Casamento / Banda de casamento: como escolher uma?

Banda de casamento: como escolher uma?

Quando pensamos em música de casamento, em primeiro lugar sempre nos vem à mente a marcha nupcial, que marca um dos momentos mais importantes da cerimônia, que é a entrada da noiva. Mas, a banda de casamento é essencial para animar seus convidados quando todos forem aproveitar a festa.

Porém, como é uma atração ao vivo, é necessário ter mais cuidado ao ouvir uma playlist definida ou selecionadas pelo DJ da festa. Então, antes de fechar sua banda de casamento é preciso fazer uma seleção bem cuidadosa.

Afinal, você quer que todos aproveitem uma boa música e que possam aproveitar cada momento. Pensando nisso, separamos algumas dicas incríveis para você arrasar também nesse item do planejamento do seu casamento.

Confira!

Como fazer a escolha perfeita para a banda de casamento?

Se você optou por animar sua festa com uma atração ao vivo e não um DJ, é importante que você pesquise com bastante antecedência e conheça o trabalho de várias bandas de casamento e os estilos das músicas que elas tocam.

Entenda seus convidados

É impossível saber quais são os gostos musicais de todos os seus convidados, porém, é possível agradar a maioria dos gostos e isso é uma tarefa simples. Mescle os estilos musicais e opte pelas que estão em alta nos aplicativos de música e também sucessos antigos dos anos 90, 80 e 70! É garantia de sucesso!

Por isso, recomendamos bandas de casamento mais ecléticas, assim o repertório será bem mais variado e animado. Além disso, essas bandas conhecem bem o momento em que cada música deve ser tocada!

Peça indicações

Como confiar de cara em uma banda de casamento? É quase impossível, não é mesmo? Por isso, sempre busque recomendações com casais que já passaram por esse momento tão importante.

Além disso, o buffet no qual será realizada a sua festa de casamento pode ter recomendações confiáveis e que já estão acostumados a trabalhar com públicos diferenciados. Nós aqui do Tulipas temos como parceiros a Banda Company, Banda SP3 e a Banda Brazilian Show. Com certeza alguma delas vai combinar com a sua ideia de festa!

Pense com antecedência

A pressa é inimiga de quem planeja seu Grande Dia. Por isso, assim como os outros aspectos, a escolha da banda de casamento deve ser feita com 18 meses antes do dia. E você tem dois fatores principais para isso: o primeiro é que as melhores bandas possuem agendas cheias; e em segundo lugar é que fazer uma escolha em cima da hora pode comprometer a qualidade da música no dia da sua festa. 

Aluguel completo

Uma banda de casamento não está completa sem um bom jogo de luzes ou equipamentos como caixas de som, instrumentos, e efeitos, não é mesmo? Por isso, muitos grupos já incluem no seu preço de contrato esse equipamento. 

Porém, não são todas, por isso, antes de fechar e supor que a banda escolhida tenha esse tipo de equipamento pergunte o que está incluído ou se eles possuem alguém para indicar que forneça esse tipo de serviço, com montagem e desmontagem inclusos. 

Mesmo que você não saiba se tudo está dentro do valor repassado, sempre inclua no seu orçamento esses investimentos, pois são extremamente necessários e, do contrário, a banda não tocará no seu casamento.

Pesquise a reputação na internet

Além da indicação de Buffet e amigos, sempre tire um tempo para fazer uma pesquisa minuciosa da reputação da banda de casamento na internet. Hoje em dia é fácil fazer essa pesquisa, pois sites como Reclame Aqui são fáceis de acessar e são confiáveis. Além disso, o Facebook possui uma ferramenta que permite que o público avalie o serviço recebido.

Também é possível ver se a banda possui algum processo no Procon, ou correndo na justiça. Assim você pode fazer sua contratação com mais cuidado e garantir que o seu Grande Dia ocorra sem problemas

Leia o contrato

Já ouviu falar que o combinado não sai caro? Então, vale para tudo na vida, inclusive na contratação da banda do seu casamento. Muitos grupos fazem a contratação com base na quantidade de horas em que vão trabalhar.

Já outros, possuem um tempo pré-definido, sendo assim, caso você queira mais tempo, é necessário realizar algum aditivo e investir mais. Mas além disso, um bom contrato de casamento também tem informações como traslados, alimentação, camarim e também hospedagem, caso seja necessário.

Atenção às cláusulas abusivas como exigências demais para o camarim, como produtos muito caros, comidas e bebidas importadas e muito álcool. Para evitar complicações, sempre tenha um advogado por perto.

Banda de casamento ou DJ?

Por fim, quais são as vantagens em escolher uma banda de casamento ou um DJ? Além do gosto pessoal, você precisa ter em mente que o tamanho do local escolhido para a festa também influencia na escolha. Um local pequeno pode não comportar uma banda, pois o espaço necessário para a montagem do palco e instrumentos é bem maior que se fosse escolhido um DJ.

Além disso, caso você tenha um espaço grande e possibilidade de investimento, é possível ter os dois serviços. Por exemplo, um DJ para a entrada dos convidados e a banda de casamento para depois do jantar. Lembrando que a banda faz alguns intervalos para que os integrantes reponham suas energias e o DJ pode tocar músicas o tempo todo.

Outra possibilidade é deixar o DJ para os intervalos da banda, fazendo com que seus convidados não parem de aproveitar nenhum momento.

E para você que busca um espaço completo para realizar sua festa ou cerimônia, conheça nossas casas localizadas na Mooca, região central de São Paulo: Villa Valentim e a Mansão Tulipas. Entre em contato com a nossa equipe e descubra tudo que temos a oferecer. 

O que você acha que combina mais com o seu Grande Dia? Uma banda de casamento ou um DJ? Avalie os pontos fortes e fracos de cada um e, se ainda tiver dúvidas, entre em contato conosco pelos comentários! Queremos te ajudar a deixar seu casamento perfeito!