Além de acompanhar a noiva nesse Grande Dia, as madrinhas podem ser um porto seguro num momento delicado, cheio de decisões e tensões. Servindo como um ombro amigo, como conselheira e pronta para te escutar sempre que você precisar desabafar.
Geralmente, as escolhidas são as melhores amigas, irmãs, primas ou mulheres que de alguma forma foram importantes para sua vida ou no relacionamento. Saiba que, receber um convite tão especial como esse é uma honra para qualquer pessoa!
Apesar disso, muitas noivinhas ainda não sabem muito bem quais são as funções de uma madrinha de casamento, então preparamos esse artigo com tudo que você precisa saber sobre esse assunto.
Confira!
O ínicio da tradição das madrinhas de casamento
Você sabe como surgiu a tradição de ter madrinhas de casamento? Muitas vezes repetimos os costumes, mas não sabemos o real motivo, não é mesmo?
O costume de ter madrinhas em uma cerimônia de casamento começou na Europa e China Feudal e tinha um significado bem diferente dos dias de hoje. Na Europa, as madrinhas e a noiva usavam roupas iguais e cobriam o rosto, para afastar o pretendente que não foi contemplado com a mão da noiva e também espíritos malignos..
Já na China, a noiva e as madrinhas também se vestiam iguais, mas por outro motivo: nessa época, povos rivais tinham o costume de sequestrar as mulheres no dia do seu casamento. Como todas estavam vestindo a mesma roupa, isso poderia confundir os inimigos.
Muitos anos depois, em 1563 quando o casamento foi oficializado no Concílio de Trento, se tornou obrigatório casar-se com duas ou três testemunhas.
No entanto, nos dias de hoje o comum em uma cerimônia tradicional são 5 casais para cada lado, podendo ser mais ou menos, de acordo com sua vontade. E em um casamento no estilo americano esse limite não é estabelecido.
Qual vai ser a sua escolha?