Debutante / Tudo sobre a cerimônia de troca da boneca e entrega da joia

Tudo sobre a cerimônia de troca da boneca e entrega da joia

As festas de debutantes são repletas de emoção tanto para os convidados, como para a aniversariante e sua família, afinal além de um momento de alegria, também é um momento no qual acontecem alguns rituais de passagem, como a tradicional entrega da boneca ou da joia.

Esses rituais simbolizam o crescimento e o amadurecimento da aniversariante, que a partir daquele momento deixa de ser menina para se tornar mulher, ter mais responsabilidades e tomar melhores decisões.

Por isso, é comum ver que pais e familiares sintam extremamente emocionados, pois acompanharam toda a vida da aniversariante e agora presenciam essa grande transformação!

A entrega da joia ou a troca da boneca (menos comum hoje em dia), é um desses rituais que deixam essa simbologia da passagem bem claro, mais até que a famosa valsa!

Se você quer saber do porquê e como prepará-la, continue a leitura e conheça mais sobre essa linda cerimônia!

Origem e significado da troca da boneca/ joia

significado troca de boneca

Apesar de não ser um ritual tão antigo como a tradicional valsa, a troca da boneca ou a entrega da joia ficou bastante comum em festas a partir dos anos de 1980, até os dias de hoje.

A boneca é um brinquedo tipicamente feminino e que as maiorias das meninas tiveram em sua infância. Muitas até guardam as suas favoritas como uma recordação. 

Por outro lado, a festa de debutante simboliza a passagem da menina para uma jovem adulta. Por isso, ao levar a boneca para ser trocada na festa, mostra que a garota está pronta para deixar a infância para trás e começar um novo momento na vida.

Mesmo que, tradicionalmente, a troca da boneca aconteça em aniversários de 15 anos, as festas de 16 anos – ou Sweet sixteen – têm ficado muito comuns no país todo, mesclando rituais comuns nos Estados Unidos e Canadá com os nossos.

Por isso, caso esteja preparando uma festa de Sweet Sixteen, você pode conversar com o seu cerimonialista ou assessor para incluir esse momento único e inesquecível em sua festa, ou inová-lo com o momento da entrega da joia!

Como deve ser a boneca?

Essa é uma dúvida que pode ser bem comum para quem planeja fazer essa cerimônia, afinal, será que tem alguma regra na escolha da boneca da debutante?

Geralmente as bonecas mais utilizadas são as Barbies, pois além de lindas e famosas, são as preferidas de quase todas as meninas, mas não é só por isso: algumas meninas gostam de vestir as bonecas com uma réplica do seu vestido de debutante, e muitos estilistas desenham essas réplicas, o que torna tudo ainda mais interessante!

Contudo, algumas garotas gostam de deixar esse momento com um toque a mais de inocência e preferem escolher uma boneca de pano, ou que lembre um bebê, pois remetem à infância de uma maneira mais lúdica; uma vez que, para muitas, essas são as primeiras bonecas que ganham como presente.

Uma terceira opção, e mais emocionante para todos, é escolher uma das bonecas que realmente fizeram parte da sua infância. 

Dessa maneira, o simbolismo carregado no objeto é muito maior, já que a aniversariante teve realmente uma vivência, compartilhou momentos felizes e ao entregar a boneca, deseja que quem receba tenha as mesmas experiências!

Criando clima para o momento

troca de boneca

Se você escolheu fazer a cerimônia da troca da boneca, com certeza quer que seja emocionante e que fique marcado para sempre, não é?

Então, para que isso aconteça, é necessário criar um clima especial com a ajuda de recursos como iluminação e música!

A música é uma grande aliada para criar o clima ideal, não é a toa que, hoje em dia, adoramos fazer playlists para cada momento nosso: para dias alegres, ou para os momentos que precisamos ficar mais focados, ou para lembrar de algo importante.

Por isso, é importante escolher alguma música para a cerimônia da troca da boneca (ou caso opte pela entrega da joia) que tenha significado ou que se refere à infância. Mas se você preferir, você pode escolher algumas das preferidas para esse momento, veja essas dicas:

É comum que algumas meninas também escolham somente músicas instrumentais para esse momento, ou até mesmo elejam músicas diferentes para a sua entrada, a passagem da boneca e também para a saída.

É importante que essa transição seja feita de maneira mais natural possível, para que mantenha o clima leve, bonito e único da cerimônia.

O grande momento da troca da boneca

O comum é que a troca da boneca aconteça antes da valsa, assim como a entrega da joia – que é o ápice das festas de debutante e que antecede a abertura da pista de dança – e após a retrospectiva e homenagem, o momento que marca o início dos protocolos (homenagem das amigas, e etc.).

Confira como a cerimônia geralmente é conduzida:

  • A entrada:

Tradicionalmente, a aniversariante entra já com a boneca, porém existe outra opção que é deixar a boneca em um pedestal com uma caixa de vidro a protegendo, juntamente com o par de sapatos.

Ou também alguém pode entregar a boneca quando chegar ao centro da pista.

Do outro lado, uma menina – de preferência da família –, geralmente com idade entre 5 e 7 anos, receberá a boneca em forma de homenagem.

  • O par de sapatos:

troca de boneca

Esse é outro elemento que simboliza o amadurecimento e crescimento da garota, afinal, é um acessório muito apreciado e usado por jovens adultas. Por isso, é comum que a aniversariante entre na cerimônia da boneca com uma sapatilha ou sapato baixo.

A menina que vai receber a boneca é a responsável por levar o par de sapato em uma bandeja ou almofada decorada até o centro do salão, de encontro à  aniversariante.

  • A entrega:

Esse é o clímax da cerimônia, no qual a troca da boneca pelo sapato é efetuada! E enfim a menina se torna uma jovem mulher!

Algumas debutantes gostam de falar algumas palavras para a menina sobre como aquela boneca é importante, ou sobre como ela deve aproveitar a infância da melhor maneira. 

Porém não é uma regra, tendo em vista que em muitas festas há uma pessoa do cerimonial narrando os acontecimentos.

Não há uma ordem certa de quem deve trocar o que primeiro, se a boneca ou os sapatos, mas essa é uma ordem que precisa ser definida com antecedência e estar no roteiro do cerimonial.

Bônus: Para as debutantes que acreditam na troca da boneca como sendo algo muito tradicional, a opção da entrega da joia costuma ser mais válida. Vale a pena entender qual é o seu estilo, e se decidir por uma ou outra, que seja inesquecível. 

No caso da entrega da joia, a debutante ainda pode entrar de sapatilha, e o sapato magnífico pode ser levado por uma menina, no pedestal de vidro. Assim, a debutante recebe a joia do pai/mãe ou outro familiar/amigo especial, troca o sapato e inicia a tão sonhada valsa!

Para construir o roteiro perfeito para o cerimonial, é importante contar com alguém com bastante experiência no mercado de festas, como o nosso parceiro Marcelo Redondo, que acompanha cada momento da sua festa, do planejamento até a execução.

Seja um cerimonial moderno, mais tradicional ou totalmente diferente, com eles, a sua festa de debutante se tornará realidade!

troca de boneca

Você sabia que nossa equipe possui um time de Projetos prontos para ajudar você em todos os passos da sua festa de debutante? Solicite o contato de um de nossos Especialistas e descubra como podemos transformar o seu sonho em realidade!

Incluir a troca da boneca / entrega da joia no seu roteiro de debutantes pode deixar o momento muito mais emocionante, o que você acha?

Conte aqui nos comentários se você gostou de saber mais sobre esse ritual, se pretende fazê-lo ou se tem alguma outra dúvida sobre festas de debutantes!