O que é Bar Mitzvah e quais tradições não podem faltar?

ANIVERSáRIO

Esse é um momento de transição para os meninos, que aos 13 anos devem se apresentar para a comunidade e realizar uma série de rituais, estudos e atividades que comprovem que ele está apto a se tornar um adulto e responsável pelos seus atos.


Por ser tão importante, preparamos esse artigo com tudo que você precisa saber sobre o Bar Mitzvah, incluindo sua história, curiosidades e dicas para fazer desse dia um momento inesquecível para todos!


Continue a sua leitura e descubra.


O início da tradição

O Bar Mitzvah, que traduzido significa filho do mandamento (em hebraico: ?? ????) é uma tradição que acontece há mais de 2 milênios na comunidade judaica e tem seu início marcado de acordo com a passagem bíblica de Gênesis (34:25), quando Levi, então com 13 anos é autorizado a empunhar e utilizar uma espada junto com seus irmãos para proteger a honra de sua irmã Diná.


(...)” os dois filhos de Jacó, Simeão e Levi, irmãos de Diná, tomaram cada um a sua espada, e entraram afoitamente na cidade” (...)


Desde então, todo rapaz que alcança os 13 anos de idade e 1 dia já é considerado responsável pelos seus atos, intelectualmente maduro e deve agir como adultos diante da sociedade. Mas além disso, é comum que aconteçam festividades para comemorar essa nova fase da vida do rapaz. E isso pode incluir uma festa de aniversário com tudo que ele têm direito, como bolo de aniversário, músicas, lembrancinhas e presentes!

Imagem do blog Imagem do blog

O que é Bat Mitzvá-O: Bar Mitzvah feminino

Você sabia que existe uma celebração no mesmo molde do Bar Mitzvah para as meninas? O Bat Mitzvá (em hebraico ?? ????, filha do mandamento) também é uma festa judaica na qual as meninas também se tornam responsáveis pelas suas vidas.


Porém, existem algumas diferenças com relação às duas celebrações. Em primeiro lugar, o Bat Mitzvá acontece no décimo segundo aniversário da garota e a cerimônia só começou a ser celebrada há pouco mais de 70 anos, sendo ainda não muito popular entre algumas congregações.


Mas, entre meninos e meninas não existe diferença entre as obrigações e a festa. Então, para conhecer mais um pouco dessas tradições, veja estes detalhes que separamos para você!


A preparação do Bar Mitzvah

A cerimônia do Bar Mitzvah acontece geralmente na segunda ou na quinta- feira anterior ao aniversário do rapaz, porém, até chegar esse dia é necessário realizar uma série de preparações para que, até a data ele esteja realmente pronto para assumir as suas responsabilidades.


E isso acontece bem antes de atingir a idade de 13 anos! 


Aos 11 anos (para os meninos) e 10 (para as meninas), as crianças se dedicam a estudar a cerimônia, a história, a língua hebraica, os ensinamentos da Torá, simbologias e deveres. 


Mas além desses conteúdos, os Rabinos também ensinam lições sobre a religião, direitos humanos, lealdade, sustentabilidade, justiça e outros temas que preparam o jovem para que ele viva uma vida adulta como uma pessoa responsável por ele, pelos outros e também pelo mundo em que vive.


Ou seja, são momentos em que o jovem se dedica a aprender como refletir sobre suas atitudes, entender leis e então se tornar um ser humano melhor e útil a toda comunidade! Verdadeiros ensinamentos que todos nós precisamos ao longo da vida, não é?

Imagem do blog

Elementos e rituais essenciais em um Bar Mitzvah


Ao chegar na segunda ou quinta-feira próxima ao seu aniversário, o adolescente deve cumprir alguns rituais como colocar o Talit e o Tefilin e é assim que a cerimônia se inicia e tem duração de aproximadamente 1 hora e meia. Após esse momento, acontecem as rezas e cantos e então ele recebe a Torá em formato de pergaminho ou em um grande rolo.


Então ele caminha pela Sinagoga carregando o livro sagrado, reproduzindo a viagem de Moisés carregando as Tábuas da Lei que continham os 10 Mandamentos e simbolizando o ato de levar a mensagem para outras pessoas, ou seja que deve circular para atingir mais pessoas e não ser guardada somente para si. Sua viagem começa ali naquele momento quando lê alguns trechos da Torá.


Depois da leitura, o Rabino faz o seu pronunciamento e abençoa o jovem para que ele comece sua nova vida. Ao final desta cerimônia ele já pode participar do grupo de homens chamado Minian. Esse quórum é formado por 10 homens e sempre devem estar presentes para que a reza comum se realize. 


Já no Shabat, o jovem deve conduzir a reza e ler a Torá para sua comunidade, pela manhã lê a Perashá inteira da semana ou parte dela. Nesse dia também é realizada a Seudá, que é organizada pelos pais e é um momento em que o jovem discursa para mostrar o seu interesse e entendimento pelos textos tradicionais da Torá.


Acessórios recebidos no Bar Mitzvah

O Talit e o Tefilin são peças muito importantes para a comunidade judaica, principalmente em rezas e celebrações. O Talit é um manto que pode ser feito de linho, lã ou seda com as tsitsiot nas extremidades e é utilizado por homens no momento da oração na Sinagoga e nas primeiras orações do dia, conhecidas como Shacharit. 


Além disso, é utilizado também no casamento judaico e alguns homens utilizam uma versão menor todos os dias por baixo da roupa, o talit katan, para se manterem conectados à religião e seus preceitos o dia todo.


Essa peça simboliza igualdade entre os homens, já que quando vestidos todos estão vestindo a mesma peça. Além disso, o uso do Talit facilita na concentração da oração, pois isola o mundo exterior.


Já o Tefilin é um par de caixinhas de ouro que contém tiras do mesmo material retirados de um animal Kosher e dentro delas possui 4 trechos da Torá em pergaminhos. Cada um deles serve para que não se esqueçam os Dez Mandamentos e também como devem ser obedientes a Deus.


No Bar Mitzvah o Tefilin é recebido pelo jovem após vestir o Talit da seguinte maneira: o braço esquerdo é o primeiro a receber, pois está mais próximo ao coração e recita a oração. Depois, em pé ele é enrolado na cabeça, sem nenhum pronunciamento. A partir desse dia, o jovem deve usar o Tefilin todos os dias pela manhã para acompanhar as orações, menos aos Shabat Yom Tov e nos dias entre a Pêssach e Sucot.


As amêndoas doces

É costume que, durante a subida à Torá as mães, tias a avós do jovem joguem as Mlabas no jovem. Elas são balas feitas de amêndoas e cobertas com açúcar e simbolizam boa sorte e uma existência doce.

Refeição do Bar Mitzvah

Após a celebração na Sinagoga, é comum que os pais convidem os familiares e amigos mais próximos para uma pequena comemoração em casa com comes e bebes. Como geralmente acontece durante o Shabat, não são todas as comidas que podem ser servidas e, é claro, todas devem ser Kosher.


O cardápio Kosher deve seguir uma série de regras que incluem não misturar laticínios e carne em uma refeição, não servir carne de porco, coelho, certos tipos de peixes e todas as comidas e bebidas devem ter o selo Kosher. Além disso, possuem métodos de preparação que devem ser seguidos.


Mas isso não impede que haja uma grande variedade de pratos que podem ser consumidos pela comunidade judaica e no Bar Mitzvah. Nesse dia é oferecida uma Seudat Mitsvá, uma refeição completa com carne e pão e logo após, é recitado a Bênção de Graças, também conhecida como Bircat Hamazon.


Música para a refeição do Bar Mitzvah 

Em uma festa não pode faltar músicas, não é? E isso não é diferente no Bar Mitzvah! Nesta celebração são cantadas músicas conhecidas como Pismonim, que são melodias tradicionais e celebram Deus e ensinam aspectos da religião.


Diferentes dos cantos litúrgicos contidos no Livro de Orações, conhecidos como Piyyutim, essas canções são extra litúrgicas e cantadas em momentos como orações, circuncisões e casamentos. 


Além de todos esses costumes, algo que muitos pais fazem como forma de agradecimento a Deus por ter permitido que seu filho ou filha completasse mais esse passo na vida é fazer uma grande doação a quem precisa. Incrível não é?


Nóss temos o que você precisa para fazer desse momento algo inesquecível para todos! Entre em contato com a nossa equipe e conheça todos os nossos serviços e opções!


Muito interessante conhecer um pouco mais sobre a tradição do Bar Mitzvah, não é? Conte aqui nos comentários o que você achou e se, por acaso, ficou alguma dúvida a respeito do assunto!

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.