Como calcular a quantidade de bebidas da festa

GERAL

Como definir a quantidade de sucos e refrigerantes por pessoa?

Possuir o número aproximado de convidados é um dos primeiros passos para encontrar uma estimativa de consumo para qualquer bebida.


O cálculo para definir qual a quantidade de refrigerante e suco por pessoa, é feito de forma bem prática. Geralmente, cada convidado costuma consumir, em média, 400ml de refrigerante ou suco durante um evento. 


Porém, se for servido apenas uma opção, ou seja, só refrigerante ou suco, a tendência é aumentar o consumo para até 600ml por pessoa.


Dessa forma, para facilitar a conta, cada garrafa de 2 litros de refrigerante serve 5 copos de 400 ml. 


Quantidade de cerveja por pessoa no casamento

A cerveja é uma bebida muito comum mas que é preferida por muitas pessoas. Geralmente, alguns buffets já possuem cervejas de algumas marcas específicas para escolha do anfitrião.


Mas, caso os anfitriões desejem por uma marca específica que o buffet não ofereça, a compra dessas cervejas se tornam responsabilidade dos anfitriões.


É aí que o cálculo das bebidas precisa ser feito para que não falte cerveja na festa ou haja exagero na compra.


A média de consumo de cerveja por pessoa é em torno de 3 a 4 latinhas de 300ml, isso levando em consideração o consumo de outras bebidas durante o evento.


Dessa forma, é possível calcular que, em um evento para 200 convidados, por exemplo, serão consumidos em torno 240 litros de cerveja.


Média de espumante para o casamento

O espumante é uma bebida que geralmente é usada para recepcionar os convidados ao chegarem na festa ou apenas para fazer um brinde.


Mas também existem anfitriões que gostam de servir o espumante também durante o evento. É aí que entra o cálculo para definir a quantidade de espumante por pessoa.


Levando em consideração que uma garrafa de espumante contém uma média de 7 taças, e que a maioria dos convidados não bebem mais que duas taças, é possível calcular a média de garrafas a serem compradas de acordo com a finalidade dessa bebida.


Pensando nisso, se o espumante for servido apenas para brinde, a estimativa é que para cada garrafa serão servidas 6 pessoas.


Por outro lado, se o espumante for servido durante toda a noite, cada garrafa servirá 2 pessoas.

Imagem do blog Imagem do blog

Quantidade de destilados

Os destilados como whisky, vodka, tequila, gin e rum são feitos da seguinte forma: a cada 10 pessoas, 1 garrafa será utilizada para a preparação dos drinks.


Em média, as garrafas de whisky e vodka contém entre 15 a 20 doses, enquanto as de tequila possuem 25 e as de rum podem chegar até 22 doses.


Definindo a quantidade de água com e sem gás

Geralmente, a média de água consumida por cada convidado, seja com ou sem gás, é de 500ml por pessoa. Dessa maneira, é possível fazer o cálculo com mais facilidade tendo em mãos o número de convidados.


O que considerar para o cálculo da quantidade de bebidas? 

Antes de mais nada, conhecer o perfil dos convidados que irão ao seu evento é fundamental para definir o tipo de bebida que o seu evento deve servir.


Por outro lado, alguns outros pontos também são fundamentais para identificar qual bebida combina mais com o tipo de evento e estilo da festa, estação do ano, horário e duração da festa, entre muitos outros aspectos.


Dessa forma, é possível ter mais clareza e assertividade na hora de comprar e definir os drinks. 


Outra forma de não errar na quantidade é contratar um profissional especializado em organização de eventos, que já possuem a expertise para orientar você em cada detalhe e não deixar que falte algo no meio do grande dia. 


1. Tipo de evento e estilo da festa

O tipo de evento e estilo da sua festa é muito importante para identificar quais bebidas se encaixam melhor para seus convidados.


Em um casamento, por exemplo, a tendência é que o consumo de bebidas alcóolicas se tornem maior em comparação a uma festa de debutante.


Já em um evento corporativo, dependendo do formato e objetivo dele, a bebida alcóolica não é ideal para a ocasião, dessa maneira a quantidade de água, sucos e refrigerantes se tornam as bebidas principais da festa. Diferente de uma festa de confraternização, onde a bebida alcóolica é liberada e o consumo se torna maior.


2. Estação do ano: Frio ou calor? 

A estação do ano é outro fator que influencia muito na definição do tipo de bebida do evento.


No verão, as bebidas frias como caipirinhas, por exemplo, são consumidas em maior quantidade. Já em dias frios, as bebidas quentes como whisky são as preferidas pelo público.


Por isso é importante se atentar em todos os detalhes do evento para definir a quantidade ideal além das variedades das bebidas.


E tem mais!


Em dias quentes, em uma festa de casamento um bar de caipirinhas é ideal para refrescar os convidados, enquanto que em uma festa de debutante um bar de milk shakes é uma opção interessante para os adolescentes.

Imagem do blog

3. Horário e dia do evento 


O horário e o dia em que o evento acontece também interfere no tipo de bebida que será servido aos convidados.


Afinal, não faz sentido servir bebidas alcoólicas em um evento que ocorre durante a manhã ou durante a semana, por exemplo.


4. Idade e perfil dos convidados

Conhecer bem o perfil e a idade dos seus convidados é muito importante para a definição da quantidade e tipos de bebidas que serão servidos no evento.


Em uma festa onde a maioria são crianças e/ou adolescentes, a quantidade de bebidas alcoólicas tende a diminuir, onde os drinks sem álcool, sucos e refrigerantes serão mais consumidos.


Da mesma forma, existem também as grávidas, convidados mais idosos ou com alguma restrição médica que se refrescam com bebidas não alcoólicas. Mesmo sendo a minoria, é preciso considerá-los na definição das bebidas.

5. Vai ter bar?

A ideia principal de contratar um bar para o seu evento é disponibilizar variedades de drinks aos convidados, além de balancear a quantidade de bebidas comuns como a cerveja, por exemplo.


Dessa forma, o bar entra para distribuir melhor a quantidade de bebidas a serem compradas para a festa, evitando exageros ou comprando em quantidade menor.


Em um evento com bar, por exemplo, a quantidade de consumo da cerveja cai pela metade, já que o serviço de bar é responsável por preparar os melhores drinks da noite, gerando curiosidade nos convidados.


Dessa forma, escolher bem os drinks da festa fará com que o seu evento se torne ainda mais interessante. Conheça os drinks mais desejados e que não podem faltar no seu grande dia.


Por fim, são tantos detalhes que compõem a sua festa que uma ajuda profissional é fundamental para ajudar em pontos importantes como este.


Aqui no Buffet Tulipas você encontra uma equipe completa e especializada em realizar sonhos. Não deixe de realizar a sua visita e conhecer os benefícios de idealizar o seu grande dia conosco.


Nossas casas foram projetadas para te surpreender em cada detalhe.


A Villa Valentim tem um espaço marcante que proporciona diferentes sensações, todas únicas e maravilhosas. Possui uma pré decoração repleta em detalhes luxuosos como os diversos lustres de cristal espalhados pelo salão, além de ser inspirada na arquitetura francesa. 


São dois espaços de tirar o fôlego: o gazebo de vidro com um jardim de inverno encantador e com entradas na lateral para o salão principal. 


Além disso, possui camarotes teatrais lindíssimos para um ambiente mais reservado, projeções mapeadas estratégicas para os convidados não perderem nenhum detalhe do seu grande dia e uma escada imponente para a descida triunfal dos anfitriões.


??Com tantos detalhes surpreendentes, a Villa Valentim com certeza vai deixar o seu evento muito mais exuberante, elegante e único.


Agende a sua visita e tire todas suas dúvidas com quem entende de realização de sonhos!


Te esperamos!

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.