Salão com decoração: 6 dicas para aproveitar sem perder sua personalidade

GERAL

No caso de um salão que já tem um acervo de decoração, é comum que perguntas como essas surjam em sua cabeça: 


“Será que vou conseguir personalizar o salão?” 


“Minha festa vai ficar igual a todas as outras?”


Por outro lado, esse salão é bem localizado, é seguro, com um serviço de qualidade, bem recomendado e tem capacidade para todos os seus convidados. 


Então, o que fazer nesse momento?


Antes de mais nada, um salão que já está decorado não é motivo para desistir de ter uma festa que terá a sua cara. 


Afinal, essa é apenas uma pré-decoração que possui elementos neutros, que combinem com a maioria das festas, temas, paletas de cores e tendências do momento. 


Ou seja, você pode investir em inúmeros outros elementos que deixarão o local da sua festa com a sua cara, personalidade e que vai transmitir aos convidados exatamente o que você quiser!


Continue a leitura e descubra como aproveitar o salão com decoração da melhor maneira!

Imagem do blog Imagem do blog

Como posso personalizar um salão com decoração?

Antes mesmo de começar o investimento em objetos decorativos, é sempre importante cercar-se de referências e também conhecer como foram as cerimônias que já aconteceram no espaço escolhido. 


Assim, é possível ver como o salão “se comporta” em diferentes momentos e até mesmo em eventos que não sejam do mesmo tipo que o seu. 


Isso mostra como o ambiente é versátil e, ao mesmo tempo, transmite segurança a você. Afinal, você verá que é possível adaptar os elementos ao seu gosto.


Mas além disso, siga essas dicas e aprenda a utilizar um salão decorado a seu favor!


1 - A pessoa certa para este momento

Por outro lado, não vamos esquecer de um importante profissional que deve estar presente em cada passo da preparação do ambiente:  o decorador!


Ele será capaz de transformar o salão com decoração em um local totalmente diferente, utilizando alguns truques em lugares estratégicos. 


Se o decorador já conhecer o local da festa, você terá mais segurança e certeza que o trabalho seja bem feito. 


Além disso, é importante que ele tenha experiência em diferentes eventos, assim como nossa parceira Marisa Flores que atende as mais diversas festas, todas personalizadas e únicas!


Converse com o decorador e conte todas as suas ideias e expectativas, mostre inspirações e tire todas as suas dúvidas. 


Essa conversa servirá não só para entender melhor como materializar seus sonhos, mas também para que o decorador entenda como o local escolhido pode ser transformado no cenário dos seus sonhos.


2 - As cores do seu Grande Dia

Antes mesmo de pensar em outros itens da festa – como o buffet, música e iluminação –, é importante pensar na paleta de cores que você quer ter em seu dia especial.

Afinal, é a partir dela que a decoração e todos os outros elementos serão escolhidos, para que tudo forme um conjunto harmônico, agradável aos olhos e que reflita suas escolhas.

Não tenha medo de escolher suas cores preferidas. Mesmo com paletas que estão na moda, as combinações podem ser diferentes e resultar em algo único.

Uma dica é pensar sempre em como as cores se relacionam com o tema escolhido para a festa, o horário e até mesmo a estação do ano.

Tudo isso pode influenciar na decoração, garantindo que nenhuma festa fique igual à outra, mesmo que o salão tenha itens de decoração fixa!

3 - Posso fazer uma festa temática em um salão com decoração?

Sim!

Como já falamos, a decoração de um salão é pensada para servir a todos os tipos de festa, ou seja, é neutra e pode ser facilmente adaptada para o seu gosto.

Muitas vezes ao encarar um salão que já tenha algum tipo de decoração, visualizar o tema e como aquele espaço ficará no dia da sua festa pode parecer complicado. 

E isso é normal, não se preocupe!

Ao optar por uma festa temática é criada toda uma nova ambientação com itens que transformam totalmente o local em um espaço completamente diferente. E que, geralmente, não deixam em foco a pré-decoração do salão de festas. 

Uma decoração bem feita é capaz de transportar os convidados para um mundo totalmente novo, prontos para viver uma experiência inesquecível!

Por isso é importante que um especialista acompanhe você nessa jornada da festa temática dos sonhos.

No Tulipas temos profissionais qualificados, com experiência em festas dos mais variados temas e tipos, prontos para ajudar em cada passo  do seu planejamento! 

Entre em contato e descubra como podemos fazer da sua festa um momento mais especial!


Imagem do blog

4 - A iluminação como aliada da decoração


Todo mundo já ouviu que um jantar à luz de velas é mais romântico não é? 


Isso acontece porque a luz é um dos itens que, junto com a decoração e as cores, ajuda a criar ambientação. E, portanto, deve ser explorada a seu favor.


Além disso, com a luz é possível deixar em evidência os itens de decoração principais da sua festa, ou até mesmo esconder algum detalhe do salão decorado que você acha que não combina com o restante.


Geralmente, são utilizados três tipos de iluminação em festas:


  • A decorativa: o próprio nome já diz, ela faz parte da decoração e nem sempre serve para iluminar um local todo. Como por exemplo, varal de luzes e velas;
  • A cênica: essa é a mais importante, pois é responsável por dar o clima da festa, realçar o pontos fortes da decoração e o ambiente. A luz mais quente é a mais utilizada, pois transmite uma sensação de aconchego e elegância;
  • Da pista de dança: aqui iluminação e música se unem para atrair os convidados para a pista e se divertirem! Além disso, a pista de LED é um item que, cada vez mais, faz sucesso! São várias cores, combinando efeitos e que podem, ou não seguir o ritmo das músicas.

Pensar nesses detalhes é que faz da sua comemoração um evento único e inesquecível! 


Mesmo em um salão que já tenha decoração, a luz pode dar uma nova vida aos elementos que você escolheu ou até mesmo ser parte dela!


5 - Decorando do teto ao chão

Em festas de 15 anos ou casamentos, a pista adesivada – além da pista de LED – é um dos pontos centrais da festa, afinal ela fica na pista de dança, o local mais animado da celebração!


Por isso, pode ser feita em vários tamanhos e também personalizada com as iniciais, nomes ou até a fotografia do anfitrião da festa.


Feita de um material resistente, ela dura por todo o tempo da festa,e tornando mais um elemento essencial para personalizar o salão com decoração.


Outra decoração que faz bastante sucesso em festas de casamento é a passarela espelhada! Os espelhos dão a sensação de amplitude ao ambiente, difundem a luz e também destacam muito mais os detalhes decorativos. 


Além, é claro de ficar incrível nas fotografias!


6 - Servindo em grande estilo

Em qualquer tipo de festa, seja casamentos, aniversários ou eventos corporativos, as mesas são lugares em que os convidados ficam em boa parte do tempo e, portanto, são lugares estratégicos para a decoração.


Então, invista em itens personalizados como:


  • Guardanapos;
  • Anéis de guardanapos;
  • Sousplat.

Além deles, o arranjo de mesa é a peça central que pode conter vários elementos como flores, folhagens, plumas, velas, vasos de formatos e cores diferentes que podem ser combinados de acordo com o tema e paleta de cores pré-definidas. 


Tão importante quanto as mesas individuais, a mesa do bolo e doces é outro ponto central de qualquer festa! 


Seja pelas delícias que serão servidas ou pelo lindo cenário que eles formam.


Porém, esse cenário nem sempre dura até o fim da festa, afinal, todos querem degustar aquelas maravilhas, não é?


Para fazer com que o bolo se torne um elemento fixo de decoração, é comum usar um bolo cenográfico e, além de durar muito mais tempo, pode ter as formas, cores e o tamanhos não convencionais, permitindo uma maior personalização. 

Imagem do blog Imagem do blog

Use os elementos do salão com decoração a seu favor!

Por último, a nossa dica é conhecer os elementos que o salão já utiliza como decoração e abrir a mente para muitas possibilidades.


E já faça isso antes mesmo de escolher outros elementos decorativos! Dessa maneira, você pode ter em mente o que você gostou daqueles elementos ou não e também ter ideias a partir deles.


Atualmente, a árvore francesa é uma tendência que está em alta e, por isso, muitos salões de festa já disponibilizam algumas.


Um dos motivos para ser tão popular, é que as árvores francesas podem ser adaptada para qualquer tipo de festa, como por exemplo, um casamento Boho ou em uma festa de 15 anos.


Já a parede viva ou muro inglês, é um ótimo cenário de fotografias e também de decoração, por isso está presente em muitas festas, sendo uma opção para quem quer esconder algum elemento de decoração do salão.


Com essas dicas, você pode tornar um salão com decoração no cenário perfeito para sua festa, sem jamais perder a sua personalidade.


Mas, para isso, sempre converse com o decorador e também com a equipe cerimonial responsável pela sua festa para que todos os detalhes sejam executados do jeito que você sonhou!


Você gostou de saber das possibilidades de personalizar um salão com decoração? Tem algum item que não citamos aqui? 


Então deixe um comentário e compartilhe sua opinião conosco e com os outros leitores!

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.