Casamento / Como fazer um planejamento financeiro para casamento?

Como fazer um planejamento financeiro para casamento?

planejamento financeiro

O casamento é um sonho para muitas pessoas, até mesmo para quem está solteiro e ainda não encontrou sua alma gêmea. Porém, além de ser um momento totalmente emocional, existe uma parte que precisa ser racional. Para que seu sonho se torne realidade é necessário realizar um planejamento financeiro com antecedência.

Antes de mais nada, tenha em mente que, quanto maior o seu sonho de casamento, maior será o orçamento e mais detalhado será o planejamento financeiro, que inclui não somente a cerimônia e festa, mas também os eventos pré-casamento, noite de núpcias, viagens de lua de mel e primeiros passos para montar a futura residência.

Ou seja, é um processo bem minucioso e até mesmo demorado. Mas que pode ser facilitado com as dicas corretas! Por isso, preparamos esse passo a passo para que seu planejamento financeiro seja eficiente e descomplique a sua vida!

Os primeiros passos de um planejamento financeiro

planejamento financeiro para casamento

Não é possível fazer uma festa de casamento de um dia para o outro, afinal, mesmo que seja uma comemoração para poucas pessoas e até mesmo em casa, é necessário investir em alguns itens. 

Além disso, com um planejamento financeiro, você e seu par evitam se esquecer das dívidas que precisam ser pagas, gerando, às vezes, um grande desconforto entre o casal. Afinal, quem é que quer começar a vida a dois dessa maneira?

Por isso, planejar cada passo é importante!

1. O planejamento financeiro deve ser feito em conjunto!

Antes de abrir uma poupança ou aplicar o dinheiro em algum fundo de investimento, é importante que o casal se reúna e decida quanto deverá depositar por mês e como fazer a contenção de gastos. Sim, muitas vezes é necessário apertar os cintos por algum tempo para que o sonho saia do papel.

Sugerimos poupar aproximadamente 20% dos rendimentos mensais de cada um, pois é uma maneira justa dos dois terem seu sonho realizado. Além disso, pagando em dinheiro é possível que vocês consigam descontos significativos ao fechar o serviço.

Por último, antes de começarem a juntar dinheiro para o casamento, finalize todas as dívidas anteriores. Assim vocês verão que essa tarefa será muito mais fácil.

2. Definam o que é o mais importante

planejamento financeiro para casamento - o que escolher

Vocês sonham em fazer uma grande festa, montar uma casa ou investir em uma viagem dos sonhos? A partir dessa decisão, vocês poderão começar a fazer um orçamento que definirá para onde os seus investimentos deverão ir e quanto deverá ser poupado. 

Aqui vale também uma outra regra: tenha um sonho de acordo com suas possibilidades. Você já ouviu falar em “não dar um passo maior que a perna”? Isso é importante para evitar frustrações futuras, por isso o melhor a fazer é encarar a realidade e decidir o que deve ser priorizado.

Não deixe que o planejamento financeiro se torne um trauma, encare com naturalidade tomar essa decisão. É normal fazer escolhas e, quem sabe, após conseguir realizar esse primeiro sonho, vocês não encarem outro planejamento? 

3. O que colocar no planejamento financeiro?

A primeira coisa que deve ser feita é uma lista com todos os itens do casamento, pré casamento, casa e lua de mel. Para não ficar enorme e cansativa, faça uma planilha para cada tema. 

Na aba casamento coloque, por exemplo, a quantidade de convidados, o preço médio dos locais de festa, quantas lembrancinhas você vai precisar, preço médio de vestidos, convites de casamento, qual é o tema da sua festa entre outros.

Não esqueça de pensar também no chá de panela ou chá-bar! Essa é uma oportunidade na qual os noivos economizam bastante, pois ganham itens de casa ou até mesmo dinheiro. Dessa maneira, pense no que vocês mais precisam e já inclua no planejamento financeiro.

Pense também em fazer uma reserva para eventuais emergências ou para caso você precise cobrir algum gasto, principalmente se o item for importado. O dólar pode variar bastante e você tem que pensar nisso!

4. Quanto tempo demora?

O segundo passo para um planejamento financeiro de sucesso é definir em quanto tempo vocês chegaram à meta estabelecida. Se vocês perceberem que o planejamento está indo bem, é possível até mesmo começar a fechar alguns dos itens mais concorridos, como fotografia, buffet de casamento e o local para festa. 

Sem contar que você pode adiantar o casamento civil e agilizar todos os documentos necessários.

5. Mantenha o controle!

equilíbrio no planejamento financeiro do casamento

Gastar com coisas de casamento é muito prazeroso, porém, pode se tornar perigoso! Principalmente quando você começa a fazer pequenos ajustes no planejamento financeiro inicial. Pode ser que, em algum momento, você perceba que investiu mais em um item do que deveria e, por exemplo, a decoração ficou defasada.

Mais uma vez, esse pode ser um momento de emoção, mas é importante manter os pés no chão e evitar ultrapassar o investimento inicial. Dessa maneira você até evita um adiamento do casamento por questões financeiras!

Como começar a economizar para fazer meu casamento?

como economizar para o planejamento financeiro do casamento

Essa é a pergunta que todo casal faz, independente do tipo de casamento que querem. À primeira vista, cortar gastos pode parecer uma tarefa difícil, mas você vai ver que não é necessário perder noites de sono. Afinal, você pode até mesmo receber algum investimento com retorno financeiro para vocês.

1. Corte gastos supérfluos

Será que vocês precisam realmente jantar todos os dias em restaurantes ou pedir comida em delivery? Pense nesses tipos de gastos e comece a excluir coisas que possam ser substituídas ou eliminadas de vez, mas é claro, sem que cause estresse! Separe um dia especial para fazer um programa mais simples entre vocês, assim o clima bom se mantém.

2. Não recorra a empréstimos!

Muitos casais, na vontade de fazer algo muito grandioso, recorrem a empréstimos com juros altíssimos e depois se enrolam para pagar. Estique o planejamento por mais alguns meses ou até mesmo encontre opções mais em conta ou pacotes de festas que geralmente possuem preços mais atrativos.

3. Invista em ajuda profissional

Não deixe de colocar em sua lista de planejamento financeiro o serviço de assessoria de casamentos que, além de ajudar a encontrar os melhores profissionais, também vai ajudar na negociação com fornecedores e conseguir sempre o melhor valor para vocês.

Nosso parceiro Marcelo Redondo Assessoria possui uma equipe que vai ajudar você a cada passo do planejamento do seu casamento. Entre em contato e conheça seus serviços!

4. Faça a lista de presentes

Esse é um passo importante para o planejamento, principalmente se vocês ainda não moram juntos, afinal, quem casa, quer casa, não é mesmo? Por isso, ter uma lista de presentes para casa é uma boa maneira de alocar recursos para outra área do orçamento!

Se vocês já moram na mesma casa, não precisam se sentir acanhados em pedir uma quantia em dinheiro. Nos dias de hoje isso é bem comum e cada vez mais noivos fazem esse pedido.

5. Considere fazer algum tipo de investimento

Ao falar em investimento, o primeiro pensamento de muitos é fazer uma poupança apenas para ter um lugar no qual deixar o dinheiro guardado de maneira segura, já que não é tão rentável. Porém você tem mais opções e que podem dar um retorno interessante.

 

  • Tesouro direto: é um tipo de investimento criado pelo Governo Federal e que funciona como um empréstimo que você, pessoa física, faz ao governo. Ao final do prazo estipulado, você receberá todo o seu dinheiro com juros. A vantagem desse tipo de investimento é a segurança, pois é praticamente impossível você levar calote;
  • Certificado de depósito bancário: funciona semelhante ao tesouro direto, porém é um serviço realizado por bancos. É um investimento seguro e, mesmo que ocorra algum problema com a instituição, você tem a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos), que regula as poupanças para receber seu investimento.

 

Dessa maneira, além de conseguir planejar seu casamento, vocês ainda poderão contar com algo a mais para começar a nova vida! Já pensou nisso? 

Você pode ter muitas dúvidas com relação ao planejamento financeiro do seu casamento, mas para realizar o seu Grande Dia a melhor ideia é escolher o Buffet Tulipas. Entre em contato com a nossa equipe e descubra tudo que temos a oferecer! 

Para que todo esse momento seja ainda mais incrível, escolha uma de nossas casas localizadas na Mooca, região central de São Paulo: Villa Valentim e Mansão Tulipas

formas de economizar para o planejamento financeiro

Ficou com mais alguma dúvida com relação ao planejamento financeiro para o seu casamento? Comente aqui que vamos ajudar você nesse momento especial!

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *