Serviço Franco-Americano ou à Inglesa? (Conheça as diferenças e como escolher!)

GERAL

Esses dois são os tipos mais comuns em festas brasileiras e também os mais oferecidos por casas de festas e buffets.


Para escolher bem, primeiramente, é necessário ter todos os detalhes da festa em mente, bem como o número aproximados de convidados, tipo de festa e estilo dos organizadores.


Além desses fatores, é importante também saber qual a impressão que a festa deverá imprimir: informal ou formal, espaço disponível no local e o tipo que o salão de festa disponibiliza.


Pode parecer muita coisa para pensar e decidir mas, conhecendo as vantagens e desvantagens de cada um, a sua festa vai ter o melhor serviço de buffet para suas necessidades.

Imagem do blog Imagem do blog

Tipos de serviço de buffet: serviço franco- americano ou à inglesa?

Serviço franco-americano
O que é?

Esse tipo de serviço de buffet, o franco-americano, é a junção de dois outros tipos: à francesa e o americano.


O Americano é o mais informal dos serviços de buffet, inclui buffet coquetel, finger foods, e os pratos e talheres ficam do lado das ilhas gastronômicas. 


Desse modo, o serviço americano funciona como um restaurante self-service.


Quando falamos em serviço à moda francesa, esse é bem mais tradicional, no qual os convidados podem escolher em um menu e o garçom leva os pratos até eles. 


Geralmente possuem 3 opções e são servidos os canapés, a entrada, o prato principal, a sobremesa e o café.


Já no serviço franco-americano significa que as comidas ficam em ilhas de réchauds, que podem estar concentrados em um local ou também em ilhas que mantém os pratos quentes e frescos.


Além disso, ficam disponíveis garçons para que o menu seja explicado e uma equipe que os ajudam a se servir.


Eles também são responsáveis por servir as bebidas, repor as comidas e retirar os pratos das mesas.


Logo após o jantar, as travessas com os pratos principais são retiradas e a sobremesa é servida.


Por essas características, ele é considerado um tipo semi-formal.

Imagem do blog

Vantagens e desvantagens do serviço franco-americano


O serviço franco-americano é um dos tipos mais comuns no Brasil, e é o que mais dá autonomia para o convidado. Contudo, não é o mais sofisticado.


Além disso, ele atende um número maior de pessoas, como em festas de 15 anos e também casamentos. Por ser mais dinâmico, é bastante indicado para eventos informais.


É também um dos serviços com menor custo envolvido, devido à menor contratação de equipe para servir e da cozinha, a qual não precisa preparar a apresentação do prato antes de servi-lo.


Devido a isso, é muito importante ao fechar contrato com o local da festa, ter o número exato ou mais aproximado possível de convidados, para que a festa aconteça da melhor forma possível.


Outro ponto que deve ser levado em consideração ao escolher o serviço franco- americano é a inevitável formação de filas. 


Para evitar, alguns locais possuem mais de uma ilha, e também uma equipe que coordene todos os convidados. A garantia de um serviço executado com perfeição se faz pela existência de uma equipe de produção especialista no local.


Convidados mais idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida podem se sentir um pouco prejudicados em um buffet franco-americano.


Já que dependerão de alguém para auxiliá-los ou para buscar o prato. 


Nesse caso, é válido pensar nas pessoas idosas e com deficiência física nos eventos, realizando se possível um serviço misto, à inglesa para esses, e franco-americano aos demais.


À inglesa

O que é?

O serviço de buffet à moda inglesa é bem formal e apreciado por convidados e anfitriões mais exigentes, devido a relação com a etiqueta formal à mesa: com talheres específicos, pratos em porções fracionadas e decoradas, e o melhor: sem levantar da mesa.


Devido a essa formalidade, os pratos são sempre servidos pelo lado esquerdo do convidado.


Além disso, o serviço à inglesa pode ser em duas modalidades: direto, quando os garçons levam os pratos já prontos da cozinha.


 E o  indireto, no qual o garçom leva um carrinho com as comidas e as prepara na frente dos convidados, o que é muito utilizado em pratos flambados.


É possível também que o garçom leve os pratos e sirva o convidado na hora, na quantidade desejada.


Se o anfitrião desejar ele pode optar por um serviço à italiana, com dois tipos de pratos principais. A nossa dica é: aposte em pratos coringas! 


Ou seja, em pratos que agradem os dois públicos, como um prato com carne e outro vegetariano.


É um dos tipos de serviços de alimentação que indicamos em eventos corporativos de confraternização, comemoração de bodas de casamento e festas com menor número de pessoas, até 350 no máximo.

Imagem do blog Imagem do blog

Vantagens e desvantagens do serviço à inglesa

Se no serviço franco-americano podem ocorrer filas, no buffet à moda inglesa elas não acontecem, já que os convidados não se levantam para se servir. 


E também ao contrário do outro serviço, convidados idosos, com crianças e com mobilidade reduzida sentem-se mais à vontade, já que poderão escolher o seu prato.


O prato é montado como um restaurante à la carte, com um visual tão incrível como o sabor!


Outra vantagem é o não desperdício de comida, já que os pratos são padronizados ou os convidados escolhem na hora o quanto vão comer.


Os garçons devem servir uma média de 20 convidados e isso deve ser levado em consideração na hora de contratar esse serviço.


Os garçons e staff da cozinha precisam ser ágeis para conseguirem servir a todos sem que um convidado se sinta prejudicado pela demora.


Fazendo com que o prato chegue à mesa com a apresentação padrão, sabor e temperatura correta.


Em outras palavras, é um serviço bem mais delicado e que pode ser mais caro, dependendo da quantidade de pessoas. 


E caso aumente o número de convidados, o mais esperado é que o valor aumente também.


Sob o ponto de vista dos convidados, eles podem se sentir um pouco acanhados por terem que depender do garçom para repetir o prato. 


Mas se o buffet for conceituado, a equipe estará habituada a passar mais de uma vez o mesmo prato, até que todos sintam-se satisfeitos.


Por qual serviço optar?

Conheça seus convidados, seus costumes e, se possível faça uma pesquisa com os mais íntimos, para saber deles qual o serviço preferido, e se está de acordo com os seus desejos.


Alinhe suas expectativas com as dos convidados para que todos tenham um momento inesquecível e agradável. 


Afinal, a gastronomia é entre as partes mais importantes e comentadas sobre seu Grande Dia.


Uma dica importante é tirar as dúvidas com o buffet contratado, afinal, são pessoas que trabalham há muito tempo com festas e sabem qual serviço pode ser o melhor para seu evento.


Preparar uma festa é muito mais agradável quando encontramos as dicas certas, não é mesmo? 


Ainda tem alguma pergunta? Deixe um comentário no post, a equipe do Buffet Tulipas tem 25 anos de experiência e vamos ter prazer em tirar todas suas dúvidas.

---

Seu Grande Dia com uma equipe apaixonada por Realizar Sonhos. Solicite o contato de um Especialista Tulipas e saiba mais sobre nossos Espaços e Alta Gastronomia.

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.