Quais os papéis da dama de honra?

CASAMENTO

As damas de honra são geralmente crianças que têm algum vínculo com o casal, ou até mesmo a filha dos dois. Seu papel é levar as alianças até o altar, e também levar um pouco de fofura e leveza ao momento. Apesar de muito tradicional, esse é um costume que tem sido revisitado e muitas noivas têm chamado amigas adultas para desempenhar essa função tão importante.


E a função delas, desde o surgimento, sempre foi fundamental no casamento, mesmo realizando atividades diferentes durante a cerimônia. 


Para você conhecer um pouco mais sobre como surgiu o papel da dama de honra e também descobrir como fazer a escolha ideal para o seu casamento, continue a leitura deste artigo.


Como surgiu a tradição da dama de honra?

Antigamente, era costume que as irmãs da noiva, independente da idade, entrassem na cerimônia juntas, utilizando o mesmo vestido. Dessa maneira, os maus espíritos não poderiam diferenciar quem era a noiva das damas de honra, assim eles não a fariam mal.


Já na Idade Média, as crianças começaram a realizar esse papel, esperando a noiva na entrada do vilarejo onde seria realizado o casamento e então levando a notícia a todo local. Elas também vestiam suas melhores roupas, pois um casamento era um dos eventos mais importantes que aconteciam na cidade. 


Por outro lado, na Inglaterra, no século V o mais comum era que as noivas entrassem com as “Demoiselle D’Honneur” (damas de honra em francês), que eram mulheres da sua idade, que tinham um vínculo forte com ela e que deveriam ser solteiras, para que ao ficarem no altar, pudessem ser vistas por algum pretendente interessado em compromisso.

Imagem do blog Imagem do blog

Daminha de honra ou dama de honra adulta?

No Brasil, o tradicional é sempre chamar uma criança, porém com a influência de outros países, alguns casamentos também optam por damas de honra, que não devem ser confundidas com as madrinhas de casamento! São duas funções diferentes, apesar da importância que ambas têm.


Outras noivas preferem não ter nem uma, nem outra, sendo também uma inovação nas tradições de casamento. Mas se você é uma noiva que gosta da ideia de ter uma Dama de Honra, saiba como escolher a pessoa que vai levar a aliança até vocês!


Daminhas 

Ao escolher a daminha de honra, é necessário analisar alguns pontos importantes. O principal é a idade, afinal uma criança muito pequena pode ficar facilmente assustada com a situação, chorar ou desistir de entrar. Ou até mesmo estar com sono e dormir momentos antes de entrar na igreja. 


Por isso, a nossa dica é: escolha uma menina acima dos 3 anos de idade.E que além disso, tenha uma personalidade despojada. Uma garota tímida pode se sentir acuada e não gostar da situação. E a última coisa que você quer em seu casamento é causar algum mal estar, não é mesmo?


Para deixar esse momento mais leve, escolha mais de uma menina para entrar e marque encontros para ensaiarem a entrada e se conhecerem. Dessa maneira, no dia do casamento, elas estarão muito mais à vontade.


Ou você pode optar pelo mais tradicional e fazer um casalzinho com a daminha e o pajem, simbolizando a pureza do casamento e também a família que se inicia com aquele casamento.


Dama de honra adulta

Após o casamento de Kate Middleton e do Príncipe William, no qual a irmã da noiva foi a dama de honra, esse costume ficou muito mais comum nos casamentos do mundo todo, até mesmo no Brasil.


Diferente das madrinhas, as damas de honra adultas entram sozinhas na igreja ou no local da festa. De acordo com o cortejo de casamento tradicional, elas entram depois dos casais de padrinhos e antes da noiva, assim como as daminhas. 


Além disso, você pode escolher qualquer mulher para entrar, não necessariamente precisa ser jovem. Você pode chamar até mesmo sua mãe ou avó para levar as alianças até o altar.


O importante é que ela tenha um vínculo muito forte com você e que seja muito especial para completar esse momento que ficará na memória para sempre! E assim como para as crianças, você pode escolher mais de uma!


A dama de honra adulta também pode ser sua aliada na organização do casamento, assim como a madrinha em eventos pré-casamento, por exemplo a despedida de solteira, chá de panela, chá bar e até mesmo como um ombro amigo durante a preparação e no dia da noiva.

Imagem do blog

Escolhendo o vestido da dama de honra


Esse é um ponto mais que especial, independente se elas são crianças ou adultas, pois os vestidos das damas de honra geralmente são iguais. Diferente das madrinhas tradicionais que escolhem o vestido, ou às vezes tem apenas uma cor a seguir. Lembrando que, além dessa, existem algumas outras regrinhas


  • Vestido branco somente para daminhas crianças. As damas adultas usam outra cor para não entrar em conflito com o vestido de noiva, que geralmente é branco. De acordo com a etiqueta, a noiva deve ser a única com essa cor para ser o destaque.;
  • Todas devem concordar com o modelo e cor, afinal quem vai usar e a dona do casamento precisam estar de acordo e satisfeitas com o que vai ficar em evidência no casamento
  • Tanto as crianças como as adultas devem provar os vestidos com antecedência e ir sempre na prova para os ajustes.

Para não errar na escolha, conheça a nossa empresa parceira Danna Morikawa, que possui anos de experiência na confecção de vestidos especializados para casamentos e festas sob medida!

Se tiver mais que uma dama de honra

A função da dama de honra é carregar as alianças, porém caso tenha mais de uma em seu casamento, você não precisa deixar as outras sem função ou sem carregar nada nas mãos. Nos dois casos - crianças ou adultas - elas podem entrar com buquês de flores ou uma cesta com pétalas, jogando-as pelo chão. Dessa maneira, o caminho da noiva ficará muito mais especial.


E para que todo esse momento seja inesquecível, você pode escolher como palco uma de nossas casas localizadas na Mooca, região central de São Paulo: Villa Valentim e Mansão Tulipas. 


Entre em contato com a nossa equipe e comece a planejar o seu Grande dia, com tudo que seu casamento merece e precisa para ficar na sua história!


Escolher a dama de honra é um momento muito especial, por isso queremos saber: ficou alguma dúvida? Não deixe de comentar e pergunte tudo que você quiser saber sobre esse assunto!

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.