Festas judaicas e suas principais características
As celebrações mais conhecidas, sem dúvida, são o casamento judaico, Bar e Bat Mitzvah, pois, além de carregarem muitas tradições e significados, são geralmente momentos grandiosos e que reúnem inúmeros convidados. Isso também faz com que muitas pessoas se interessem por como elas são preparadas e até mesmo como atender festas judaicas de uma maneira respeitosa.
Bar Mitzvah e Bat Mitzvah
Os jovens judeus possuem um ritual de transição para a vida adulta que é bem conhecido, até mesmo por quem não é da comunidade: o Bar Mitzvah (para meninos de 13 anos) e o Bat Mitzvah (para meninas que completaram 12 anos).
Tanto a cerimônia para meninos, como para as meninas acontecem da mesma forma, na segunda-feira ou quinta-feira, antes da data do aniversário na Sinagoga, onde familiares, amigos e pessoas da congregação se encontram para comemorar a maioridade dos jovens que traz muita responsabilidade e voz ativa dentro da comunidade!
A leitura da Torá consolida esse momento, sendo o ápice da cerimônia. A partir desse momento, os pais já não são responsáveis pelas atitudes dos filhos. Nesse dia também, além desse momento na Sinagoga, os aniversariantes recebem uma festa de aniversário nos moldes tradicionais, com presentes e muita música.
Casamento judaico
O casamento judaico, assim como o Bar Mitzvah, possui uma série de tradições que fazem dele um momento exclusivo! Como por exemplo, os noivos não podem se encontrar na semana anterior ao casamento e no dia da cerimônia eles fazem um jejum para se purificarem.
Mas esse é um pequeno exemplo das tradições de um casamento judaico, pois mesmo antes do Grande Dia os noivos realizam alguns rituais importantes para que entendam a importância da instituição do casamento e da religião em suas vidas a partir daquele momento. O contrato de noivado e a quebra dos pratos são dois momentos em que os noivos confirmam que o casamento, além de um encontro de almas, é algo que deve ser preservado e, se quebrado, não tem conserto.
No dia do casamento os noivos estão mais próximos de Deus e por isso, antes de firmarem o compromisso, ouvem as preces dos convidados, já que atuam como intermediários desse contato.
Após isso, o noivo caminha até a Chupá - que simboliza o primeiro lar do casal - e logo após a noiva com seu pai. Em certo ponto a noiva encontra sua futura sogra e sua mãe para dar as sete voltas ao redor do noivo.
Com a troca de votos feita (em algumas congregações essa etapa é pulada), ocorre a quebra da taça, que também é bem famosa e então os desejos de felicidades, representados pela expressão “Mazel Tov”!