4 dicas do Buffet Tulipas para decoração de casamentos judaicos

CASAMENTO

Para o povo judeu, é importante que as tradições em festas e celebrações sejam seguidas, como uma forma de manter viva a religião e a cultura para que as próximas gerações conheçam seus preceitos e os respeitem em sua totalidade.


Às vezes, podem surgir algumas dúvidas com relação à decoração de casamento judaico, para que  elas não fujam do propósito da religião. Foi pensando nisso que preparamos essas dicas a respeito do tipo de decoração que combina melhor com o seu casamento judaico, baseado em anos de experiência atendendo os eventos judaicos com a consultoria de Rabinos renomados e equipe especialista no assunto.


Mas antes, que tal conhecer algumas características dessa celebração? Confira!


O casamento judaico e suas particularidades

O casamento (ou chatuna) para o povo judeu tem muitas tradicões que, mesmo depois de milênios, se mantém. Esse é um momento que dura bem mais que uma noite ou um dia inteiro, o casamento judaico é um compromisso que precisa ser firmado por meio de um contrato (tenain) no qual o casal promete manter uma unidade familiar e seguir as regras da religião.


É importante também que o casal não se encontre uma semana antes do casamento e, mesmo no dia, eles não devem se ver antes da entrada da noiva no local onde ocorrerá a cerimônia, que não necessariamente precisa ser uma sinagoga. Desde que tenha a Chupá e siga os preceitos da religião, os noivos podem se casar em vários ambientes.


Por isso, muitos casais aproveitam para celebrar o casamento em um lugar em que possa se fazer a festa. Mas além disso, outros fatores devem ser observados, como por exemplo se o local pode atender às festas e celebrações judaicas da forma correta, ou seja, oferecendo uma alimentação Kosher que tenha sido vistoriada por um rabino reconhecido na comunidade.


Retomando o passo a passo do casamento, esse é um dia em que os noivos estão mais próximos a Deus, por isso, existe a cerimônia do Calabat Panin, na qual os convidados pedem aos noivos para que levem seus pedidos a Ele.


Após esse momento, o noivo é o primeiro a se encaminhar para a Chupá e então a noiva, acompanhada de seu pai até um certo ponto, no qual ele a entrega para sua futura sogra e mãe. As três mulheres dão sete voltas ao redor do noivo para celebrar os muros fortes que serão a base do casamento.


Então, a cerimônia ocorre e ao final é realizada a quebra das taças e os famosos desejos de felicidades, quando os convidados falam em voz alta “Mazel Tov”. E agora que você conheceu um pouco dos costumes judeus em um casamento, veja como deixar esse momento mais especial, com uma decoração de casamentos judaicos.

Imagem do blog Imagem do blog

Como fazer a decoração de casamentos judaicos?

Na decoração de um casamento judaico, o mais importante é respeitar a Chupá, que deve estar presente independente do restante da decoração, mas que pode também ser personalizada.


Chupá

A Chupá precisa ser feita com uma armação firme e pode ser de bambu, ou outro material resistente, com as laterais abertas e o teto fechado. A tradição diz que, na falta da Chupá, quatro homens altos podem segurar o Talit por cima de suas cabeças.


A partir da estrutura da Chupá, é possível utilizar adereços para dar um visual único. O lugar que recebe mais decorações, sem dúvida, são as 4 barras, que ligam o teto ao chão. Muitos casais utilizam flores e ramos como se estivessem saindo do chão e crescendo seguindo o formato da Chupá.


Mas não é regra! É possível utilizar cristais, luzes ou até mesmo tecidos finos, criando o visual de cortina. Isso vai depender mais da identidade visual que o casal escolheu para guiar o seu casamento.


E apesar de muitas Chupás serem brancas ou de cores claras, não existe impedimento para utilizar outra cor mais forte ou mais escura!


Decoração do salão

O salão ou local escolhido provavelmente já tem uma pré-decoração, que, se não combinar com suas expectativas, possa ser mudada e transformada. A partir dessa escolha, você pode decidir pelo tipo de decoração que você quiser, lembrando que deve harmonizar com a da Chupá.


Outro ponto importante para decidir, não só do salão mas a decoração de casamentos judaicos, são as cores utilizadas, ou seja, a paleta. Para escolher a sua, decida se você e seu noivo ou sua noiva gostam de muitas cores ou preferem algo mais sóbrio, como os monocromáticos ou apenas com cores neutras.


E para que uma decoração de casamento seja perfeita, não se esqueça das flores, que sempre dão um toque especial e é um item quase obrigatório nas cerimônias de casamento. Para isso, você pode contar com a empresa parceira, Marisa Flores que possui em seu portfólio festas e casamentos realizados durante anos de experiência.


Aliado a decoração, você pode contar com as nossas duas casas: Villa Valentim e Mansão Tulipas que possuem itens que vão atender todas as suas necessidades! A Villa Valentim possui um gazebo de vidro no qual realizamos cerimônias e conta com uma decoração inspirada na arquitetura francesa clássica. Já a Mansão Tulipas possui inspiração italiana e conta com lustres e uma escadaria de tirar o fôlego! Tudo para deixar o seu momento ainda mais grandioso!

Imagem do blog

Mesas em um casamento judaico


As mesas de um casamento judaico devem conter alimentos certificados com o selo Kosher, porém no quesito decoração não há muitas restrições. E não podemos esquecer que, segundo a tradição, vasilhas, taças e talheres que são utilizadas em festas não precisam passar pela imersão para serem santificados.


Essa regra só se aplica a alguns utensílios que são utilizados dentro de um lar judaico.


O arranjo de mesa deve levar em conta o tamanho da mesa, o estilo de festa, ou seja, acompanhar a ideia geral  do casamento. Algo mais clássico, por exemplo, pode pedir flores como rosas, tulipas e orquídeas em um vaso bem detalhado. 


Se a decoração de casamentos judaicos for mais minimalista, utilize linhas retas, com poucas flores ou folhagens. Para um casamento moderno, vasos diferentes em cada mesa podem dar um toque mais despojado ao local. Ou você pode substituir as flores e arranjos por velas e castiçais ou combinar os dois elementos.


Com relação aos talheres, pratos e taças, sempre, e em qualquer tipo de cerimônia, o sousplat e guardanapo devem estar presentes. Assim como taças de vinho e água devem ser utilizadas para esse fim. E devem estar de acordo com as regras do judaísmo, no qual não se deve misturar talheres ou pratos que servem carne e os que servem laticínios.


Para uma cerimônia que segue todos os preceitos religiosos e ainda oferece um serviço de qualidade, você pode contar com o Buffet Tulipas! Temos parceria com o Rabino Raphael Hakuk que há 12 anos nos auxilia na preparação das celebrações, juntamente com o seu mashguiach.

Iluminação como elemento de decoração de casamentos judaicos

A luz tem o poder de transformar um ambiente, por isso, quando for pensar nesse detalhe, imagine o que você quer passar para os seus convidados. Para um ambiente mais aconchegante, você pode usar meia luz ou cores mais quentes, que escondem alguns detalhes, mas que deixam em evidência alguns elementos chave. Esse tipo de luz pode ser obtida até mesmo com velas em locais estratégicos.


Por outro lado, as luzes mais “duras” deixam todo o local em evidência, ideal para uma decoração mais minimalista e moderna. Você ainda pode mesclar os dois tipos e criar ambientes diferentes apenas utilizando a luz. Já pensou?


E para ter todo apoio para realizar o seu casamento judaico de acordo com todos os preceitos religiosos e dentro das tradições, você pode consultar nossos especialistas. Entre em contato com o Buffet Tulipas e comece a planejar o seu Grande dia, com todas as tradições de um casamento judaico!


Você precisa de mais alguma dica ou quer compartilhar suas ideias de decoração de casamentos judaicos? Comente aqui e compartilhe sua dúvida ou opinião conosco!

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.