Qual o melhor mês para casar em 2023? Veja lista

CASAMENTO

Qual noiva nunca idealizou o casamento dos sonhos?!


Para muitas mulheres, o casamento é uma das comemorações mais importantes de sua vida, por esse motivo, é preciso planejar e se atentar aos detalhes e as tradições para que essa data seja eternizada com muita sofisticação. 


Quando falamos em casamento, qual o primeiro mês que vem à cabeça?


Aqui no Brasil e nos países do hemisfério norte, certamente o mês de maio é conhecido por ser considerado o mês das noivas, mas você sabe o por quê? 


O início dessa tradição não é muito conhecido, mas tudo indica que iniciou no Hemisfério Norte devido à primavera que se inicia no mês de maio. Na primavera, o clima é mais ameno, ou seja, não é tão frio quanto o inverno e nem tão quente quanto o verão


Durante a idade média, muitos aguardavam o aumento das temperaturas para conseguirem tomar banho e ficar cheirosos, já que nessa época não existia energia elétrica. Dessa maneira, eles aproveitavam para se casar e se perfumar com as flores.


A noiva tinha o costume de levar consigo flores junto ao corpo para se perfumar e exalar um cheiro agradável na cerimônia, dando origem a mais uma tradição: o buquê.


Outro possível motivo do início dessa tradição é a influência da igreja católica.


Para a igreja católica, maio é o mês da consagração de Maria, mãe de Jesus. Por esse motivo, também é celebrado o dia das mães. Para os católicos, o matrimônio está ligado à pureza, ao amor, à família e ao fortalecimento do compromisso com a fé.


Dessa forma, maio é considerado o mês das noivas aqui no Brasil, sendo o terceiro mês mais concorrido para casamentos.

Imagem do blog Imagem do blog

Como escolher o melhor mês para casar?

Se você não tem ideia de qual mês é o ideal para a realização do grande dia, é possível levar em consideração datas importantes para o casal, como por exemplo a data do pedido de namoro, noivado ou até mesmo o dia em que vocês se conheceram.


Através da data, é possível verificar qual será a estação do ano, o clima, e até descobrir se o mês é apropriado para o local e estilo de casamento que o casal deseja.


Para quem procura se casar com as melhores vibrações possíveis, outra maneira de definir a data do casamento é levando em consideração as superstições relacionadas a numerologia ou astrologia.


Muitos casais acreditam que a numerologia, fases da lua ou até mesmo o dia da semana podem influenciar na sorte e boa convivência entre o casal após o casamento. 


Prós e contras de cada mês

Para te ajudar a escolher qual é a melhor data para se casar, separamos mês a mês as vantagens e desvantagens para escolher a data ideal. 


Afinal, o clima e os custos da celebração são pontos importantes para muitos casais na definição da data do grande dia.


Sabendo o significado de cada mês, fica mais fácil escolher a data para a realização do seu casamento e até definir o estilo da cerimônia.


Janeiro

Por ser o primeiro mês do ano, janeiro é um mês pouco procurado pelas noivas. Pelo lado positivo, significa que é possível obter uma negociação mais favorável para o casal.


Por outro lado, a estação do ano que prevalece no Brasil é o verão, sendo assim, é esperado um clima mais abafado, possuindo grandes chances de chuva. Contudo, caso seu espaço escolhido seja climatizado, não há qualquer preocupação.


Além disso, por ser um mês de alta temporada, os custos para viagens de lua de mel podem ser mais elevados. 


Flores do mês: Rosas, girassóis, gérberas e orquídeas são flores da temporada. 


Fevereiro

Em muitos países, o mês de fevereiro é considerado o mês das noivas. O motivo é a comemoração de San Valentin (dia dos namorados) que acontece no dia 14 de fevereiro na maioria dos países. É um mês que também possui menor demanda para casórios, favorecendo uma boa negociação com os fornecedores. 


O clima é bem parecido com o de janeiro, por isso é preciso apostar em um salão que possua toda a estrutura para refrescar os convidados e abriga-los em sua totalidade em caso de chuva.


É preciso se atentar que no mês de fevereiro ainda é considerado um mês de alta temporada devido ao carnaval. Se você pretende se casar nesse mês, o ideal é não ser nas duas semanas que antecedem o carnaval ou na semana posterior, para que você não tenha surpresa nos altos custos de pacotes para a lua de mel. Todavia, mais uma vez, os pontos positivos são as negociações de datas.


Flores do mês: Apostar em flores tropicais como astromélias, antúrios, orquídeas e crisântemo são flores queridinhas das noivas.


Março

Março, abril e maio são considerados meses de baixa temporada. Por esse motivo, os pacotes para lua de mel não costumam ser tão caros como em outros meses, abrindo a possibilidade de conhecer lugares que não seriam possíveis na alta temporada (pelo preço muito elevado) e pela multidão de turistas. 

Março também é considerado o mês das orquídeas, onde elas estão lindas e com um preço muito menor para decoração. 

Ainda é verão, mas o clima está mais ameno. É preciso levar em conta que pancadas de chuva repentinas podem te surpreender, então o local do grande dia precisa, mais uma vez, ser climatizado e coberto.

Flores do mês: Margaridas, cáspias, orquídeas, petúnia e cravina são uma bela opção para decoração.


Abril

Abril é considerado o mês de sorte para quem pretende se casar. No outono, o clima fica mais favorável por não ter chuvas e a temperatura é mais amena.

Por outro lado, a oferta de flores em abril já não é tão grande, o que acaba tornando um pouco mais elevado o custo da decoração. Mas se você possuir um bom planejamento financeiro, ainda assim é possível optar por flores da época.

Flores do mês: Gipsófilas, gérberas e lisianthus são algumas das opções

Imagem do blog

Maio

Assim como abril, o clima continua favorável para os noivos que querem fugir da chuva. Por ser considerado o mês das noivas, casar nesse mês é promessa de felicidade.

Apesar de ser considerado o mês das noivas na Europa, e tradicionalmente no Brasil também, maio não é o mês mais concorrido. O principal motivo para fechamento nesse mês é a custo-benefício. É muito provável que os preços estejam um pouco elevados próximo ao dia das mães.

Flores do mês: Azaléia, tulipas, cravos, rosas e camélia são opções de flores que deixarão o grande dia sofisticado.


Junho

Apesar de junho ser o mês dos namorados, a procura por casamentos nessa época ainda é menor. Optar por casar no mês do amor pode ser uma boa opção se você pretende economizar com a grande maioria dos fornecedores.

O início do inverno faz com que as temperaturas durante a noite comecem a baixar. Talvez não seja indicado se casar ao ar livre. Mais uma vez, espaços climatizados e cobertos são as melhores opções.

Flores do mês: Tulipas, gipsófilas e chuva de prata são flores que estão no auge e não são tão caras nessa época.


Julho

Por ser considerado mês de férias e de muito frio, julho não é tão disputado como nos outros meses. A vantagem é que os descontos continuam com os fornecedores. 

Por outro lado, é considerado um mês de alta temporada. É provável que alguns convidados estejam em viagem e talvez você precise desembolsar mais dinheiro do que o esperado para uma viagem de lua de mel. É claro que, com planejamento e save the date, você evita o risco de ter convidados em viagem nessa época.

Flores do mês: Hortênsias, tulipas, orquídeas e cymbidium deixarão a decoração sofisticada.


Agosto

Por ser um mês tradicionalmente evitado pelos casais devido ao frio e às superstições, é o mês que mais possui datas disponíveis para casamentos. Essa é uma excelente opção para fechar com o espaço dos seus sonhos caso você tenha decidido se casar em cima da hora, ou apenas queira economizar ainda mais. 

Além de possuir datas disponíveis, é bem provável que você consiga maiores descontos no fechamento do contrato. 

Para os noivos que acreditam que agosto (“mês do desgosto”) pode trazer azar para o casamento, é melhor deixar agosto de fora da lista. Afinal, quando se acredita muito em algo, é provável que isso se torne uma verdade.

Flores do mês: Íris e copos de leite estão em alta e deixará o grande dia encantador.


Setembro

Setembro é muito conhecido pela chegada da primavera, existe um clima ultraromântico para realizações de casamentos. A temperatura é favorável por não chover, e a diversidade de flores é ainda maior para a decoração do grande dia. 

Por outro lado, setembro é um mês muito disputado. Por isso, se não houver um planejamento prévio, o custo será bastante elevado e você poderá ficar sem data disponível.

Flores do mês: Jasmins, girassol, astromélias, gipsófilas e rosas são algumas das muitas opções para decorar o grande dia.


Outubro

No auge da primavera, outubro é considerado um dos melhores meses para se casar, por apresentar pouca probabilidade de chuvas, e por possuir muitas opções de decorações. 

Assim como setembro, outubro é um mês muito disputado pelo clima ameno e pela estação romântica do ano. Os preços são mais elevados e a probabilidade de valores melhores é baixa. 

Flores do mês: Lírio, begônia, frésias e gladíolo são algumas opções para deixar o seu casamento mais romântico. 


Novembro

Com o verão se aproximando, as temperaturas já começam a esquentar em novembro. Muitos casais aproveitam a primeira parcela do 13º para aliviar o bolso próximo ao grande dia.

As chuvas voltam com tudo, e os pacotes para lua de mel já começam a aumentar, devido a proximidade das férias e da alta temporada de fim de ano.

Por ser o mês com mais feriados, é preciso se atentar aos prazos dos fornecedores, para não ocorrer atrasos e desesperos próximo a data do casamento.

Flores do mês: Lavandas, gérberas e girassóis deixarão seu grande dia bem colorido.


Dezembro 

Dezembro é o mês mais disputado para casamentos, confraternizações e formaturas, sendo considerado o mês mais disputado para realização de qualquer tipo de evento. 

Por outro lado, a segunda parcela do 13º ajudará muito nas despesas de última hora. 

Dezembro é também o mês aonde os comércios de turismo mais faturam, dessa forma, um pacote para qualquer parte do Brasil ou do mundo pode custar caro em comparação aos meses anteriores.

Flores do mês: Lírio, lisianthus, miosótis, rosas e verbena são flores que fazem sucesso em dezembro.

Agora que você já sabe todos os prós e contras de cada mês, nos mínimos detalhes, nos conte aqui em baixo nos comentários se você já definiu em qual data você pretende se casar, e se já escolheu o local ideal para a realização do grande dia.


Independente do mês, o Buffet Tulipas possui uma estrutura completa, e realmente perfeita para a realização do seu casamento em com muita qualidade e sofisticação. 


Agende a sua visita com um de nossos especialistas em eventos, e descubra qual espaço é o melhor para o seu grande dia!


Te esperamos! 

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.