Bodas / Como planejar uma bodas de casamento inesquecível

Como planejar uma bodas de casamento inesquecível

Bodas de casamento: como preparar uma comemoração dos sonhos?

 

O momento do casamento é um dos mais bonitos da vida de qualquer casal, mas a convivência e o amor é colocado à prova a cada ano que vocês passam juntos, por isso, é sempre importante comemorar as bodas de casamento.

 

Em uma época na qual relacionamentos terminam com tamanha facilidade, um casamento durar 10, 25 ou 50 anos é algo incrível, não é mesmo? Por que não aproveitar esses momentos para fazer algo incrível?

Pensando nisso é que separamos dicas e o passo a passo para você fazer suas bodas de casamento. Continue a leitura!

 

O início da tradição

 

A palavra bodas vem do Latim ‘vota’ e significa promessa, ou seja, a cada ano que passa, a celebração das bodas de casamento significa que o casal promete seguir juntos para sempre!

 

E essa tradição de comemorar surgiu na Alemanha, quando casais que completaram 25 anos juntos ganhavam uma coroa de prata e os de que faziam 50, uma de ouro, as outras simbologias foram criadas com o passar do tempo, como por exemplo a de pérola (30 anos), diamante (60) e vinho (70 anos).

 

Para os recém casados, cada mês no primeiro ano juntos representa um material ou comida. Esse primeiro ano é importante pois é quando os dois começam a se conhecer mais profundamente, então cada mês é uma prova de amor e proximidade.

 

Nosso mini-guia servirá a todos os casais: dos mais novos aos experientes, que, em comum, têm o amor e a vontade de compartilhar toda vida um com o outro!

bodas de ouro

Como preparar uma bodas de casamento? 

 

Encare como essa renovação de votos como uma nova festa de casamento, pois toda a emoção de preparar cada detalhe vai começar novamente! Desde a escolha do local da festa até o vestido e as alianças, tudo remete aquele primeiro momento.

 

Existem várias maneiras de preparar as bodas de casamento: uma grande festa, somente um jantar com a família que você e seu companheiro construíram ao longo do tempo ou uma segunda viagem de lua-de-mel.

 

Por isso, nossa primeira dica é fazer um investimento ou preparar o orçamento com bastante antecedência, assim, quando tudo acabar, vocês só terão boas memórias! Com isso definido, comece a pensar em outros detalhes!

 

1. Tema/ Decoração

 

Geralmente o tema da festa de bodas acompanha os materiais que representam aquele ano, como por exemplo, nas bodas de prata, os elementos são todos nesse material, assim como a de ouro.

 

Mas essa sugestão é o básico! Nada impede de ousar e criar uma festa incrível com um tema diferente ou divertido. O importante é que ele seja de acordo com o que você e seu parceiro querem.

 

Mas se ainda têm dúvidas, faça uma lista e, juntos, elimine um a um até chegar ao favorito.

 

Dependendo do lugar escolhido, haverá uma pré-decoração que pode ser modificada para ajustar ao gosto do casal. Mas, converse antes para que não haja nenhuma surpresa ou dúvida!

2. Convidados

 

Diferente do casamento, as bodas de casamento é uma comemoração menor e mais íntima, por isso a lista é mais enxuta. Também não há a pressão social de chamar todos os conhecidos.

 

Por isso, algumas vezes até mesmo o convite é feito de forma diferente: via digital. Além de ser mais prático, o valor é menor e você sabe mais rápido quem poderá ir ou não. 

 

Mas nada impede de algo mais tradicional, com convites impressos, trabalhados em detalhes ou até mesmo uma versão atualizada do seu primeiro convite de casamento. Já pensou em reviver tudo nos mínimos detalhes?

 

3. Local da festa/reunião

 

Mesmo uma festa mais intimista precisa de um local no qual cada momento seja inesquecível! Muitos casais comemoram todo ano no mesmo local em que fizeram a festa de casamento, mas não é uma regra!

 

Outros preferem realizar uma cerimônia de renovação no mesmo lugar em que a festa acontecerá e, atualmente, muitos buffets oferecem essa opção, junto com pacotes de maquiagem, menu personalizado, fotografia, assessoria/cerimonial entre outros detalhes que tornam a festa muito especial, econômica e prática! 

4. Menu

 

O momento é de confraternizar e nada melhor que ter um menu especial para suas bodas de casamento. Geralmente, se você decide por fazer sua festa em um salão de festas, o serviço já estará incluso.

 

E entre a decisão e sua festa, acontece a prova do cardápio. Neste momento é essencial que o casal vá junto para escolher quais pratos serão servidos para seus convidados. 

 

Caso seja uma festa surpresa, não se esqueça de ter certeza do que o casal gosta ou tem vontade de experimentar. Outro fator importante é lembrar de incluir pratos para convidados com restrições alimentares.

5. Trajes

 

O vestido de casamento é um dos itens mais importantes para a noiva em seu Grande Dia, mas, e nas bodas de casamento? Nos primeiros anos, algumas esposas e maridos usam as mesmas roupas, como uma forma de reviver a cerimônia.

 

Mas não é uma obrigação e os estilos podem mudar, não é mesmo? O importante é que, assim como no casamento, os trajes sejam escolhidos com antecedência e refletem o momento do casal, afinal, é mais um momento que vai ficar na história.

 

A vantagem desse tipo de comemoração é a liberdade na escolha dos looks! Então ouse no corte, comprimento e até mesmo nas cores.

6. Fotografia

 

Fotógrafos de casamento são sempre muito disputados, por isso, se seu sonho é ter um registro feito por algum profissional muito requisitado, não pense duas vezes ao reservar a data. 

 

Mas se você ainda está em dúvida, o buffet no qual você vai realizar a festa e/ou cerimônia também pode oferecer serviços de parceiros, o que é bem comum e vantajoso, já que o fotógrafo possui conhecimento técnico sobre o local, como luzes utilizadas e melhor posicionamento.

7. Participação dos filhos

 

Para os filhos, é uma honra poder ver os pais juntos após tanto tempo e fazer parte dessa história. Para os casais que possuem filhos pequenos, geralmente eles entram com as alianças, o que pode também acontecer com os mais velhos, apesar de incomum.

 

Nesses casos, o mais comum é que eles estejam no altar e abençoe os pais ou até mesmo preparem os votos. Independente da escolha, é um momento que costuma arrancar lágrimas de convidados e noivos!

8. Renovação de votos/entrada do casal

 

Como será o grande momento do casal? Se a ideia é reviver o casamento, que tal seguir a tradição de renovar os votos na igreja ou em um salão de festas? 

 

Dessa vez, o noivo não esperará a sua amada no altar, mas sim entrarão juntos. Mas também é bem comum que a noiva seja guiada por um dos filhos, para fazer de tudo mais emocionante!

9. Alianças

 

Outro hábito comum em bodas de casamento é trocar as alianças do casal, principalmente se forem de 25 ou 50 anos de casados, que são as mais marcantes e comuns.

 

Mas também podem ser polidas, caso estejam sem vida ou antigas, elas podem ser polidas e gravadas com os nomes do casal ou data.

10. Lembrancinhas

 

Por fim, não esqueça de pensar nas lembrancinhas para agradecer seus convidados de terem participado do seu Grande Dia mais que especial! 

 

Para que suas bodas de casamento sejam ainda mais inesquecíveis, conte com o Buffet Tulipas para definir cada detalhe. Converse com os nossos assessores via WhatsApp e conheça os nossos pacotes!