Sapatos para a noiva: saiba como escolher

CASAMENTO

A partir do momento que nos tornamos noivas, muitas dúvidas surgem a respeito da organização e definição dos itens do casamento, e uma delas é sobre a escolha do sapato para noiva.

Embora seja um item muito importante do look da noiva, beleza não é um dos pontos principais para decisão, é preciso levar em consideração o conforto e a elegância no momento da escolha.

Por esse motivo, a escolha do sapato da noiva deve estar em harmonia com o modelo do vestido, bem como o estilo, local e horário do casamento.

Pensando nessa decisão tão importante do look, separamos algumas dicas de quando é o momento ideal para escolher o sapato da noiva, bem como os principais fatores para serem levados em consideração no momento da escolha do sapato ideal. Confira!

Imagem do blog Imagem do blog

Quando é o melhor momento para comprar o sapato da noiva?

Com certeza essa é uma das principais dúvidas de muitas noivas, não é mesmo?

Diferente do que se pensa, o melhor momento para a escolha e compra do sapato da noiva é quando o vestido já estiver definido.

Após a definição do vestido, é comum o estilista solicitar para a noiva trazer para as provas do vestido o sapato que será utilizado no grande dia. 

Isso porque o sapato da noiva é o complemento do look da noiva e deve estar sempre em harmonia com o modelo do vestido escolhido e com os demais acessórios como brincos, gargantilhas, penteados e acessórios de cabelos.

Dessa forma, existem vários fatores para ajudá-la a encontrar o modelo de sapato ideal, sendo eles:


Comprimento do vestido da noiva

O comprimento do vestido da noiva pode influenciar no estilo do sapato. Ou seja, um vestido mais curto, por exemplo, combina com sapatos mais abertos, cobertos por pedras preciosas e/ou bordados. 

Por outro lado, os vestidos mais longos são ideais para serem usados com sapatos fechados no estilo peep toes, pois garante harmonia por possuírem formatos de pontas de bicos. Afinal, um sapato aberto com um vestido longo pode dar a impressão que você está descalça.

Mas é claro que, a escolha de como será o seu sapato vai depender também da sua personalidade.


Estilo, local e horário do casamento

É muito importante se atentar ao estilo, local e horário do casamento para então definir o modelo de sapato de noiva ideal.

Sapatos com pedras preciosas ou com brilho combinam com casamentos noturnos, enquanto para cerimônias realizadas durante o dia, os melhores modelos de sapatos são aqueles sem muito brilho, porém com tecidos nobres ou até mesmo detalhes diferenciados, como por exemplo, um laço artesanal.

Mas é claro que o sapato também precisa estar em harmonia com o vestido da noiva, que deve seguir o mesmo critério de escolha e levar em consideração o estilo, local e horário do casamento.

E isso não é tudo!

O local da cerimônia e da festa é fator importantíssimo para a definição do sapato, já que sapatos com salto alto ou finos não combinam com casamentos ao ar livre como por exemplo, na praia ou no campo, por possuírem pisos irregulares.

Diferente de um casamento na cidade, que muitas vezes, combina com a maioria dos modelos de sapatos de noiva.


Modelo do vestido de noiva

Parece bobagem, mas o modelo do vestido de noiva influencia diretamente na escolha do sapato, isso ocorre porque o look da noiva precisa estar em harmonia com todos os itens que compõem o look.

Sendo assim, um vestido com muitos detalhes e pedras preciosas pedem sapatos lisos ou com enfeites mais modestos. 

Enquanto para os vestidos com bordados ou modelos mais minimalistas é possível deixar o charme do look nos sapatos. Isso pode ser feito através de um detalhe especial no calçado.


Personalidade e estilo da noiva

Além de levar em consideração todos os fatores citados acima, não deixe de lado o seu estilo e personalidade.

Diante de todas as dicas para a escolha do melhor calçado, você encontrará o seu modelo de sapato ideal que combina com todos os detalhes do seu grande dia, sem deixar de lado a sua personalidade.

Por isso, não deixe de visitar várias lojas e provar todos os modelos que lhe agrade para te ajudar nessa decisão tão importante do look.


Imagem do blog

Altura ideal do salto

Embora o salto seja sinônimo de elegância, é importante saber que o tamanho do salto pode influenciar no conforto do seu grande dia.

Lembre-se que o caminho até o altar é cheio de emoções, por isso não adianta encontrar o sapato com o salto mais lindo do mundo se você não consegue ficar em pé de forma confortável por muito tempo.

Por isso, não esqueça que o salto influencia no equilíbrio da noiva, então deve-se levar sempre em consideração a estatura da noiva para conseguir equilibrar elegância e conforto nesse momento tão especial da sua vida.

Por outro lado, existem noivas que não possuem o costume de utilizar saltos altos, e muitas vezes, acabam ficando preocupadas em como escolher o tamanho ideal do salto. 

Pensando nisso, se você não está acostumada a usar salto ou quer um modelo sofisticado, porém confortável, o ideal é optar por modelos que possuem de 9 a 11 cm de salto.

Mas, antes de mais nada, o importante é sempre provar os modelos e definir se é o que você realmente procura e se sente confortável.

Muitas lojas dão 30 dias para troca do sapato após a compra, então não deixe de levar o seu sapato para provar com o seu vestido. Dessa forma, é possível imaginar como será no grande dia e se é o que você realmente estava procurando.


Por que o conforto é importante na hora de escolher o sapato

A personalidade e a altura da noiva costumam ser as primeiras considerações na escolha do sapato para o grande dia. 

Embora muitas noivas não querem abrir mão do salto alto, um fator muito importante e que não deve ser esquecido no momento da definição do sapato de noiva é o conforto. Afinal, além de estar linda no dia do casamento, também é importante que a noiva consiga aproveitar essa data tão importante do início ao fim, e precisa se sentir confortável principalmente no momento da valsa ou da abertura da balada. 

Por isso, esse problema pode ser resolvido usando um salto médio, salto largo, meio salto ou, se preferir, escolher um segundo modelo de sapato de noiva que seja mais confortável, ou seja,  com pouco ou sem salto para o momento da dança.

O ideal é escolher aqueles modelos que mais lhe agradam, provar e andar com ele, dessa forma, você vai conseguir identificar se o modelo é confortável e se combina com você.

Lembre-se que o sapato é parte fundamental do look da noiva e além de elegante, precisa ser bem confortável para que você se sinta deslumbrante desde o início da cerimônia até o fim da festa.

Como o estilo do casamento influencia no sapato da noiva

Atualmente, existem diversos modelos de sapatos de noiva para você escolher e, cada um deles, combina mais com determinados estilos de festa.

Por isso, antes de escolher o sapato da noiva é preciso identificar qual modelo combina melhor com o estilo do casamento escolhido, bem como o local que será realizado o grande dia.

Por exemplo, em um casamento no campo deve-se levar em consideração a presença de grama e terra, por isso o ideal é escolher sapatos com salto grosso e mais fechado. 

Diferente de um casamento realizado em uma igreja ou salão de festas que a noiva pode usar saltos mais altos e mais finos para combinar com a ocasião. 

Por outro lado, se o casamento for realizado na praia, por exemplo, a noiva pode até se casar descalça, trocando o sapato de noiva pelas chamadas  jóias para os pés.

Dependendo do estilo do casamento, a noiva também pode trocar de vestido e de sapato durante a festa, sendo que o segundo modelo de sapato pode ter salto mais baixo que o primeiro, ser trocado por uma rasteirinha ou se a noiva for mais moderna, até mesmo um tênis pode substituir o salto alto. Tudo é questão de gosto!

O mais importante é aproveitar o seu grande dia do início ao fim, de forma confortável.


Agora que você já sabe identificar qual é o melhor sapato de noiva para compor o look do seu grande dia, chegou o momento de conhecer o Buffet Tulipas e se imaginar realizando o seu casamento dos sonhos com uma equipe de excelência, num espaço encantador!


Conheça o Buffet Tulipas

Localizado no tradicional bairro da Mooca, em São Paulo, nossa casa francesa, a Villa Valentim, possui dois espaços deslumbrantes para realização de cerimônias e festas de casamento com uma arquitetura de tirar o fôlego.

Com um Gazebo de Vidro inédito no Brasil, possui uma estrutura majestosa para realização de cerimônias e é um dos cenários mais encantadores de São Paulo.

O salão de festas foi projetado para impactar com sua beleza francesa e seus mais grandiosos lustres de cristal, que deixa o ambiente ainda mais especial. 

Apesar de serem dois espaços encantadores, os dois ambientes são interligados, ideal para realização de cerimônia e festa no mesmo local. Dessa forma, o conforto dos seus convidados é garantido!

E tem mais!

Nossa Villa Valentim possui um foyer impactante. Logo na entrada você já se depara com um lustre de cristal de meia tonelada e vitrais de espelhos que transmitem muita elegância e sofisticação para quem o conhece.

Sem dúvidas é um dos locais mais encantadores de São Paulo, além de possuirmos uma equipe de excelência, alta gastronomia e projetos completos personalizados para que o seu grande dia se torne exclusivo!

Entre em contato com um de nossos especialistas em eventos e venha nos conhecer sem compromisso!

Te esperamos!

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.