O que não usar em um casamento: guia para convidados

CASAMENTO

As roupas para casamento de convidados é um dos temas que deixam na dúvida muitas pessoas que são convidadas para um casamento.

O que muitos não sabem é que alguns detalhes precisam ser levados em consideração na hora de escolher a roupa perfeita para ir à cerimônia.

Afinal, nem sempre é possível utilizar algumas roupas e cores em um evento onde já sabemos o traje dos anfitriões do grande dia, não é mesmo?

Por isso, se você não quer se tornar deselegante em um casamento, separamos um guia completo para convidados. Confira.

O que vestir em um casamento?

Se alguma vez você já foi convidado para um casamento, você já deve ter percebido que os noivos sempre colocam informações importantíssimas no convite em relação ao local da cerimônia e festa, horário e também sobre o traje dos convidados, não é mesmo?

Dependendo do local e do estilo do casamento dos noivos é possível identificar o tipo de traje proposto para os convidados.

Em uma cerimônia em local aberto, por exemplo, provavelmente os noivos pedirão um traje mais leve, enquanto em um casamento mais sofisticado na cidade, o casal solicitará um traje mais social e elegante.

Por outro lado, se você recebeu um convite para ser convidado de honra, junto com ele, provavelmente virá um manual especial sobre o tipo de vestimenta e cor a ser utilizado no grande dia. 

Alguns noivos optam até por recomendar que todos os padrinhos e madrinhas encomendem seus trajes em uma loja específica onde o modelo e cor do vestido ou do traje do padrinho já esteja até definido.

Mas é claro que tudo irá depender do estilo do casamento e das recomendações dos anfitriões.

Acessórios: elegância sem exageros

Quando te convidam para um casamento, é importante pensar no look completo, e o acessório faz parte dos itens que precisam ser pensados de forma que complemente o seu visual de forma elegante, porém sem exageros.

Dessa forma, ao receber o convite de casamento e identificar o traje da festa já é possível pensar nos possíveis acessórios para deixar o seu visual ainda mais marcante.

Antes de escolher os acessórios, é importante definir a vestimenta, para depois, complementar com os acessórios corretos, de forma que o look fique em harmonia com o vestido, penteado e maquiagem.

De antemão, uma dica que damos é que você se atente bem ao local onde a cerimônia e festa irá acontecer, assim fica mais fácil acertar nos acessórios corretos para complementar o seu look perfeito.

Em uma cerimônia em local aberto, itens como coroas de flores, chapéus, clutches e sapatos delicados e sem saltos são ideais para a ocasião. 

Mas cuidado!

Alguns desses itens precisam de um pouco de atenção, como é o caso do chapéu. Em uma cerimônia no final de tarde é preciso evitá-lo, já que eles se encaixam melhor em cerimônias durante o dia.

Embora os chapéus sejam mais comuns serem vistos em cerimônias no exterior, no Brasil, eles estão presentes em alguns casamentos. Por ser um acessório elegante, ele traz um charme especial para qualquer produção, principalmente para casamentos que ocorrem no verão e ao ar livre.

Ao optar por usá-lo em um casamento é preciso se atentar em algumas regras de etiquetas:

  • O uso do chapéu é recomendado em locais abertos como praia e campo e que ocorram durante o dia;

  • Em eventos mais formais como é o estilo black tie, o chapéu não é recomendado, neste caso evite-os;

  • Mesmo em casamentos ao ar livre, os chapéus não combinam com vestidos longos. Dê preferência para usá-los se seu vestido for curto ou se o seu traje for um macacão, por exemplo;

  • Se seu chapéu tiver um formato diagonal, o lado correto de se usar é do lado direito.

Diferente de um casamento que ocorre em local aberto, as cerimônias que ocorrem à noite e em locais fechados, como espaço para eventos dentro da cidade, acessórios como brincos e colares brilhantes, clutches que combine com o vestido e sapatos com brilhos podem ser uma excelente opção.

Mas é claro que é preciso ter cuidado e sabê-los usar para que você não se torne o centro das atenções. 

Na dúvida, ao receber o convite de casamento, consulte a noiva para verificar o que pode e o que não poderá ser usado no grande dia.

Imagem do blog Imagem do blog

O preto em casamentos: pode? 

O preto é uma escolha muito elegante para convidados de casamento. Por ser uma cor clássica e fácil de usar, ele nunca sai de moda. Em outras palavras, é um grande investimento. 

Em contrapartida, essa cor deve ser evitada apenas se você for mãe de um dos noivos ou se você for madrinha do casamento. Porém, a última opção há uma exceção: se a noiva designar que as madrinhas estejam de preto, ele acaba se tornando elegante, principalmente se a cerimônia ocorrer à noite, nesses casos aposte em um vestido com muito brilho.

Limite de casualidade: shorts e bermudas

Apesar de ser um pouco estranho a ideia de shorts e bermudas em casamentos, é possível usá-los dependendo do estilo da cerimônia.

Nesses casos, se o casamento ocorrer na praia ou no campo e for uma cerimônia mais informal, esse traje acaba sendo comum entre os convidados.

Diferente de um casamento mais formal que pede uma vestimenta mais elegante e sofisticada.

Por outro lado, não é porque a cerimônia irá acontecer em um ambiente que favorece esse tipo de vestimenta que o convidado poderá usá-lo.

Antes de mais nada, se surgir aquela dúvida referente a esse tipo de roupa, não deixe de entrar em contato com os noivos e verificar se é possível utilizar shorts ou bermudas nessa data especial para o casal.

Imagem do blog

Uso do branco em casamentos

Embora seja tradição a noiva usar branco no grande dia, em algumas ocasiões o branco é permitido em um casamento. Ou seja, se os noivos especificarem que o grande dia será temático e os anfitriões designarem o branco como cor do traje, é permitido!

Caso contrário, a noiva é a única pessoa que possui o aval para vestir o branco ou tons similares como o off white, por exemplo. 

Se você não quer ser deselegante em um evento tão importante como o casamento, toda cor que possa ser confundida com o branco deve ser evitada. Afinal, existem muitas noivas que dispensam o branco para usarem cores similares e modernas como o marfim, champagne, ou outros tons parecidos.

Por outro lado, tons como o rosé e o champanhe podem ser usados pelas convidadas desde que não seja a cor designada para as madrinhas. 

Geralmente, a noiva costuma avisar na entrega do convite as cores restritas a serem usadas pelos convidados, ou até mesmo deixar todas as informações necessárias sobre o grande dia no site dos noivos. Por isso é muito importante conferir todos os detalhes antes de partir para o look perfeito.

Cores para vestidos de madrinhas

Antes de mais nada, ao receber um convite para ser convidada de honra é preciso identificar se a noiva designou um traje com cores específicas.

Geralmente, os convites dos padrinhos são diferenciados, pois constam informações importantíssimas sobre trajes, acessórios e até mesmo mimos que podem ou não ser usados como acessórios no dia do casamento.

Algumas noivas optam por padronizar as madrinhas com o mesmo modelo e cor de vestido, enquanto outras preferem deixar livre o modelo e definir apenas a cor do vestido, ou até mesmo deixar as madrinhas livres para escolherem seu próprio modelo e cor de vestido.

Geralmente, o que faz uma noiva definir uma cor específica para as madrinhas é fazer com que os registros fiquem em harmonia com a decoração e estilo da festa. 

Por outro lado, caso os anfitriões do grande dia optarem por deixar livre a cor do vestido, existem algumas tendências de cores de vestidos de madrinhas de casamento que prometem se destacar em 2024.

Para te auxiliar na escolha da melhor cor de vestido, separamos as 3 cores que mais estão se destacando no momento:

  • Rosa ou rosê: A tendência Barbiecore nunca foi tão popular e não há dúvida de que esta cor é uma escolha elegante, feminina e suave para as madrinhas usarem. Sempre glamorosa, procure fazer com que suas peças se destaquem além do óbvio, com detalhes especiais como toques de brilho ou cortes estratégicos.


  • Azul bebê: Um vestido azul claro é uma excelente opção. A cor suave deixa qualquer estilo super romântico e sofisticado. O segredo para acertar no visual, é escolher um vestido com renda floral que trará frescor e elegância ao seu look.


  • Verde: Para a madrinha que quer ousar na escolha do vestido, o verde é uma cor elegante e uma escolha discreta! Se você deseja adicionar um toque de moda ao seu look, opte por estilos de vestidos com babados pois agregam leveza, movimento e fluidez ao look.

Elegância e modéstia no vestuário de casamento

É possível se vestir de forma elegante de acordo com o traje designado pelos noivos.

Para isso, é preciso que os convidados se atentem no tipo de traje para que, dentre as opções de cada vestimenta, você se sinta confortável e bem apresentável para a ocasião.

Seja vestido, blusa com saia ou macacões, cada traje possui sua elegância e cabe a cada convidado escolher a melhor forma de se vestir, sem sobressair ao traje dos anfitriões da noite.

Imagem do blog Imagem do blog

Casualidade adequada: jeans e outros

Independente do dress code escolhido pelos noivos, o jeans não é adequado para casamentos, mesmo se for um casamento informal.

Esse tipo de tecido só é favorável para outros tipos de eventos informais, como um passeio no parque, um barzinho após o expediente ou uma volta no shopping, por exemplo.

Por isso, evite usar jeans em casamentos para não passar a impressão de desrespeito com os noivos.

A importância do dress code

Definir o dress code (código de vestimenta) do seu casamento é uma tarefa que garante que todos os seus convidados estejam vestidos de acordo com o que vocês imaginaram para o seu grande dia.

Por isso, é importante deixar no site dos noivos ou até mesmo no convite de casamento o tipo de traje proposto para o grande dia de vocês, noivos.

Se o seu casamento for um evento formal, o traje dos convidados será mais elegante e sofisticado, conforme as normas. Se for smart casual, existe maior liberdade na escolha de vestimentas mais informais, por exemplo. Nesses casos é muito importante os noivos definirem o traje de acordo com o estilo do casamento.

Para te auxiliar melhor, confira a seguir os 3 principais tipos sociais de dress code:

  • Traje esporte: Esse tipo de traje é mais indicado para casamentos durante o dia, mais casuais ou ao ar livre. 

Neste traje, o ideal é optar por tecidos mais leves, como algodão, malha e jeans. Geralmente, os homens usam algo mais despojado como camisa com gola polo ou redonda, calça, blazer se estiver frio e sapatênis ou sapatos mais modernos. 

Já as mulheres podem usar vestidos mais simples com sapatos de salto grosso mais baixo ou até mesmo rasteirinhas, podendo apostar em acessórios ou jóias mais simples. Além dos vestidos, camisas, saias ou calças também são bem vindos.

  • Traje passeio: Esse tipo de vestimenta é mais elegante e profissional, e é indicado para casamentos mais formais, onde os tecidos mais adequados são linho, seda, crepe, viscose e javanesa.

Os homens podem apostar em camisa de manga comprida, calça social, blazer e sapatos de couro com bicos arredondados combinando com a cor do cinto. Enquanto em casamentos diurnos a gravata não é obrigatória, em casamentos que ocorrem durante a noite ela é indispensável.

As mulheres podem apostar em vestidos curtos mais simples ou até mesmo em vestidos longos ou terninhos. Os sapatos de salto de médio para alto e bolsas mais discretas complementam o look desse traje. 

  • Traje social ou passeio completo: Esse tipo de traje é o mais comum para casamentos que ocorrem na igreja ou em espaços para eventos na cidade. Por ser um traje mais formal, ele exige tecidos mais nobres como cetim, seda e veludo.

Os homens devem usar terno escuro com camisa social branca ou azul clara, gravata branca tradicional ou outra cor discreta, além de sapatos pretos. Enquanto as mulheres podem abusar de vestidos longos ou curtos, saltos altos, clutches pequenas e jóias finas.


Destacando-se sem ofuscar a noiva

É certo que toda mulher quando vai em algum evento especial como é um casamento, procure por um look elegante e sofisticado onde possa se destacar.

Porém, é preciso se atentar no momento de se produzir, afinal, a coisa menos elegante a se fazer em um casamento é ofuscar a noiva. 

Em um casamento formal, é possível apostar em um vestido com brilho, porém opte por algo mais sutil mas que não perca a elegância do vestido, por exemplo.

O mais importante é não perder o seu estilo, mas ter sempre em mente que você nunca deve ficar mais elegante que a protagonista da noite que é a noiva.

Por fim, agora que você já sabe como encontrar o look perfeito e não errar no traje do casamento, convidamos você a conhecer o Buffet Tulipas!

Conheça o Buffet Tulipas

Com mais de 28 anos de experiência em realização de sonhos, o Tulipas é referência entre os melhores lugares para realização de festas de casamentos, bodas, festas de debutantes, aniversários e eventos corporativos em São Paulo.

O Buffet Tulipas se destaca por oferecer um atendimento excepcional e atencioso, garantindo que seu evento seja exatamente o que você sonhava. 

Sua infraestrutura versátil permite diversas configurações, oferecendo dois espaços diferentes para cada momento do seu evento, contemplando 2000 m2 para a realização do seu grande sonho.

Localizado no tradicional bairro da Mooca, em São Paulo, estamos há 5 minutos das principais artérias que ligam um ponto a outro da cidade, facilitando a chegada de seus convidados em um dos momentos mais importantes de suas vidas.

Nossa Villa Valentim possui uma arquitetura francesa que encanta os olhos de quem o conhece pela primeira vez.

Com um gazebo inédito no Brasil, ele foi projetado para comportar até 250 convidados sentados confortavelmente em formato cerimônia. Pensado justamente para que todos os seus convidados possam presenciar o momento mais aguardado da cerimônia: o momento do SIM!

Nas laterais do nosso gazebo de vidro, possui três saídas para o nosso salão principal, onde seus convidados poderão desfrutar de um ambiente elegante e repleto de momentos inesquecíveis que ficarão registrados para sempre na memória de cada um.

Além disso, nosso foyer é destaque para nosso gigantesco lustre de cristal de meia tonelada, que deixa a entrada do nosso salão imponente e muito encantador para lindos registros.

Vale a pena conhecer cada cantinho da nossa casa francesa.

Então não deixe de falar com um de nossos projetistas e venha se encantar com o que temos a lhe oferecer nesta data tão especial de suas vidas.

Te esperamos!


28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.