Casamento intimista: guia completo para realizar o seu

CASAMENTO

O que é um mini wedding ou um casamento intimista?

O mini wedding é um estilo de casamento mais intimista, perfeito para os noivos que procuram por uma cerimônia igualmente inesquecível, porém mais reservada, com poucos convidados (entre 40 a 90), mas que não deixam de lado a sofisticação e exclusividade do seu grande dia.


Por ser um estilo de casamento mais reservado, é ideal para os noivinhos que preferem comemorar essa data especial ao lado de seus familiares e amigos mais próximos.


Por outro lado, engana-se quem acredita que um casamento menor possuirá um investimento menor, uma vez que a estrutura de realização é a mesma para projetos completos, contemplando espaço, alta gastronomia, decorações florais naturais exuberantes, bar de drinks premium, baladas super animadas, e muito mais.


A única diferença é que em um casamento intimista é possível investir parte da verba para um cenário mais sofisticado, por exemplo.


Quem já organizou uma festa deve saber que, independente do tamanho do evento é preciso ter um planejamento e disponibilidade para cada etapa da organização, pois são muitos detalhes também a serem considerados.

Imagem do blog Imagem do blog

Formatos de cerimônias intimistas

A cerimônia de casamento é um ritual que existe em praticamente todas as religiões e crenças, por isso separamos 3 formatos muito utilizados em casamentos mais intimistas, confira!


1. Formato auditório

Um dos formatos mais comuns entre cerimônias religiosas é o formato auditório, mas que podem ser personalizados investindo em itens modernos, saindo do tradicional.


Esse tipo de formato, pode ser utilizado para deixar o grande dia diferenciado quando a imaginação é ativada.


Dependendo do espaço e do número de convidados, é possível deixar várias fileiras de cadeiras ou bancos, deixando os convidados mais próximos do altar.


O gazebo de vidro da Villa Valentim é um cenário admirado por muitas noivas que apostam no formato auditório, fazendo com que o tradicional se torne moderno e sofisticado.


O auxílio de uma decoradora experiente,  transformará esse formato em algo inovador, saindo do tradicional e se tornando ideal para deixar os convidados encantados.


2. Formato arena

O formato arena é uma tendência que chegou para conquistar muitos casais que não perdem uma oportunidade de surpreender os convidados.


Por ser um modelo de proposta mais moderno, acaba deixando a cerimônia religiosa em um formato único e exclusivo.


As cadeiras são posicionadas de forma que o “altar” fique no centro, remetendo a uma arena, sendo possível os convidados visualizarem os noivos de diversos ângulos.


Por estarem posicionadas em quatro ou mais partes (dependendo do espaço oferecido), é possível deixar corredores livres entre as cadeiras para a passagem dos convidados e o cortejo dos pais, pajens e padrinhos.


Esse formato é ideal para quem sonha em ter uma cerimônia de casamento diferenciada de tudo o que já vimos por aí.


3. Formato circular ou semicírculo

Esse tipo de formato vai deixar os convidados mais próximos dos noivos no momento da cerimônia religiosa.


Em locais menores, esse formato é indicado para mini wedding.


Embora o formato circular ou semicírculo sejam mais conhecidos em locais abertos como praia e sítios, ele é possível ser montado também em locais fechados, deixando o ambiente totalmente encantador.


Dividir o círculo em 2 ou 4 partes é o suficiente para deixar o cenário magnífico para a celebração do matrimônio, além de deixar os convidados mais próximos dos noivos durante toda a celebração.


Alguns arranjos podem ser posicionados de maneira criativa acompanhando o formato dos assentos ou contornando o altar.


O importante é usar a imaginação e deixar esse momento ainda mais exclusivo no momento mais importante da vida do casal.

Imagem do blog

Como planejar um casamento intimista?


Se você está pensando em organizar um casamento mais intimista, é importante saber que a organização não é diferente de um casamento tradicional.


O que muda de um evento para o outro é o número de convidados.


Diante dessa situação, é possível realizar um planejamento mais tranquilo em relação a preços, já que a cerimônia é menor em relação a um casamento com mais convidados.


Confira alguns pontos que precisam ser pensados antes de iniciar com a organização do seu casamento intimista.


1. Planejamento financeiro

Definir o valor a ser investido em seu evento é o primeiro passo para se planejar.


Por ser um evento menor em relação a convidados, os custos da organização de um casamento intimista acabam sendo mais baixos, possibilitando que os noivos invistam em outros itens que possam agregar no seu grande dia, como uma gastronomia premium, decoração elegante, espaço sofisticado, vestido dos sonhos, fotógrafo renomado, entre outros.


Esse é o grande diferencial em uma cerimônia mais intimista, pois é possível deixá-la grandiosa em detalhes, compartilhando apenas com quem realmente está presente na vida do casal.


Com um planejamento financeiro, dificilmente você terá gastos desnecessários durante a organização do seu casamento.


2. Lista de convidados

Por ser um evento mais intimista, é importante definir a lista de convidados o quanto antes para não esquecer aquela pessoa especial.


Apesar de ser um evento mais reservado, é importante saber que um casamento intimista pode ter até 90 convidados. Acima disso, já é considerado evento padrão em grandes formatos.


Por isso é importante pensar com calma em quem realmente vocês noivos desejam que façam parte dessa data especial.

3. Decoração

Atualmente, existem muitas decorações encantadoras de diversos tons e cores que, às vezes, surge aquela dúvida: manter aquela paleta de cores que você sempre sonhou ou tentar apostar na cor tendência do momento?


Independente do estilo e tamanho da festa de casamento, é possível deixar o seu grande dia sofisticado e memorável, afinal, por ter poucos convidados, é possível investir em mais itens de decoração ou complementar o grande dia com efeitos especiais.


4. Cerimônia religiosa: na igreja ou no local da festa?

Quando pensamos em cerimônia religiosa, já podemos imaginar a noiva vestida com um lindo vestido de brilhantes, caminhando por um longo corredor com tapete vermelho ao som da marcha nupcial, até chegar ao altar de encontro com o noivo.


Sem dúvidas, a cerimônia religiosa é um dos momentos mais emocionantes de um casamento.


Casar na Igreja é uma tradição antiga unida à religião e sonhada por muitos noivos religiosos. Porém a realização de cerimônias no local da festa está conquistando muitos casais.


Alguns dos motivos que fazem com que os noivos optem por se casarem no mesmo local da festa está ligado a comodidade para os convidados por já estarem no local da festa, além de trazer muita exclusividade, elegância e sofisticação para o grande dia.


Mas ainda existem casais que preferem seguir a tradição e optar por se casarem na igreja. Tudo irá depender do gosto e orçamento dos noivos.


5. Local da festa

Para os noivos que optarem pelo casamento intimista, é muito importante se atentar ao local em que será realizada a festa e cerimônia.


Definir o local da sua festa é um passo essencial para garantir todos os outros momentos que irá compor o seu grande dia.


Principalmente se você escolher por realizar a cerimônia no mesmo local da festa.


Por isso, não esqueça de optar por um local seguro e com a infraestrutura perfeita para o seu projeto de evento dos sonhos.


O Buffet Tulipas possui uma casa de alto padrão com dois ambientes exclusivos para realizar sonhos com toda a qualidade e exclusividade que vocês noivos merecem.


A Villa Valentim possui um espaço ideal para um casamento intimista inesquecível. 


O gazebo de vidro é nosso mais novo projeto para casamentos intimistas, e possui uma estrutura com jardim de inverno que deixa o estilo mini wedding extremamente confortável, diferenciado e luxuoso. 


Projetada para comportar casamentos de pequeno e grande porte, poderá receber você e os seus convidados com o conforto e requinte que você merece.


E tem mais!


Estamos localizados há apenas 5 minutos das principais artérias que ligam um ponto a outro da cidade, ou seja, seus convidados terão fácil acesso ao seu grande dia.


Venha conhecer nossa casa e se encantar com o cenário ideal para realização de pequenos e grandes eventos!


Te esperamos!

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.