Eventos Corporativos / 8 tipos de eventos corporativos para te inspirar!
Para cada objetivo existe um evento corporativo que encaixa em suas necessidades, descubra aqui qual é o melhor tipo de evento corporativo para sua empresa!

8 tipos de eventos corporativos para te inspirar!

Os eventos corporativos são grandes ações de marketing que servem para promover a empresa ou um produto, atrair novos clientes, fidelizar os antigos e também estreitar laços entre colaboradores. Para cada objetivo, existe um evento corporativo que encaixa em suas necessidades, por isso é importante conhecer os vários tipos de eventos corporativos para que você o nomeie corretamente e atinja suas expectativas.

Qual é o melhor evento corporativo para mim?

Quantos convidados o seu evento vai ter? Serão quantas horas de duração? Qual o público alvo? Essas e outras questões precisam ser respondidas antes de decidirem qual desses eventos corporativos que é o melhor para sua empresa.

Congressos

São grandes eventos e que podem ser regionais, nacionais e internacionais. Geralmente reúnem entidades e associações para promover um produto, marca ou uma ideia para os seus participantes, que podem ser público interno ou externo e possuem uma temática que está presente em todas as apresentações.

Por ser de longa duração (de um fim de semana a uma semana inteira), o local geralmente é bem amplo e em um hotel ou centro de conferência para que as pessoas se sintam confortáveis.

Workshops

Os workshops são tipos de eventos corporativos mais comuns, pois servem como um treinamento rápido para funcionários que precisam aprender uma nova funcionalidade, apresentar produtos, ou técnicas para aumentar a produtividade no trabalho. 

Por serem curtos, geralmente as informações são rápidas e com material para que o participante possa consultar e aprofundar os conhecimentos. Também pode ser utilizado para a reciclagem dos funcionários.

Seminários

O seminário é um evento com tema definido e número limitado de participantes que já possuem conhecimento prévio sobre o assunto. É um evento para fomentar o debate ou gerar discussões acerca de um tema, com um orador mediador – que geralmente é um especialista no assunto- e três fases distintas: exposição, discussão e conclusão.

Ele pode ser de curta duração -algumas horas- ou de longa – dias ou semanas-.

Palestras

As palestras podem estar reunidas, como nas conferências, ou também podem ser separadas, em dias e em menor duração, de uma ou duas horas. Um especialista vai até o local falar sobre o tema, nem sempre de maneira profunda, porém de maneira instrutiva que aguça o interesse de pesquisar mais sobre o assunto posteriormente.

Podem ser motivacionais e voltadas para a equipe, como forma de reunir mais as pessoas, criar ou fortalecer o espírito de equipe.

Eventos sociais

Podem ser separados em vários tipos de eventos corporativos como: festa, confraternização, premiações e homenagens. Em comum eles têm o objetivo de estreitar mais os laços entre funcionários, colaboradores, clientes atuais e prospectar novos.

É um momento divertido, mas de extrema importância para que a equipe se mantenha unida, trabalhando o âmbito motivacional. Se for voltado ao público externo, como clientes, ajuda a melhorar a imagem da empresa como um todo.

Fórum

O fórum é um tipo de evento corporativo com muitas pessoas e que permitem participação ativa de todos. Um ou mais especialistas da área são convidados para expor os assuntos e organizar a participação dos convidados. 

Podem durar um dia ou mais e seu intuito é promover um debate ou ideias, que podem ser revistadas e interpretadas para serem aplicadas no seu ambiente de trabalho.

Feiras

Grandes feiras são estratégias extremamente eficientes de marketing off line, pois ocorre um contato muito maior entre cliente e empresa, por meio de exposições, materiais impressos e promotores.

As feiras são vitrines dos produtos e da marca de grande alcance que podem durar dias e por isso muitas pessoas percorrem visitando os estandes que os interessam, por isso é importante investir em mídia de qualidade, para que o futuro cliente se interesse, primeiramente pelo visual e entre para conhecer os produtos.

Se o espaço for dividido com concorrentes do ramo, é possível observar as estratégias e seus lançamentos.

Aqui, o objetivo é a prospecção de novos clientes e formar novas parcerias.

Lançamentos

Nesse tipo de evento o intuito é promover o lançamento de um produto, um novo conceito ou até mesmo mudanças na empresa. Pode ser voltado para o público interno – funcionários- e externos -clientes, fornecedores-. Geralmente são realizados, primeiramente, para um público interno, para valorizar o trabalho da equipe e realizar uma sondagem de público.

Podem dispor de espaço físico para clientes mais fiéis e outra tendência é a transmissão via Streaming, para ampliar o alcance.

Um bom exemplo são os lançamentos da marca Apple, que reúnem milhões de pessoas pessoalmente e virtualmente.

Esses são alguns dos tipos de eventos corporativos mais importantes e que dão um retorno para a empresa que quer se promover. Para todos os formatos existe um projeto excelente no Tulipas. 

Seja com poucos ou muitos convidados, você com certeza pode contar com a nossa equipe para a realização do seu evento corporativo.

Você gostou de saber mais sobre os vários tipos de eventos corporativos? Ficou interessado ou tem algum tema que gostaria de ler no nosso blog? Deixa sua opinião nos comentários! E não esqueça de nos seguir nas redes sociais: Instagram, Facebook e Youtube.