O que é debutante: 5 tradições da festa que você precisa conhecer

DEBUTANTE

O que é Debutante?

O termo “debutante” vem do francês “débutante”, que significa “iniciante”. A tradição de debutantes tem suas raízes na Europa, especificamente na França, onde jovens mulheres eram apresentadas à corte para serem vistas por possíveis pretendentes.


Imagem do blog Imagem do blog

As tradições da festa de debutante mais famosas

Antes mesmo de pensar nas tradições, é ideal que você saiba que a festa deve refletir a sua personalidade e seu jeito de ser, ou seja, se você for uma menina mais tímida, não se sinta obrigada a fazer algo que te deixe desconfortável. E depois, o tema da sua festa, para que você possa escolher qual combina mais e assim criar um ambiente mais harmonioso!

- A tradicional valsa de quinze anos

Não poderíamos começar a nossa lista sem falar sobre uma das mais conhecidas tradições da festa de debutante, afinal, desde o início desse costume até os dias de hoje ela está presente na maioria das festas por ser um momento emocionante tanto para quem assiste, como para a garota e seu pai (ou figura paterna).


O momento da Valsa de 15 anos é pensado para ser inesquecível em todos os detalhes, como por exemplo a troca do vestido – de um mais simples, para outro modelo exuberante -, a escolha da música que geralmente é uma valsa clássica, e também a iluminação, que cria um clima especial ao dar  foco no par, entre muitos outros.


Isso tudo deve-se ao fato que a valsa, mesmo depois de séculos de tradição, ainda é um rito de passagem da infância para a maturidade e o pai, que sempre esteve presente, participa desse momento de transformação. Após a primeira dança, é comum a dança com outros parceiros, como o avô, padrinho, irmão ou namorado.


Nos dias de hoje, algumas meninas incluem até mesmo a mãe na valsa, para mostrar que ela também é importante para esse momento como o pai.

Imagem do blog

A tradição dos 15 casais


Apesar de ser uma tradição que já não é muito usual nas festas de debutantes, algumas meninas ainda gostam de ter esse momento com suas amigas e amigos, pois é uma maneira de mostrar o quanto elas são importantes e que você faz questão de dividir esse momento com pessoas especiais!


E esse momento acontece logo após a valsa principal, formando um grande baile à moda antiga: durante a dança da debutante, os 15 casais seguram uma vela acesa que, aos poucos serão apagadas pela debutante, representando os anos que se passaram. Assim, ao apagar da última vela e ao fim da dança, todos os casais entram no salão e dançam! 


Sem dúvidas é um momento incrível e também cheio de emoções! Ideal para quem quer uma festa mais tradicional.


A troca da boneca ou sapato

Assim como a valsa, essa é uma tradição de festa de debutante que simboliza o crescimento e transformação da garota. Apesar da tradição da troca da boneca não ser tão comum como nos anos 80 e 90, é um momento muito especial e repleto de emoção!


Nele, a debutante entra no salão com uma boneca, que pode ser a que ela gostava de brincar na infância ou outra caracterizada com um vestido parecido com o seu e, do outro lado, entra uma garotinha com o par de sapato. Ao encontrarem-se elas trocam os seus objetos, a menina fica com a boneca e a aniversariante troca suas sapatilhas por um sapato de salto, simbolizando a mudança de fase!

Coreografia com as amigas

Um hábito que se tornou uma tradição de festa de debutante recentemente é a dança com as melhores amigas! E ela pode acontecer tanto na abertura da balada – que acontece após a valsa – ou pode até mesmo substituir a valsa!


E isso pode acontecer de várias maneiras! Uma das mais interessantes, sem dúvida é realizando um flashmob, mas se você quiser algo mais tradicional, chame suas amigas para o centro do salão e escolha uma música que seja especial para vocês!


Para ficar tudo muito mais organizado, é essencial conversar com a sua assessoria e cerimonial de festas e acertar todos os detalhes, até mesmo as aulas de dança, caso seja necessário. Afinal, você quer tudo perfeito, não é mesmo?


Você pode confiar em nosso parceiro Marcelo Redondo Assessoria em Eventos para que sua festa seja o sonho que você sempre sonhou! Sua equipe vai acompanhar cada passo do seu Grande Dia até o final da festa, com um atendimento excelente!

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.