Conheça a Tradição dos Nomes na Barra do Vestido

CASAMENTO

E é sobre essa última tradição e superstição que falaremos, pois é uma maneira de lembrar de algumas pessoas queridas além de desejar boa sorte nos seus relacionamentos! Mas, apesar de ser muito comum, muita gente não sabe como esse hábito dos nomes na barra do vestido surgiu.


Por isso, para você que está planejando seu casamento e pensa em fazer esse lindo ritual, trouxemos aqui toda a história e algumas maneiras de como escrever o nome das amigas na barra do vestido de noiva de uma maneira especial para você.


Veja só!


Como surgiu a tradição dos nomes na barra do vestido?

Muitos casais realizam certos rituais em seu casamento como uma maneira de ter uma experiência completa desta linda cerimônia. Independente se estão se casando no religioso ou apenas no civil, sempre há alguma tradição que fazem questão de inserir.


Porém, é comum ouvir que muitos não sabem como ou o porquê essas tradições surgiram, chegaram até aqui em nosso país e quais foram as mudanças que ocorreram desde o momento em que elas surgiram.


Escrever o nome das amigas na barra do vestido é uma forma simbólica de desejar às amigas solteiras a mesma sorte que você vai ter ao se casar, seja arrumando um bom namorado ou até mesmo para dar uma forcinha àquele casal que está junto há muito tempo!


E como esse costume vem de longa data, a sua origem é um pouco incerta: alguns dizem que nasceu na Europa e foi adaptada da tradição antiga na qual as amigas solteiras levavam um pedaço do vestido da noiva para terem boa sorte no casamento.


Por outro lado, existe uma teoria que o início do ritual de colocar os nomes na barra do vestido surgiu na Turquia, porém no início era bem diferente do que conhecemos hoje: as noivas utilizavam sapatos brancos com os nomes das amigas solteiras em sua sola. Ao final da festa, a que estivesse com o nome legível será a próxima a se casar.


Aqui no Brasil essa tradição se consolidou com os nomes das amigas costurados na barra do vestido, colados ou simplesmente presos. Afinal, muitas noivas precisam ou querem manter o vestido de casamento intacto por vários motivos.

Imagem do blog Imagem do blog

Adaptando a tradição dos nomes na barra do vestido

Você não precisa danificar um vestido de noiva ou abandonar essa tradição caso queira revender o vestido, guardá-lo intacto ou até mesmo devolver à loja de aluguel. Por ser uma superstição que muitas noivas gostam de fazer, com o tempo surgiram alternativas para que a tradição continue!


  • Com fita adesiva

Para que todos os nomes fiquem intactos até o final da festa, sem danificar o vestido, muitas noivas utilizam fitas adesivas do tipo fita crepe com os nomes escritos e a prendem na barra do vestido. Após o encerramento, você pode simplesmente tirar a fita delicadamente, sem nenhum problema!


Outra opção são as fitas dupla face para prender os nomes escritos em papéis, geralmente cortados em forma de coração. Porém, nesse caso os corações podem estar espalhados na parte debaixo da saia e não somente na barra.


  • Alfinetes de segurança

Os multiuso alfinetes de segurança também são opção para quem não quer danificar o vestido ou até mesmo está receosa com relação às fitas adesivas. E apesar do furo, os alfinetes pequenos são finos, deixando menos aparente. 


E para escrever os nomes você pode utilizar os corações de papel ou fitas de cetim com os nomes bordados. 


  • Fita bordada

Algumas noivas optam pela praticidade e encomendam uma fita com os nomes das amigas já bordados, que pode ser presa no forro do vestido com alfinetes ou fitas dupla face. Além disso, ao final do casamento, ela pode servir como uma linda lembrança desse momento tão especial.

Imagem do blog

Alinhavar os nomes na barra do vestido


Uma outra maneira de prender os nomes é alinhavando e isso nada mais é que fazer uma costura “frouxa” no tecido. E não, o vestido não será danificado! Alinhavar é a forma que muitas costureiras utilizam para marcar onde devem costurar ou juntar duas peças e que são facilmente retiradas assim que a costura definitiva é feita, ou seja, é feita para não deixar marcas!


  • Se o vestido não permitir

Atualmente, os vestidos podem ser bem fluidos ou ter muita renda, impossibilitando a costura dos nomes na barra do vestido. O que não impede que a noiva fique sem desejar boa sorte às amigas.


Nesse caso a noiva pode fazer uma fita com os nomes de todas e prender no buquê ou reservar um espaço no véu de noiva para costurar pequenas fitas com os nomes. Outras voltam às origens da tradição e escrevem os nomes na sola do sapato, assim como nos casamentos antigos turcos! Interessante, não é mesmo?


E se você ainda está à procura do seu vestido exclusivo, o Atelier Israel Valentin pode ter o que você precisa! Com mais de 26 anos no mercado e noivas satisfeitas você vai encontrar o que procura para o seu Grande Dia!


E para viver seu casamento de forma inesquecível, você pode contar com os nossos especialistas para ajudar em cada detalhe! Entre em contato e conheça nossas casas, serviços e parceiros que farão do seu dia muito melhor!

Gostou de saber mais sobre a tradição de costurar nomes na barra do vestido? Sabia das suas origens e de como você pode levar esse costume para o dia do seu casamento? Comente aqui se você achou interessante ou tem alguma outra dúvida com relação a esse assunto!

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.