Noivado: guia com tudo que você precisa saber até o casamento

CASAMENTO

O que é noivado: como planejar essa fase especial

O noivado é uma fase marcante na vida de um casal, que representa o compromisso de se casar. É um momento em que os noivos começam a planejar o futuro juntos, definem detalhes da cerimônia e organizam a vida a dois. 


Alguns casais preferem celebrar apenas com um jantar íntimo, enquanto outros preferem organizar uma grande festa para amigos e familiares.


Duração do noivado: quanto tempo ideal?

Cada casal tem sua própria história e seus próprios desejos, portanto não há um tempo ideal definido. O tempo do noivado deve ser suficiente para que o casal possa planejar e preparar para o casamento, sem se sentir sobrecarregado.


Um noivado dura em média, ou seja, entre o dia do pedido e a data do casamento, de 6 meses a um ano, mas pode ser mais curto ou mais longo, dependendo das circunstâncias do casal.

Imagem do blog Imagem do blog

Dicas para viver bem o noivado e se preparar para o casamento

O noivado é um momento especial na vida de um casal, mas também pode ser um período estressante e desafiador. Para viver bem o noivado e se preparar para o casamento, aqui vão algumas dicas:


  • Conversem sobre tudo: desde o noivado, é fundamental que ambos estejam na mesma página em relação a questões como finanças, filhos e objetivos de vida.

  • Definam o orçamento do casamento: O casamento pode ser um evento caro, por isso, definir um orçamento realista para o evento garante que ambos estejam de acordo com os gastos.

  • Planejem com antecedência: Quanto mais cedo o casal começar a planejar o casamento, mais fácil será lidar com os detalhes e evitar estresse desnecessário.

  • Divirtam-se juntos: O noivado é um momento especial para celebrar o amor e o compromisso um pelo outro, por isso, reservem tempo para se divertir juntos e fazer coisas que amam.

Anel de noivado: saiba como escolher

O anel de noivado é uma tradição que simboliza o compromisso entre o casal. Na hora de escolher o anel, existem diversas opções de materiais e pedras, como ouro, prata, diamante, entre outros. 


Um modelo muito popular é o anel solitário, ele é uma das opções mais tradicionais e populares para o noivado, consiste em um anel com uma única pedra preciosa no centro, geralmente um diamante, que simboliza a pureza e a durabilidade do amor. 


Leia também: Em Qual Mão se usa Aliança de Casamento? E anel de noivado?

Imagem do blog

Como anunciar o noivado para a família e amigos


Além de anunciar seu noivado no Instagram, muitos casais gostam de chamar a família para anunciar pessoalmente, seja em um jantar em restaurante, em uma reunião em casa ou mesmo uma viagem com um grupo pequeno. 


Este é um momento único para compartilhar a novidade cara a cara com amigos e familiares.


Festa de noivado é obrigatória?

A festa de noivado não é obrigatória, mas é uma tradição que muitos casais optam por seguir. É uma forma de anunciar oficialmente o noivado e comemorar a união com familiares e amigos.


Quem paga a festa de noivado?

Em algumas famílias mais tradicionais, é comum que a família dos noivos arque com os custos, mas isso não é uma regra. 


Caso a família ofereça para pagar, agradeçam e conversem o que eles tem em mente paraa celebração. 


Quando fazer a festa de noivado?

A festa de noivado pode ser feita logo após o anúncio do noivado, ou então em um momento mais próximo do casamento. O importante é escolher um momento que seja conveniente para o casal.


Convites para festa de noivado: quem chamar?

A lista de convidados para o noivado geralmente é composta por familiares e amigos próximos do casal. Como a festa de noivado pode ser uma prévia do casamento, recomenda-se convidar as mesmas pessoas que serão convidadas para a cerimônia de casamento.


Lembre-se que os convites para a festa de noivado devem ser enviados com antecedência para que os convidados possam se programar para comparecer à celebração. 


Ideias para o bolo de noivado

Existem diversas opções de bolos, desde os tradicionais com cobertura branca até os mais modernos e coloridos. O bolo pode trazer um toque especial para completar sua festa. Algumas ideias:


  • Bolo com a inicial dos nomes do casal

  • Bolo com réplica do anel de noivado


Programação da festa de noivado: crie um roteiro inesquecível

Organizar a programação da festa de noivado é fundamental para garantir que tudo saia perfeito. Para isso, é importante seguir algumas dicas, como:


  • Planejar um coquetel de recepção para os convidados;

  • Aproveitar esse momento para tirar fotos com os convidados;

  • Preparar um momento especial para o pedido de casamento;

  • Se o pedido for realizado durante a noite, servir um jantar após o anúncio;

  • Se for durante o dia, pense em servir um almoço ou brunch.

Seguindo essas dicas, a programação da festa de noivado será um momento inesquecível para os seus convidados.


Jogos e brincadeiras para festa de noivado

Os jogos e brincadeiras são uma ótima maneira de animar a festa de noivado e envolver os convidados. Existem diversas opções de jogos, desde os tradicionais como o "eu nunca" até os mais elaborados como quiz sobre o casal. 


Escolha jogos que sejam apropriados para a faixa etária dos convidados e que sejam divertidos.


Lembrancinhas para festa de noivado: presentes para os convidados

As lembrancinhas são uma forma de agradecer aos convidados pela presença na festa de noivado, afinal, quem não adora um mimo, não é mesmo? 


Existem diversas opções de lembrancinhas, como chaveiros, imãs de geladeira, ou até mesmo mini garrafas de champagne personalizadas. 

Lista de presentes: o que pedir e sugestões para montar a sua

Não é obrigatório fazer uma lista de presentes para a festa de noivado, isso fica a critério do casal. 


Algumas sugestões de presentes são: 


  • Utensílios para a cozinha ou mesa de jantar

  • Jogos de cama

  • Toalhas de banho

Se não houver planos para um chá de panela, a festa de noivado pode ser uma boa oportunidade para elaborar uma lista de presentes com itens para o enxoval.


Decoração para festa de noivado: ideias criativas para encantar

Quer deixar a festa de noivado ainda mais especial com uma decoração criativa e encantadora? Confira algumas dicas:


  • Aposte em elementos decorativos que reflitam a personalidade dos noivos, como fotos e objetos que fazem parte da história do casal.

  • Use a criatividade e invista em projetos DIY, como arranjos de flores feitos em casa ou uma parede de fotos com molduras diferentes.

  • Não precisa ser algo muito elaborado, a não ser que você queira e caiba no seu orçamento.

  • Explore cores e texturas diferentes para criar uma atmosfera aconchegante e acolhedora.

Confira mais inspirações e ideias neste post: Como escolher a decoração que mais combina com você?


Cardápio da festa de noivado: sugestões para agradar os convidados

Na hora da escolha do cardápio para a festa de noivado, é importante escolher opções que agradem os convidados e que também reflitam o gosto do casal. Algumas sugestões:


  • Finger foods: opções práticas e fáceis de comer, como mini-hambúrgueres, croquetes, bruschettas, entre outros;

  • Brunch: se a festa for durante o dia, um brunch pode ser uma opção deliciosa;

  • Estações de comida: monte estações de comida com diferentes opções, como massas, risotos, comida japonesa, entre outras;

  • Sobremesas: capriche nas sobremesas, com opções como cupcakes, macarons, doces finos, entre outros.

Fotos da festa de noivado: dicas para registrar esse momento especial

Registrar o momento especial da festa de noivado é importante para que os noivos possam guardar as lembranças desse momento tão especial. Essas são nossas dicas na hora de escolher suas fotos:


  • Contratar um fotógrafo profissional: um profissional saberá captar os melhores ângulos e momentos da festa;

  • Aproveitar a decoração: use a decoração da festa como cenário para as fotos;

  • Fotos em grupo: tire fotos em grupo com amigos e familiares para registrar a presença de todos na festa;

Onde fazer a festa de noivado: dicas para escolher o local perfeito

Escolher o local ideal para a festa de noivado é fundamental para que tudo saia como planejado. Saiba o que você deve considerar na hora de escolher o local:


  • Espaço com boa estrutura: certifique-se de que o espaço escolhido é adequado para o número de convidados e oferece uma boa estrutura;

  • Localização: escolha um local de fácil acesso para os convidados, de preferência com estacionamento próximo;

  • Ambiente: leve em consideração o ambiente do local e verifique se ele está de acordo com o estilo que vocês esperam para a festa;

  • Orçamento: defina um orçamento e verifique se o valor do local está dentro do planejado.

Muitos locais possuem pacotes para que o casal possa comemorar o noivado e casamento no mesmo lugar, para que assim seja possível já criar uma identidade visual para o seu Grande Dia. 


Além disso, é possível também conhecer o lugar, o funcionamento, qualidade do Buffet entre muitos outros detalhes.


Aqui no Buffet Tulipas temos uma casa localizadas na Mooca, bairro tradicional de São Paulo. Para atender seus sonhos, nós transformamos os nossos ambientes e prezamos pela excelência no atendimento, em qualquer tipo de cerimônia!

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.