5 informações que não podem faltar no seu convite de casamento

CASAMENTO

O primeiro pensamento é pensar no design, no papel, letras e nos detalhes que serão utilizados, mas existem algumas informações que nunca podem ser esquecidas e que são essenciais para que seus convidados esclareçam todas as suas dúvidas.


Pensando nisso, é que preparamos esse artigo para que você saiba todos os detalhes em relação ao que deve estar no convite de casamento para que ele seja o mais claro e direto possível!


Continue a leitura e não deixe nenhum detalhe para trás no seu convite!


As 5 informações essenciais que devem estar no seu convite de casamento

Sabemos que o período de preparação do casamento é cheio de obrigações e compromissos, mas não devemos nunca deixar um assunto tão importante como esse de lado. E, como sempre queremos deixar esse momento mais leve, fizemos esse mini guia que também funciona como um checklist para um convite completo!

Imagem do blog Imagem do blog

1. O básico em um convite de casamento

Independente se seu convite será um modelo tradicional ou moderno, algumas informações nunca devem ficar de fora, como o local, hora da cerimônia e nome do casal. Afinal, como seus convidados chegarão ao local sem essa informação?


Tradicionalmente o nome dos pais também marcam presença no convite de casamento, porém em alguns convites mais minimalistas e modernos, eles passaram a ser uma opção e, se você decidir colocar, também existe uma regrinha: O nome do pai fica em primeiro lugar, seguido do da mãe e acima do nome do filho. Essa regra também vale para quem quiser colocar o nome do padrasto ou madrasta ou para pais falecidos, que são indicados com uma pequena cruz entre parênteses ou a frase in memoriam.


Além disso, é bastante comum que, no topo do convite de casamento tenha uma frase ou um pequeno texto que simboliza o amor do casal ou algum significado especial para aquele momento. E pode ser algo bíblico, uma letra de música, poema, frase de filme ou até mesmo o tradicional “os pais dos noivos/os noivos convidam para o enlace matrimonial (...)”


São muitas as informações de um convite tradicional não é? Mas como colocá-la no convite sem que fique muito poluído? Essa daqui é a ordem mais comum:


  • Frase ou pequeno texto;
  • Nome dos pais dos noivos;
  • Monograma entre o nome dos noivos;
  • Nome dos noivos. Antigamente o nome da noiva era colocado à esquerda, pois seu pai era o responsável pelo investimento. Porém hoje em dia não há nenhuma regra com respeito a isso);
  • Data;
  • Horário;
  • Local da cerimônia e endereço completo (com ponto de referência se possível);
  • Endereço da festa, caso seja um evento aberto a todos os convidados.

Algumas outras informações também podem ser incluídas ou até mesmo suprimidas do seu convite de casamento, confira.

Imagem do blog

2. Devo esclarecer qual traje deve ser utilizado?


Apesar de ser uma informação mais comum em convites de debutantes, essa informação também pode aparecer no seu convite de casamento, principalmente se ele for temático, durante o dia ou se você quer algo diferente do tradicional.


Como todos sabem, um casamento pede algo mais sofisticado, por isso, mesmo que essa informação não seja incluída, os convidados saberão que devem se vestir adequadamente para o evento. 


Um convite de casamento deve ser o mais objetivo possível, por isso se você quiser, pode omitir essa informação!


3. RSVP e lista de presentes

Como falamos, um convite deve ser claro e objetivo, porém tanto o RSVP e a lista de presentes são informações que se mostram cada vez mais presentes em convites. E existem duas opções para que seu convite tenha uma aparência clean e ainda tenha essas informações:


  • Suprimir alguma informação e substituir por essas;
  • Poder acessar a lista de presentes e o RSVP no mesmo site;
  • Fazer um mini card com as informações e anexar ao convite;


Lembrando que é necessário incluir também o endereço para qual deverão ser enviados os presentes! Muito comum os noivos colocarem os dos pais, pois eles estarão em Lua de Mel ou ainda estão reformando o seu cantinho!


Você pode testar todas essas opções quando for confeccionar os seus convites com os nossos parceiros da Papel & Estilo! Com eles você pode ter o convite de casamento dos seus sonhos, com garantia e boa qualidade!

4. Acompanhantes: informar ou não?

Uma cerimônia cheia significa que muita gente quer compartilhar esse lindo momento com você, não é? Mas, e se for uma cerimônia mais fechada ou até mesmo no mesmo lugar da festa? Como limitar os convidados?


Essa é uma informação que deve estar presente, e definida já nos primeiros passos da preparação da lista de casamento, para que não haja nenhum tipo de desconforto ou falte mesas, cadeiras e lembrancinhas. E no convite ela deve estar especificada indicando o número de acompanhantes.


Em alguns casos como se seu convidado for casado ou possui uma relação de muito tempo, é de bom tom convidar o casal e não somente um, podendo ser estendido aos filhos pequenos. Para os convidados solteiros, não é necessário incluir convite extra, a não ser que seja da sua vontade que essa pessoa leve alguém.


Se a cerimônia acontecer em um lugar e a festa for realizada em outro espaço, pode ser solicitada a apresentação do convite exclusivo da festa, que também pode ser um mini card anexado ao convite de casamento.


5. Outras informações importantes que podem estar no convite de casamento

Todos nós sabemos como pode ser complicado encontrar uma vaga de estacionamento em dias de festas, não é? Por isso, muitas pessoas decidem utilizar táxis ou aplicativos de transporte. Mas mesmo assim, alguns convidados preferem usar seus carros particulares.


Por isso, indique se o salão escolhido para a festa possui estacionamento, a quantidade de vagas e se existem estacionamentos por perto. Já para quem mora em um lugar mais distante, pode ser uma boa ideia indicar hotel ou pousada por perto.


Pode parecer muita coisa para colocar em um convite, mas graças à tecnologia, é possível reunir todas essas informações em um convite virtual ou um QR Code no convite de casamento físico.


Convidamos você a conhecer os nossos serviços e como podemos fazer do seu casamento um momento para ser lembrado a vida toda! Entre em contato com a nossa equipe e descubra o que podemos fazer para você!


Você sabia de tudo que pode e deve estar em um convite de casamento? Achou que faltou alguma coisa ou tem mais alguma dúvida? Então comente aqui e compartilhe com a gente, vamos responder em breve!

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.