Festa de 15 anos: passo a passo para organizar

DEBUTANTE

Para quem quer comemorar seu niver em grande estilo, preparamos um passo a passo com alguns itens super importantes que vão ajudar você no início do seu planejamento e com certeza vão fazer da sua festa de 15 anos um momento inesquecível!


Ah, e para as meninas que decidiram fazer uma festa de debutante diferente, como o Sweet Sixteen, esse planejamento também vai servir como guia para uma festa incrível.


Vamos lá? Então continue a leitura e comece a realizar o seu sonho!


Por onde eu começo a preparar minha festa de 15 anos?

Em primeiro lugar, uma festa de 15 anos não deve ser planejada de uma hora para outra, afinal, são muitos detalhes e escolhas que precisam de um tempo para serem tomadas. Além disso, itens como salão de festas, carruagens e vestidos precisam de um agendamento prévio e você não quer que falte nada na sua festa, não é mesmo? 


Por isso, a nossa dica é: comece a organizar sua festa com pelo menos um ano de antecedência. Algumas meninas mais prevenidas começam a pensar nos detalhes da sua festa aos 13 anos! 


Assim, até o dia da festa ela já escolheu, com paciência, todos os fornecedores e já agendou com os melhores profissionais para que no seu Grande Dia, saia tudo como esperado.


1. O primeiro passo para a realização de um sonho: o investimento

Esse é o primeiro passo e um dos mais importantes para definir como será sua festa de 15 anos. Por ele você saberá quantas pessoas poderão ser convidadas, qual o espaço que você vai poder alugar, os fornecedores que serão contratados e até mesmo o quanto você pode investir no seu vestido de princesa.


Se seu orçamento for flexível, você poderá escolher as atrações que você sempre quis ter, como por exemplo, contratar um ator ou músico famoso para ser seu príncipe e ter uma valsa inesquecível, investir mais em itens personalizados ou em uma decoração de festa de 15 anos diferente de tudo que você já viu!


Por outro lado, uma festa de 15 anos simples também tem seu charme e emoção! É possível ter uma festa incrível e do jeito que você sempre sonhou se o orçamento for bem definido desde o início.


Para isso, faça uma lista com tudo que você deseja. Itens como quantidade de convidados, vestidos, DJ, lembrancinhas, itens personalizados, bolo, maquiagem, local da festa, cabelereiro, sapatos entre outros, são essenciais e devem estar no topo. 


Com o passar do tempo, você pode acrescentar mais alguma coisa e fazer alguns ajustes para adaptar o orçamento. 


Definir o investimento evita que, ao final de tudo, haja frustração e faz com que esse período de preparação seja tão mágico quanto o dia da festa!

Imagem do blog Imagem do blog

2. Definindo quem vai participar da sua festa de 15 anos

Depois de definir o orçamento, que tal começar a lembrar de todos que merecem compartilhar esse momento tão especial com você? Antes de começar a lista, defina quantas pessoas podem ser convidadas a partir do orçamento que você já fez.


Para organizar ainda mais, recomendamos que você faça uma lista no computador com os nomes dos seus convidados separados por categoria, como por exemplo, “amigos da escola”, “família”, “melhores amigos”, “convidados dos pais” e etc.


À medida que o tempo passar, essa lista pode mudar bastante, pois nem sempre é possível convidar todo mundo que conhecemos. Para essas pessoas que, eventualmente, ficam de fora da lista, faça uma outra planilha e deixe de reserva.


Assim, quando a presença for confirmada ou não, você poderá fazer encaixes na lista oficial. Legal, não é?!


3. Onde o sonho acontece!

Quando você imagina sua festa, como é o lugar em que ela acontece? Grande, espaçoso e exuberante? Ou um lugar menor, mas luxuoso e encantador?


Escolher o local da sua festa é um passo importante para que você comece a visualizar o seu sonho com mais clareza.


Afinal, ao visitar os locais e vendo a fotos das festas que aconteceram lá você pode ver como o espaço se transforma para dar forma ao que você quer.


Para escolher, a visita é essencial, pois sempre terá algum profissional que pode tirar todas as suas dúvidas. E também você poderá ver a disposição das mesas, como seus convidados ficarão acomodados e como será feita a decoração.


Além disso, sempre pergunte quanto tempo a festa poderá durar, qual a capacidade da casa, se seguem os protocolos de segurança, se possui gerador e se as horas adicionais serão cobradas.


Muitas casas e salões podem facilitar a sua vida na hora de encontrar um fornecedor ou montar um pacote de festa personalizado, veja as condições e se elas se adaptam ao seu gosto. Quem sabe não é uma boa opção?


Por isso, pergunte tudo que você quiser, tire todas suas dúvidas e conheça as condições do contrato antes de fechá-lo.

Imagem do blog

4. Como decidir o que servir em uma festa de 15 anos?


Decidir as comidas que serão servidas é, sem dúvida, um dos momentos mais deliciosos da preparação da sua festa de 15 anos. Afinal, quem é que não gosta de comidinhas de festa?


E sabe qual é a melhor maneira de escolher o buffet e o cardápio? Fazendo uma degustação!


Antes mesmo do dia da sua festa, você vai poder experimentar todas as comidas e petiscos deliciosos de festa, seja ele doces, salgados e até mesmo um pedaço do bolo que você quer que seja servido.


A degustação também é o momento que você decide como os pratos serão servidos, se vai ser um jantar clássico, ou em porções menores, como as finger foods, menu degustação, ou em formato de coquetel.


Não se esqueça que um cardápio ideal da sua festa deve ser variado com algumas opções para pessoas com restrições alimentares, como alérgicos a algum alimento, vegetarianos/ veganos e para quem segue uma dieta devido à sua crença.


5. Marcando o Grande Dia no calendário

As festas no geral ocorrem aos fins de semana ou próximas a feriados, para que mais convidados possam comparecer e compartilhar deste momento com você. . Por isso, nem sempre é possível marcar a sua festa de 15 anos no dia ou na semana exata do seu aniversário.


Outro fator que deve ser levado em consideração antes de definir a data é a disponibilidade do salão e dos profissionais escolhidos. Lembra de quando falamos para planejar com bastante antecedência? 


Quem planeja com tempo, tem mais chances de escolher uma data aproximada ou a data que não coincida com outros compromissos, como semana de provas ou vestibular, para aqueles convidados que estão se preparando.


Mas caso não tenha nenhuma data próxima ao seu aniversário, não se preocupe! Você pode comemorar o seu dia algumas semanas para frente, sem problemas. O encanto, a diversão e os bons momentos vão ser inesquecíveis da mesma maneira.


6. Fazer o convite perfeito

Ufa! Depois de todas essas etapas você finalmente vai poder contar para o mundo que sua festa vai acontecer!


A escolha do convite é um dos momentos mais especiais por que é um dos primeiros contatos que você terá com a identidade visual da sua festa e também por que é o início da materialização do seu sonho.


Hoje em dia não existe um modelo de convite padrão para festas de 15 anos, afinal, as festas são diferentes e as debutantes querem algo exclusivo e que combine com o tema escolhido.


É importante escolher um fornecedor que tenha experiência e um portfólio vasto, como a nossa parceira Essencial Convites que possui mais de 15 anos de experiência no mercado e muitas opções de produtos.


Seu convite chegou, e agora? Você sabe quando começar a enviar?


Assim como a preparação, os convites devem ser enviados com antecedência. O recomendado é um mês antes para pessoas da mesma cidade e até 6 meses antes para pessoas que morem longe ou no exterior.


Você não quer ninguém perdendo sua festa, não é?

Imagem do blog Imagem do blog

7. Deixando a festa com a sua cara

Um dos grandes desafios na hora de organizar uma festa de 15 anos é escolher a decoração. São tantas opções que é comum ficar um pouco perdida nessa hora, porém você pode fazer um simples exercício e descobrir o que mais enche seus olhos e tem a ver com você:


Faça uma lista de todos os temas e itens que você quer na sua festa, coloque também suas cores favoritas, filmes que você ama e que podem servir como tema. Assim você pode começar a pesquisar referências e ver realmente o que te deixa mais animada.


Leve em conta também sua personalidade, se você é mais romântica, que tal uma festa mais clássica e tradicional. Por outro lado, se você quer algo mais chamativo e é extrovertida, pense em temas de festas de quinze anos mais modernas e diferentes, como por exemplo cidades, filmes ou um país que você adora a cultura.


Algo muito comum em todas as festas de quinze anos é a decoração com flores e balões, por isso, se você quer algo coringa e que fique bem em qualquer situação, esses dois elementos são essenciais.


Porém, se você ainda tem dúvidas, entre em contato com os nossos consultores! Do primeiro momento até o seu Grande Dia, eles ficarão disponíveis e prontos para atender qualquer solicitação ou dúvida que você tiver!


Uma festa de debutantes é um dos momentos mais lindos na vida de uma menina, por isso é um momento que deve ser pensado em todos os detalhes e com bastante atenção. E não importa se é uma festa de 15 anos tradicional ou seu Sweet Sixteen, essa festa é a realização de um sonho e deve ser perfeita!


Está preparando sua festa de 15 anos? O que achou das dicas que demos aqui? Deixe sua opinião ou dúvida aqui, queremos saber o que você sonha para esse momento tão lindo!

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.