4 dicas para escolher o buquê de noivas

CASAMENTO

Independente se forem Rosas, Tulipas, Orquídeas, Lírios ou flores silvestres, esse detalhe é um importante componente para que o look nupcial fique completo. Por isso, para as noivas de primeira viagem, escolher como será composto o seu buquê de flores pode ser complexo e gerar algumas dúvidas. 


Pensando nisso, preparamos algumas dicas que vão ajudar você a descomplicar esse momento de escolha. Continue a leitura e descubra como ter um buquê de noivas perfeito para o seu casamento!


Mas antes, você sabe como começou essa tradição?


O início da tradição do buquê de noivas

Assim como muitas tradições, a do buquê de casamento também se transformou com o passar do tempo: uma das teorias mais conhecidas é a que nas civilizações grego- romanas as mães ofereciam ramos de flores as filhas que iriam se casar para que elas levassem bons perfumes à nova vida. Ou que as noivas carregavam ramos de flores para honrar a deusa Hera e como forma de espantar o mau olhado. Esse buquê também era composto por ervas aromáticas.


Já na idade média, as noivas de classes mais altas carregavam flores de laranjeiras que simbolizam boa sorte. Na era Vitoriana, o buquê servia para mandar alguma mensagem, como por exemplo: as Margaridas significam inocência, Tulipas eram declaração de amor e cravos, a rejeição.


Outro motivo para que as noivas utilizassem buquês de noivas era a falta de higiene! Sim! Era comum que as pessoas tomassem de um a dois banhos por ano e um deles acontecia no mês de maio, quando começava a época de calor. Assim, os casamentos aconteciam geralmente em junho.


Porém, com a chegada do calor, era necessário mascarar o cheiro dos odores corporais. Então, as noivas utilizam flores como “perfume”. Nos dias de hoje, as flores simbolizam, no geral, vida e fertilidade. Porém, cada flor e cada cor possui um significado diferente.

Imagem do blog Imagem do blog

Como escolher o buquê de noivas ideal para seu casamento?

Agora que você sabe mais sobre essa linda tradição, você deve estar ansiosa para descobrir como fazer uma boa escolha para o seu casamento, não é mesmo? Leia as dicas que preparamos para você


Cores

O branco é uma cor que combina com qualquer estilo de casamento


Porém, não precisa ser a única, principalmente se você for uma noiva que gosta de ousar. Uma noiva mais tradicional pode optar pelo vermelho clássico ou pelo branco que nunca perdem a sofisticação. Se você for uma noiva que procura por mais exclusividade e profundidade, pode optar pelos buquês de cores vibrantes como o azul e o amarelo. Já para você que é romântica, a melhor escolha são os buquês rosas, que irão transmitir a delicadeza do seu Grande Dia.


Mas se você ainda está em dúvida sobre qual estilo combina melhor com você, o mais indicado é que as flores estejam de acordo com as cores da sua maquiagem. Especialistas sugerem que o tom do batom seja levado em consideração antes da escolha das cores do buquê de noivas. 


Apesar de poder harmonizar com a decoração, principalmente se utilizadas muitas flores ou árvores francesas, lembre-se que o buquê de noivas pode ser uma peça à parte. Ou seja, sinta-se mais livre para escolher o que você quiser!

Imagem do blog

Tamanho e forma do buquê de noivas


Para escolher o tamanho de forma que o seu buquê de flores seja bonito e combine com você, é preciso também que haja proporção entre o seu corpo e o item. Noivas mais altas podem apostar em buquês maiores, compridos ou no formato crescente, que se assemelham a uma canoa ou de lua crescente. Por outro lado, noivas baixinhas devem optar por peças menores, como os redondos.


Dessa maneira, o seu ramo de flores não esconde os detalhes do seu vestido de noiva ou deformam a sua silhueta. Para não errar, você precisa conhecer o formato do seu corpo:


Formatos do corpo

  • Pera: Se você possui o corpo com quadril largo e busto pequeno, você pode optar por buquês assimétricos, redondos ou em cascata;
  • Ampulheta ou violão: para você que tem cintura fina, busto e quadris largos, a melhor opção é um buquê redondo ou cascata;
  • Triângulo: esse tipo de corpo possui quadris largos e ombros estreitos e para valorizá-lo, buquês em cascata e assimétricos valorizam o seu visual;
  • Redondo: para esse tipo de corpo os assimétricos e em cascatas alongam e afinam sua silhueta.


O que as flores significam? 

Antes de saber o significado das flores, precisamos alertar você, noivinha ansiosa, que muitas flores podem estar disponíveis de acordo com a estação do ano! Se você for se casar no inverno, a nossa dica é que você utilize flores do fim do verão e de cores quentes, como as dálias. Por outro lado, no inverno, você pode escolher tons mais frios, como lilás e rosas com fundo azul. Uma das nossas dicas são tulipas, anêmonas, botões de ouro, rosas ou astilbe.


Já quem casa na primavera, tem cores e tipos de flores a seu favor. Inclusive algumas noivas até mesmo utilizam frutas em sua composição. Para dar muita cor, indicamos peônias, mosquitinho, lavanda, rosas ou cravos. Já no verão, sugerimos flores de cores quentes: rosas, margaridas, peônias, cravos, dálias.


Agora, vamos aos significados:

  • Rosas: talvez as flores que mais sejam utilizadas em casamentos por simbolizar diferentes tipos amor de acordo com suas cores;
  • Tulipas: as mais comuns são as vermelhas, que significam amor e paixão, porém elas também podem ser encontradas nessas cores, com os seguintes significados: roxa simboliza tranquilidade, paz e luxo. A amarela, luz do sol e prosperidade. Branca, o perdão. Laranja, vitalidade e vigor. E a diferente e rara Tulipa negra simboliza elegância e sofisticação;
  • Orquídeas: Apesar de muitas variedades, as brancas são mais utilizadas nos casamentos por simbolizarem pureza;
  • Lírios: dizem que essa linda flor afasta más energias! 
  • Peônias: Um buquê de peônias, atualmente, é o desejo de muitas noivas, pois além de serem exóticas e raras, elas simbolizam sorte, felicidade, fortuna e prosperidade.

Imagem do blog Imagem do blog

O Vestido influencia na hora da escolha do buquê?

Sim! Diferente da decoração que, não necessariamente precisa estar de acordo com o buquê, o vestido é uma peça que precisa estar em harmonia com o estilo do seu buquê de noivas. Se o seu vestido for um vestido clássico com cauda e véu, você pode optar pelos buquês em estilo cascata. 


Por outro lado, se o seu vestido é mais sensual ou cheio de pedrarias é importante que o buquê seja mais simples para poder valorizar e não “roubar” a atenção do vestido. Por isso, quando acontece o contrário, ou seja, para as noivas que optarem pelo vestido mais simples, ao escolher o buquê, busque ousar na escolha das flores, seja no tamanho, cores ou formato.


Você pode ter muitas opções ao escolher o seu buquê de noivas, mas para que seu Grande Dia seja inesquecível, a melhor ideia é escolher o Buffet Tulipas para realizar a sua festa de casamento. Entre em contato com a nossa equipe e descubra tudo que temos a oferecer! 


Para que todo esse momento seja ainda mais incrível, escolha uma de nossas casas localizadas na Mooca, região central de São Paulo: Villa Valentim e Mansão Tulipas


Você gostou de conhecer mais um pouco sobre as tradições e como escolher o seu buquê de noivas que combina com você e seu casamento? Se tiver alguma dúvida, comente aqui e se precisar de mais alguma dica, não deixe de perguntar!

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.