Casamento / Bodas de casamento: a lista completa para comemorar!
O dia mais importante na vida de qualquer casal é o casamento. Muitos casais celebram as bodas de casamento com o passar dos anos. Você já conhecia as bodas? Veja aqui!

Bodas de casamento: a lista completa para comemorar!

Um dos dias mais importante na vida de qualquer casal que sente que quer ficar junto pela vida toda, sem dúvida é o casamento. Porém, até chegar lá, são necessários muitos dias de planejamento, inspirações, paciência e também amor, para que o romance e o companheirismo sempre sejam a base do relacionamento. 

Depois do grande dia,a data em que ele foi celebrado também merece ser comemorada, as famosas bodas de casamento.

As mais comuns são as de 25 e 50 anos ou de prata e ouro, respectivamente, mas desde o início elas recebem representações diferenciadas, e é isso que vamos falar aqui nesse artigo, confira:

Como surgiu a comemoração das bodas de casamento?

As bodas de Casamento surgiram com o intuito de celebrar os anos (e até meses) que os casais estão juntos. De origem latim, votum, a palavra “boda” significa “promessa”. A comemoração das bodas de casamento era um costume de pequenos povoados alemães: ofereciam uma coroa de prata aos casais que completassem 25 anos de casado e uma de ouro para os que chegassem aos 50.

Muitos casais preparam comemorações especiais a cada ano com renovação de votos, festas, viagens e etc, mas o que nem sempre é conhecido são as especificidades de cada mês e ano para cada aniversário de casamento: Porque prata para 25 anos e ouro para os 50?

A resposta é simples e bem simbólica: com o passar dos anos, um casamento está cada vez mais sólido, o casal amadureceu e também é raro ver um casal junto por muitos anos. Os materiais seguem a mesma lógica: quanto mais tempo juntos, o material escolhido torna-se mais resistente, valioso e também raro.

Bodas de casamento: meses

Para os recém casados, tudo ainda é muito intenso, muita paixão e comemoração, por isso os nomes também acompanham esse espírito de ternura, festivo e mais leve:

  • 1 mês – Bodas de Beijinho
  • 2 meses – Bodas de Sorvete
  • 3 meses – Bodas de Algodão Doce
  • 4 meses – Bodas de Pipoca
  • 5 meses – Bodas de Chocolate
  • 6 meses – Bodas de Plumas
  • 7 meses – Bodas de Purpurina
  • 8 meses – Bodas de Pompom
  • 9 meses – Bodas de Maternidade
  • 10 meses – Bodas de Pintinhos
  • 11 meses – Bodas de Chicletes

Você e seu cônjuge podem comemorar com pequenos presentes, saídas e até mesmo pequenas festas com o tema das bodas.

Comemorando os anos 

A partir de um ano, os materiais mudam e a comemoração também, afinal, quem não quer celebrar o amor? Como dito anteriormente, as bodas de casamento mais celebradas são as de 25 e 50 anos, mas nada impede de sempre festejar!
Separamos aqui as datas mais marcantes e importantes e seus respectivos materiais:

1º ano: Bodas de papel

O papel é um material frágil, mas que com o devido cuidado pode durar por muitos e muitos anos. E assim é o primeiro ano de casamento: alguns novos conflitos, adaptação à novas rotinas, mas que com paciência se torna algo sólido.

2º ano: Algodão

Assim como o papel, é frágil, porém já é mais resistente e possui laços mais firmes.

3º ano: Trigo ou couro.

O primeiro material já é mais resistente e dura por muitos anos, representando o amadurecimento do casal, já o segundo simboliza proteção e contato.

4º ano: Bodas de Flores e frutas

Assim como esses dois elementos, o casamento precisa ser bem cultivado para gerar bons resultados, afinal, plantamos o que colhemos, não é? Eles representam a vitalidade e também a fragilidade desse casamento.

5º ano: Bodas de Madeira ou ferro

Simbolizam força e amadurecimento do casal. Mas que ainda precisa de cuidados diários para que ele se mantenha forte por muitos anos.

6º ano: Bodas de açúcar ou perfume

São duas coisas que nos agradam e nos remetem às melhores sensações e lembranças. Um casal ao 6º ano de casamento já passou por muita coisa junto e superou, por isso o que deve ficar dos momentos são só boas lembranças.

7º ano: Bodas de latão e lã

Desses dois materiais podemos extrair tantas coisas que são úteis para o nosso dia a dia! Por isso que foram escolhidos para essa data: são resistentes e com paciência para manuseá-los, sempre terão lindos resultados.

8º ano: Bodas de barro

Outro material que pode ser moldado e transformado em algo novo, porém inspira cuidados. Assim como o casamento, deve ser delicadamente transformado e ter paciência para que, se alcance o objetivo.

9º ano: Bodas de cerâmica ou vime

Assim como o barro, esses materiais podem ser moldados, mas são mais resistentes. Representa a maturidade do casal e o poder de se adaptarem um ao outro.

10º ano: Bodas de estanho ou zinco

São metais altamente maleáveis, assim como devemos ser para conseguirmos chegar até os 10 anos de casamento, que nem sempre está sempre bem. Devemos nos adaptar e ser maduros para chegar a um resultado em comum que beneficie a todos.

11º ano: Bodas de aço

12º ano: Bodas de seda ou ônix

13º ano: Bodas de linho ou renda

14º ano: Bodas de marfim

15º ano: Bodas de cristal

20º ano: Bodas de porcelana

25º ano: Bodas de prata

30º ano: Bodas de pérola

35º ano: Bodas de coral

40º ano: Bodas de esmeralda

45º ano: Bodas de rubi

50º ano: Bodas de ouro

55º ano: Bodas de ametista

60º ano: Bodas de diamante

65º ano: Bodas de platina

75º ano: Bodas de brilhante ou alabastro

 

Celebrando o amor

Não existe motivo para celebrar o amor, que deve ser cultivado todos os dias do ano, mas se vocês querem compartilhar com o mundo sua alegria, existem muitas formas de fazer isso no aniversário da sua boda de casamento:

  • Uma nova lua-de-mel que pode ser feita no mesmo lugar ou em outros que são especiais para o casal: existem casais que todos os anos retornam para o local da sua noite de núpcias para relembrarem os momentos;
  • Presentes de acordo com o material que representa a boda;
  • Jantares românticos em um restaurante especial ou jantares com a família;
  • Um book fotográfico: já imaginou daqui 50 anos vocês olharem para todos os álbuns que perceberem o quanto mudaram, relembrarem dos momentos juntos? Não é lindo?;
  • Renovação de votos: uma nova festa de casamento ou algo mais intimista que reafirma o comprometimento e amor que um sente pelo outro, além do esforço de manter o casamento firme.

Você conhecia esses tipos de bodas? Já comemorou ou está pensando? Conte aqui nos comentários. Esperamos ter ajudado você a Comemorar suas Bodas. O Amor deve ser sempre Celebrado!

Continue se inspirando em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e em nosso canal no Youtube.

Até mais!