9 passos para definir o orçamento para sua festa de casamento

CASAMENTO

E esse é um assunto que pode fazer com que a gente perca o sono, mas só se não houver um bom planejamento de casamento e também um guia que possa tirar todas as suas dúvidas com relação a esse assunto.


Pensando nisso é que pensamos nessas dicas com relação a um importante e essencial item do casamento: o orçamento da festa!


Vamos lá?


1. Por onde devo começar a fazer meu orçamento da festa?

Pode parecer simples, mas esse passo é essencial para a organização de tudo que diz respeito ao casamento e principalmente ao orçamento da festa: fazer uma planilha do casamento com todos (ou pelo menos os principais) itens que não podem faltar na sua celebração.


Além disso, se vocês já têm um valor aproximado do investimento que será feito, insira esse número na planilha, assim o controle será muito mais eficaz para que vocês não saiam do planejamento.


Mas, se vocês não têm um valor definido ou ele está em aberto, é possível encontrar em alguns sites, um simulador de orçamento para casamento que é uma espécie de calculadora com os gastos básicos de um casamento, para que vocês tenham a ideia de quanto mais ou menos deve ser investido.


Vale a pena conhecer essa ferramenta! 


Outro detalhe que jamais deve ser esquecido é a época em que será realizada a cerimônia e a festa! Sabemos que em algumas épocas do ano as datas ficam muito mais concorridas, como por exemplo férias ou o mês de maio, conhecido como mês das noivas.


Por isso, também tenha em mente uma data aproximada e insira no seu orçamento da festa! Se houver dúvida, faça duas ou mais planilhas e veja como o dia pode interferir na sua escolha final!

Imagem do blog Imagem do blog

2. Qual o tamanho do seu sonho?

Será uma cerimônia intimista para ou para muitas pessoas? Quem você vai convidar que não pode ficar de fora desse momento de jeito nenhum?


A lista de convidados é um importante passo para planejar o orçamento da festa, pois cada pessoa a mais pode fazer diferença no valor total dos gastos com o casamento. Por isso, você deve começar a pensar em quantas pessoas poderão ser convidadas, mesmo antes de pensar nos nomes.


Afinal, isso também vai definir a capacidade do local em que acontecerá o evento, o buffet, cardápio e as lembrancinhas. Ou seja, é um dos passos mais importantes para fazer o orçamento da festa de maneira eficaz.


Uma dica é sempre contar com 10% a mais do número de convidados, dessa maneira não corre o risco de haver grandes prejuízos ou faltar algo. 


Outro serviço que deve ser levado em consideração com relação aos convidados é a confirmação de presença, pois assim vocês poderão ter mais segurança com relação a quem vai ou não comparecer ao seu Grande Dia.


3. Onde a magia acontece: escolhendo o salão de festas

Então, o número de convidados foi definido e vocês já podem passar para o próximo passo: escolher o local da festa! Que é um dos principais investimentos do seu orçamento e que, assim como todos os aspectos, deve ser escolhido com muita calma.


Como o casamento de vocês é um momento único, com certeza merece um lugar que faça jus à essa importância, não é? Mas atenção, não feche o contrato na primeira visita ou pesquisa na internet! Busque por um local que tenha boa reputação, preencha todos os protocolos de segurança e tenha uma equipe que esteja sempre à disposição para atender suas necessidades.


Além disso, muitos salões possuem pacotes de serviços que podem facilitar e muito a vida dos noivos que estão sempre cheios de tarefas. Eles geralmente incluem buffet, fotógrafos profissionais, decoração e algumas atrações, como DJ e Bartenders e podem ser personalizados de acordo com o que vocês desejam!

Imagem do blog

4. O investimento em um Buffet de qualidade

Juntamente com o aluguel do salão, vestido de noiva, decoração e a fotografia, o buffet é um dos itens que necessita mais investimento e por isso deve ser um dos primeiros da lista do orçamento da festa.


Se você optou por não fazer um pacote e sim por buscar um serviço de buffet à parte, recomendamos que, além de pesquisar e pedir recomendações, conheça bem o cardápio do lugar e veja se possuem todos os pratos que vocês pretendem servir ou se podem fazer adaptações.


Nossa melhor dica é: por mais que seja recomendado, sempre confira se o lugar pode te atender da maneira que vocês precisam. Já pensou em ter que trocar o serviço no meio do planejamento? Ninguém quer essa dor de cabeça, não é? Além de mexer em todo orçamento!


5. Registrando os grandes momentos

Atualmente todo mundo tem um celular que faz ótimas fotos e vídeos, mas com certeza vocês querem mais que esses simples registros!


Por isso, investir em um fotógrafo de qualidade faz toda a diferença! Com técnica, conhecimento sobre luz, melhores poses e experiência, esse profissional será o responsável por eternizar os melhores momentos da sua vida, seja em formato digital ou em fotos impressas.


Não deixe de pesquisar até descobrir um que tenha o seu estilo e lembre-se que é um investimento que estará presente pela vida toda!


6. Assessoria de casamento: a ajuda que faz toda diferença

São muitos detalhes que vocês precisam pensar, mas com certeza existe uma maneira de deixar tudo mais simples para que vocês aproveitem melhor esse período de preparação: a contratação de um serviço de assessoria de casamento.


Atualmente, a assessoria deixou de ser luxo e passou a ser necessidade no momento de planejar festas de casamento, afinal são pessoas competentes trabalhando para que seu momento seja inesquecível e de uma maneira que o seu orçamento não fique comprometido.


Por isso, buscar por um serviço de assessoria também deve estar no topo da lista, se não no primeiro lugar, pois eles geralmente possuem contatos de confiança e podem recomendar outros fornecedores essenciais.


Nossos parceiros da Jah! Eventos prestam serviços de assessoria especializada em casamentos e com certeza podem dar a vocês todo o apoio necessário nesse momento tão especial, e é isso que vocês precisam, não é?


7. Qual o seu estilo?

Quando falamos em estilo, queremos dizer decoração ou até o tema que você escolheu para o seu casamento e, apesar de muitos preferirem o tradicional, alguns casais gostam de inovar em suas festas.


O que é mais exclusivo e consequentemente vai deixar sua festa muito mais interessante! Já pensou?


E exclusividade é algo que todo mundo quer, não é mesmo? Por isso, é imprescindível que o item decoração esteja no seu orçamento da festa e ocupe uma boa parte dele, afinal, quanto mais personalização, mais investimento.


Conversem entre si sobre o que os dois esperam sobre a decoração e vejam o que de melhor escolher para essa data, quais serão as flores, arranjos de mesa, luzes, cores que serão utilizadas entre muitos outros detalhes. O importante, acima de tudo, é que vocês concordem em cada item da lista.

8. Trajes para um casamento perfeito!

Além dos noivos, se tem um personagem que se destaca bastante tanto na cerimônia como na festa é o vestido. E ter um vestido incrível é um dos sonhos de todas as noivas! Por isso, muitas investem em modelos cada vez mais exclusivos, feitos por estilistas ou até mesmo encomendados do exterior.


Como nem sempre é possível prever o gasto exato, o recomendável é sempre buscar uma base de preços ou definir o teto do gasto com o vestido de casamento! Não esquecendo que ainda tem o terno do noivo para ser definido.


9. Outros serviços que devem entrar no orçamento da festa

Para finalizar, não devemos esquecer dos pormenores que muitos casais não dispensam em suas festas, como por exemplo, atrações, lembrancinhas e até mesmo transfer, para os convidados que moram distantes do local.


Hoje em dia é muito comum que festas, no geral, tenham cabines de fotos ou outros tipos de atrações que deixem o momento muito mais divertido. E apesar de não ser algo obrigatório, é um mimo para seus convidados que estão ali para compartilhar o momento com você! 


Já o transfer, é ideal para quem tem convidados que moram longe ou possuem dificuldades em se locomover. É uma maneira de mostrar a eles que você se importa com a presença e que faz questão de tê-los na sua festa, porém não é um serviço essencial.


As lembrancinhas são unanimidade e sempre estão presentes, por isso, de todos os serviços extras aqui, é o que deve ser pensado bem no início do planejamento e de acordo com o número de convidados, para que ninguém fique sem a sua! 


Além disso, recomendamos sempre ter um valor extra no orçamento da festa para possíveis imprevistos, afinal, sabemos que eles podem acontecer, não é mesmo?


Mas para que eles sejam mínimos, vocês podem contar com uma equipe qualificada de profissionais que, há muitos anos, se dedicam a transformar sonhos em realidade. Entre em contato com nossos especialistas e  descubra o que podemos fazer por vocês!


Ficou mais alguma dúvida com relação ao orçamento da festa? Comente aqui que vamos adorar responder suas perguntas!

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.