que pode deixar os noivos é a escolha da loja. Afinal, os presentes precisam atender todos os requisitos desejados e também ser prática para quem receberá a lista.

Algumas pessoas também pensam que é necessário escolher somente uma loja, mas não é verdade! A escolha de duas ou mais lojas possibilita uma maior variedade de produtos, além de ser possível escolher o melhor preço para cada item.

Antes de decidir, verifique o tempo que a loja demora para entregar, se os produtos estão em pronta entrega, garantia e a qualidade.

Indicamos nossos parceiros da Camicado. A Camicado está presente do mercado há muitos anos, e oferece diversas opções super bacanas e úteis.

Além de valores variados, sendo acessível a todos. 

Se sentir a necessidade de mais uma lista, nossos parceiros da Casar.com possuem as famosas listas “fake”, que são convertidas em créditos para o casal, ou ainda a Fast Shop. 

Lista de casamento tradicional ou moderna?

Quando alguém fala em lista de casamento, o comum é pensar em eletrodomésticos, utensílios de decoração e cozinha, mas e se o casal já estiver morando junto e já tiver tudo isso?

Do mesmo modo que o casal mais tradicional, esse casal pode ter uma lista e receber um presente de casamento original.

O que seria interessante pedir de presente de casamento para quem já mora junto?

Livros, discos, objetos de arte ou decorativos e até mesmo cotas para pagar o pacote da viagem de lua de mel.

As cotas podem ser feitas em sites de casamento e, quando seu convidado receber o convite, o site estará disponível para que eles entrem e façam o pagamento da cota. Podem também ser entregues por meio de envelope no dia do casamento.

Alguns casais também optam por reverter os presentes em doações para instituições de caridade, o que é uma ideia muito bonita e que vai fazer muitas pessoas felizes.

Assim como casais que já moram junto, o casal que vai se mudar pro exterior também pode reverter presentes em dinheiro: o casal explica que não pretende pedir presentes devido à mudança, mas se quiser, o convidado pode doar uma quantia em dinheiro.

Mas atenção! Não é elegante colocar o número da conta, portanto, o mais indicado é colocar um envelope junto ao convite.

Ainda assim, em nossa cultura, pode ser bastante delicado pedir dinheiro como presente. Já se fôssemos italianos… ah, seria uma maravilha!

Fazer uma lista de casamento pode dar muito trabalho, por isso é importante seguir esses passos e ter paciência ao escolher os itens e também as lojas.

Se você gostou de descobrir como fazer lista de casamento, fique ligado em nossas redes sociais e descubras muitas outras dicas para que seu casamento seja inesquecível:  Facebook, Instagram e Youtube.