Qual o papel das madrinhas de casamento durante a organização da cerimônia?

CASAMENTO

Além de acompanhar a noiva nesse Grande Dia, as madrinhas podem ser um porto seguro  num momento delicado, cheio de decisões e tensões. Servindo como um ombro amigo, como conselheira e pronta para te escutar sempre que você precisar  desabafar.


Geralmente, as escolhidas são as melhores amigas, irmãs, primas ou mulheres que de alguma forma foram importantes para sua vida ou no relacionamento. Saiba que, receber um convite tão especial como esse é uma honra para qualquer pessoa!


Apesar disso, muitas noivinhas  ainda não sabem muito bem quais são as funções de uma madrinha de casamento, então preparamos esse artigo com tudo que você precisa saber sobre esse assunto.


Confira!


O ínicio da tradição das madrinhas de casamento

Você sabe como surgiu a tradição de ter madrinhas de casamento? Muitas vezes repetimos os costumes, mas não sabemos o real motivo, não é mesmo? 


O costume de ter madrinhas em uma cerimônia de casamento começou na Europa e China Feudal e tinha um significado bem diferente dos dias de hoje. Na Europa, as madrinhas e a noiva usavam roupas iguais e cobriam o rosto, para afastar o pretendente que não foi contemplado com a mão da noiva e também espíritos malignos..


Já na China, a noiva e as madrinhas também se vestiam iguais, mas por outro motivo: nessa época, povos rivais tinham o costume de sequestrar as mulheres no dia do seu casamento. Como todas estavam vestindo a mesma roupa, isso poderia confundir os inimigos.


Muitos anos depois, em 1563 quando o casamento foi oficializado no Concílio de Trento, se tornou obrigatório casar-se com duas ou três testemunhas


No entanto, nos dias de hoje o comum em uma cerimônia tradicional são 5 casais para cada lado, podendo ser mais ou menos, de acordo com sua vontade. E em um casamento no estilo americano esse limite não é estabelecido.


Qual vai ser a sua escolha?

Imagem do blog Imagem do blog

Já escolhi minhas madrinhas de casamento, e agora?

Primeiramente, isso é algo muito especial! Significa que você confia muito nessas pessoas, a ponto de colocá-las em um lugar de honra durante um dos momentos mais felizes da sua vida! E se ela está tão animada quanto você, saiba que é possível tornar esse momento muito mais especial. Quer saber como?


Convide-as a acompanhar todos os passos

Uma boa madrinha está presente nas escolhas durante cada etapa do casamento: na escolha do seu vestido, convites, degustação do buffet e também para os momentos em que você precisa de uma amiga para desabafar, em momentos de indecisões e dúvidas. 


Por isso, sempre que possível, inclua suas madrinhas  nos seus planos, faça com que elas se sintam interessadas. Pois nessas horas, é sempre bom poder ter alguém para contar, não é?


Escolha o traje das madrinhas

Esse é um assunto que, assim como o vestido da noiva, pode causar muitas dúvidas e incertezas. Por isso, as madrinhas podem ajudá-la nessa decisão, já que você vai estar carregada de emoções e ansiedade com outras atividades do casamento.


Além disso, se a cerimônia for em estilo americano, o ideal é que as madrinhas estejam presentes, pois a tradição nesse tipo de casamento indica que todos os vestidos de madrinha sejam do mesmo modelo e cor. Então, é interessante que todas concordem em relação ao que vestirão e assim, poderão aproveitar muito mais o momento da cerimônia e festa.


Contudo, se os vestidos não forem padronizados, é importante que você informe a todas qual será a paleta de cores do casamento ou se existe alguma cor específica para os seus trajes. 

Imagem do blog

As comemorações antes do grande dia


Se você já casou uma amiga, sabe que antes de chegar o casamento existem algumas tradições divertidas e que são capazes de tirar todo o estresse desse período, como por exemplo o chá de panela, de lingerie, e a despedida de solteira.


Esses pré-eventos, por serem bem pessoais, costumam ser organizados pelas madrinhas que conhecem muito bem os seus gostos e querem tornar todos os preparativos para o casamento ainda mais divertidos!


Elas podem até mesmo fazer uma surpresa para você! Portanto, não fique triste se notar algo diferente acontecendo ao seu redor, elas podem estar preparando algo muito especial.


Peça ajuda para resolver problemas

Muitas vezes você e seu noivo estão tão imersos na preparação do casamento que alguma coisa diferente acontece e vocês acabam não percebendo. Dessa maneira, a madrinha pode ser também uma salva-vidas.


Como já falamos, como esse período é repleto de emoções, é indispensável que haja uma pessoa que tenha os pés no chão, seja mais realista e também esteja por dentro de todos os detalhes do casamento!


Obviamente, as madrinhas de casamento não devem tomar decisões sozinhas ou com base no gosto pessoal, mas às vezes elas podem tomar a frente em algumas decisões antes que o problema se torne maior e atrapalhe o andamento do casamento como um todo.


Já deu para perceber que elas são muito importantes, não é?


Aproveite para deixar seu dia de noiva mais divertido

Apesar de todo o trabalho, as madrinhas de casamento também têm seu momento de diversão e relaxamento! Elas podem dividir com você o Dia da Noiva!


Além, é claro, de ser um momento de auto cuidado, também é a hora de você ficar tranquila, afinal está quase chegando o grande momento, que é um dos mais importantes da vida de qualquer pessoa. 


Para deixar tudo mais leve, leve suas madrinhas com você, tenha conversas agradáveis, coloque uma música que vocês gostem, tire fotos para guardar esse lindo dia para sempre e relembre momentos que passaram juntas, não somente durante os preparativos do casamento, mas de histórias antigas! 


Nesse dia, você deve também deve ter um suporte para que tudo ocorra bem, por isso indicamos a nossa empresa parceira Jacques Janine, que possui uma equipe pronta para atender bem e tornar esse momento muito mais inesquecível!

E no dia do casamento?

Uma das características mais importantes nas madrinhas de casamento é a proatividade, por isso, no dia do casamento, mesmo com o cerimonial cuidando de tudo, ela provavelmente estará atenta aos detalhes: se o seu véu está no lugar, se algum item de decoração não corresponde ao pedido, entre outros detalhes.


Mas não se esqueça que esse é um dia para se divertir, por isso tente deixá-las mais tranquilas com relação a certos detalhes e invista em um cerimonial confiável, que te dará todo o suporte possível! 


As madrinhas de casamento têm algum papel importante após a cerimônia?

Sim! Não pense que com o fim da cerimônia e festa elas deixaram de ser madrinhas!


Elas sempre serão suas amigas, um porto seguro para esse casal que acabou de se formar, por isso, ao escolhê-las, saiba se você pode contar com elas em cada momento dessa nova jornada. 


Em um momento de desabafo, para contar as novidades ou apenas para participar de um jantar, elas devem estar presente ativamente em suas vidas, afinal não é a toa que essa é uma função desempenhada apenas por pessoas que são especiais na vida de um casal!


E para que esse dia seja ainda melhor, você pode contar com a nossa equipe, que sabe como ninguém tornar esse dia muito mais inesquecível! Entre em contato e converse com um de nossos especialistas.


Você conhecia essas funções das madrinhas de casamento? Deixe um comentário aqui e conte como escolheu as suas madrinhas ou se tem mais alguma dúvida com relação a essa função, vamos adorar auxiliar você nesse momento!

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.