Dia de Santo Antônio: Qual a Origem do Santo Casamenteiro

CASAMENTO

Além de ser aquele que dá uma forcinha para quem quer encontrar o seu amor verdadeiro e casar.


Contudo, ele não é somente o santo casamenteiro.


Por sua bondade em vida, ele também é conhecido como o padroeiro dos pobres.


E também ajuda as pessoas a encontrarem objetos perdidos.


Nesse dia, as igrejas dedicadas a ele celebram missas em sua homenagem e  distribuem o pão de Santo Antônio, para relembrar sua atitude de distribuir pão aos menos afortunados nos conventos.


Juntamente com esses atos de bondade e dedicação, muitas pessoas aproveitam esse dia para fazer simpatias para que Santo Antônio ajude na vida amorosa.


Assim, quando o casamento acontece, muito decidem até homenageá-lo no seu Grande Dia, com decoração, orações e outros.


Continue a leitura e conheça mais sobre o santo casamenteiro, sua história e como ele tem marcado presença nos casamentos!


Origem do dia de Santo Antônio

Santo Antônio nasceu no ano de 1195 com o nome de Fernando Bulhões em Lisboa, Portugal.


Iniciou sua vida religiosa aos 15 anos, contrariando a vontade dos pais e foi para o Mosteiro de São Vicente de Fora, estudar e iniciar a pregação religiosa.


Teve uma vida dedicada à pregação e à prática do bem, com relatos de realizar milagres até mesmo em vida.


Porém, em 13 de junho 1231, aos 35 anos, morre e é enterrado em Pádua, na Itália. Por isso, ele também é conhecido como Santo Antônio de Pádua.

Imagem do blog Imagem do blog

Quando Santo Antônio foi canonizado?

Foi canonizado um ano após a sua morte, em 30 de maio de 1232 pelo Papa Gregório IX e é representado com seu traje franciscano, segurando o menino representando Jesus e um ramo de Lírios.


Como ele se tornou o Santo Casamenteiro?

Ao longo da sua vida, Santo Antônio realizou muitos atos de bondade, principalmente para quem não tinha, ou tinha pouco dinheiro.


Segundo historiadores, muitas noivas não possuíam recursos para produzirem seu enxoval e pagar o dote à família do noivo.


Dessa maneira, não poderiam se casar.


No entanto, Santo Antônio providenciava ajuda financeira a essas famílias, possibilitando a realização de vários casamentos.


Por isso, mesmo que ele não falasse em suas pregações a respeito do casamento e relacionamentos, se transformou no Santo Casamenteiro.


Após a sua morte muitas jovens solteiras ajoelharam-se aos seus pés e pediam para que o santo as ajudassem a conseguir um bom casamento.


Além disso, coincidentemente o dia dos namorados no Brasil é comemorado um dia antes do Dia de Santo Antônio.


Contribuindo para o crescimento de sua fama aqui no país.

Imagem do blog

As simpatias para Santo Antônio


Atualmente, além da devoção, muitas pessoas fazem simpatias no Dia de Santo Antônio, com o mesmo intuito: conseguirem se casar.


Algumas incluem retirar o menino Jesus do seu colo ou deixá-lo de “castigo” em algum lugar desconfortável. 


Deixando-o lá até que o pedido seja concretizado.


Por outro lado, algumas fazem um pequeno altar, com flores, acendem uma vela e então fazem o seu pedido a Santo Antônio.


A maioria delas devem ser feitas no dia 13, que é o Dia de Santo Antônio. Algumas outras devem ser feitas em dias da semana específicos.


Em comum, todas as simpatias e orações pedem para que seja possível ter um casamento bom, com uma pessoa que tenha os mesmos princípios.


Além de pedir que ele seja duradouro e feliz.


Santo Antônio no casamento

Como forma de agradecimento, devoção e até mesmo para ajudar as amigas e amigos solteiros, muitos casais têm feito homenagens a esse importante Santo.


Muitos escolhem casar no Dia de Santo Antônio ou em uma igreja que foi construída para ele.


Por outro lado, outros casais o homenageiam incluindo-o em detalhes como por exemplo nas lembrancinhas,  nos vestidos, nas joias utilizadas, e até mesmo nos buquês.


Segundo as tradições, as noivas podem dar uma ajudinha às amigas solteiras que querem se casar: escrevendo seus nomes na barra do vestido.


Porém, algumas noivas costuram também uma oração a Santo Antônio junto a seus nomes, para que o pedido tenha mais força.


No Buquê

Após a cerimônia, um dos momentos mais esperados é a hora de jogar o buquê.


Porém, com um buquê de flores somente uma solteira poderia ganhá-lo.


Algumas noivas mais devotas e modernas que tiveram suas preces atendidas por Santo Antônio inovam e fazem um buquê de mini santinhos de tecido ou feltro.


Dessa maneira, ao jogar, eles se desprendem, dando chance a mais pessoas de pegá-los.


Além de ser divertido, com certeza muitas moças ficarão felizes!

O santo casamenteiro também pode estar presente nas lembrancinhas e de várias formas.


Em primeiro lugar, estão as medalhinhas que, geralmente acompanham o Bem- casado ou outros tipos de lembrancinha.


Além das medalhas, uma oração pode ocupar esse lugar.


Uma opção moderna e bem criativa, são os mini santinhos feitos de biscuit, que podem ser enfeites ou até mesmo chaveiros.


Seja como for, é possível agradecer Santo Antônio de várias maneiras em seu casamento e ainda desejar que todos tenham a mesma oportunidade de se casar e ser feliz.


Se Santo Antônio já te ajudou e você começou a planejar o seu Grande Dia, entre em contato com a equipe de Especialistas do Buffet Tulipas.


Vamos transformar seu sonho em realidade!


Você conhecia a história e as tradições do Dia de Santo Antônio? Deixe um comentário e conte para nós se quer conhecer outras tradições aqui no blog!

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.