Monograma de casamento: torne sua festa ainda mais elegante com ele

CASAMENTO

O monograma é formado por uma ou mais letras para a identificação de uma casa, família, empresa, grupos, pessoa e também os casais.


Além das letras, é comum que um monograma tenha outros elementos gráficos, como por exemplo, flores, animais, formas geométricas; para que o monograma seja algo único e que transmita a essência das pessoas representadas.


Normalmente, os monogramas são representados pela primeira letra dos nomes e isso não é diferente da versão feita para o casamento.


Por ser a marca registrada dos noivos e de toda celebração, eles aparecem em diversos lugares e, por isso precisam ser pensados com bastante cuidado para que o resultado fique impecável.


Quer saber como você pode ter o seu monograma de casamento?


Confira as nossas dicas!

Imagem do blog Imagem do blog

Como fazer um monograma de casamento?

Antes de qualquer coisa queremos saber: já pensou na decoração do seu casamento? Na paleta de cores? No tema?


Esses são fatores muito importantes, pois são a base da construção de um monograma de casamento – também conhecido como brasão para casamento – e de toda identidade visual da sua celebração.


Apesar de cada estilo pedir algo diferente, não significa que um casamento tradicional sempre terá o mesmo brasão. Isso pois, a definição do estilo serve mais para definir um caminho inicial de pesquisas e referências.


Conheça algumas opções e comece a imaginar a sua combinação perfeita!


Monograma de casamento tradicional

Os monogramas para casamentos tradicionais ou clássicos geralmente utilizam poucas cores ou até mesmo uma só, como por exemplo o dourado, rose gold, prateado ou preto, que simbolizam luxo e elegância.


Com relação às letras, as cursivas são as mais pedidas, combinando com arabescos que, apesar de detalhados, não deixam o visual poluído.


Uma tendência interessante para convites de casamento tradicionais é o uso de um lacre em cera com o monograma. Além de bonito, é algo bastante sofisticado e que nos remete à nobreza. 


Monograma para casamento rústico

Os casamentos rústicos são marcados pelo clima mais leve e também pelos elementos naturais, como flores, folhas e a textura da madeira.


Por isso, um monograma de casamento reflete esses detalhes: eles costumam ter flores e folhas ao redor das fontes que, não precisam ser necessariamente em letras cursivas e podem ser em caixa alta.


Além disso, não são muito utilizadas cores como o dourado, já que simplicidade também é uma das características desse tipo de cerimônia.


Para dar um destaque maior, os monogramas de casamentos rústicos em materiais impressos, podem estar em alto ou baixo relevo relevo.


Monograma de casamento moderno

Os casamentos modernos ousam desde o envio do convite até às lembrancinhas, por isso, o seu monograma não seria diferente.


Você pode, por exemplo, em um casamento com tema de filme, ter um monograma com as letras e elementos que remetem à obra.


Porém, é preciso tomar cuidado para que o brasão de casamento não se torne algo exagerado e tire a atenção do lugar em que está estampado.


Lembre-se, o monograma é um item importante, porém deve ser delicado e discreto.


Nessas horas, o mais importante é ter um profissional com experiência na área ao seu lado, como nosso parceiro Papel e Estilo.


Com experiência em vários tipos de casamentos e festa, com certeza vão desenvolver a identidade visual do seu casamento com qualidade, bom gosto e do seu jeito!

Imagem do blog

Onde o monograma pode ser aplicado?


Quando falamos em monogramas, imediatamente pensamos em utilizá-los nos envelopes de convites de casamento. 


Contudo, o uso dele é muito mais amplo, tendo em vista que, se o desejo é criar uma marca e fazer com que os convidados se lembrem dele, o ideal é que ele esteja presente em muitos outros lugares.


Como por exemplo em lembrancinhas, convites dos padrinhos, porta guardanapos, guardanapos personalizados, copos e todos os itens de papelaria do casamento. 


Principalmente em casamentos rústicos, o monograma tem sido usado com frequência no porta aliança de uma maneira diferenciada: em um bastidor bordado que depois da cerimônia se transforma em um lindo quadro para a casa nova!


Já pensou em dar esse toque artesanal ao seu casamento?


Por outro lado, o monograma também se tornou um ponto essencial em um local de destaque da festa de casamento: a pista de dança.


A pista adesivada é um item incrível de personalização, pois fica localizada em um ponto central do salão. O espaço normalmente é grande, e é lá que o casal vai ter a sua primeira dança como marido e mulher. 


Tanto para quem assiste, como em filmagens e fotografias, o monograma de casamento na pista de dança deixa o momento muito mais incrível.


Para que isso aconteça, é importante que você contrate uma empresa com experiência e que trabalhe com os melhores materiais, assim como a nossa parceira Media Pix Eventos, que além da pista, possui uma imensa variedade de produtos personalizáveis para sua festa!


Posso utilizar o monograma em outras ocasiões?

O monograma não é somente algo para ser utilizado em casamentos! 


Muitos casais comemoram, anualmente, as Bodas de Casamento com festa e renovação de votos que, assim como o casamento, é um momento de celebrar o amor entre o casal.


Para casais tradicionais ou mais modernos, o monograma pode ser algo que transmita uma mensagem aos convidados, por exemplo: um casal pode fazer monogramas diferentes e temáticos todos os anos para mostrar suas mudanças, incluindo as letras dos nomes dos filhos e outros elementos.


Já os que preferem algo mais sério, podem utilizar os mesmos monogramas que foram utilizados em seu casamento, mostrando que, mesmo com o tempo, algo neles permanece o mesmo.


Interessante, não é?

Mais dicas para ter um monograma de casamento perfeito!

Pesquise novas ideias

Como em tudo referente ao casamento, buscar referências nunca é demais!


Pesquise em sites, busque fontes diferentes, converse com amigas, veja com calma todos os detalhes e o principal: pense em algo que reflita a personalidade dos dois!


O monograma vai ficar eternizado por meio das fotos e por isso, precisa agradar aos noivos de maneira igual!


Por isso, converse com seu parceiro, tire um tempo para a pesquisa, pesquisem referências e inspirações e anotem o que cada um mais gosta nos modelos.


Deixe as cores para outros detalhes

O monograma apesar de ser a identidade visual, ao mesmo tempo deve ser discreto e combinar com os outros elementos da festa e da cerimônia.


Para que isso aconteça, não recomendamos utilizar cores e combinações fortes, como o vermelho, laranja, alguns tons de azuis e roxos. Mesmo que estejam na paleta de cores.


O ideal utilizar poucas cores ou escolher apenas uma, como por exemplo preto, cinza, marrom ou alguma metálica.


Assim, será muito mais fácil harmonizar com os outros detalhes da decoração do casamento.


A palavra-chave é simplicidade

O monograma de casamento precisa ser visível em todas as superfícies que ele estampar, seja a pista de dança ou nas lembrancinhas.


E para que isso aconteça, detalhes muito pequenos devem ser evitados. Dessa maneira todos verão o mesmo desenho em qualquer lugar que estiver, independente do tamanho.

Esse conselho serve tanto para os desenhos quanto para as fontes: algumas letras cursivas possuem muitos detalhes, e apesar de lindas, não são de fácil visualização quando aplicadas em superfícies menores.

Por isso, antes de decidir, faça um teste com tamanhos variados e veja como os elementos se comportam. E isso pode ser feito até mesmo em casa, imprimindo alguns exemplos e observando com cuidados os detalhes.


Além disso, você também deve tirar suas dúvidas com quem tem anos de experiência na área!


Você sabia que o Buffet Tulipas tem uma equipe de Especialistas prontos para ajudar você em todos os passos do seu casamento? Solicite o contato de um de nossos Especialistas e descubra como podemos transformar o seu sonho em realidade!


O que achou de fazer um monograma de casamento? Qual o estilo que você mais gostou?


Compartilhe sua opinião aqui nos comentários. Queremos saber como estão os planejamentos para o seu Grande Dia!

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.