Cardápio de buffet para casamento: 4 dicas para não errar na escolha

CASAMENTO

O que devo pensar ao escolher meu cardápio de buffet para casamento?

Hoje em dia, os casamentos, assim como muitas outras festas, ficaram mais descontraídos e já não possuem tantas formalidades, como um jantar clássico e tradicional, com salada, entrada, prato principal e sobremesa. Porém, não quer dizer que essa opção ficou no passado, muitos casais ainda preferem apostar em algo mais simples e elegante para não errarem na escolha.


Outros ainda mesclam tipos de serviço, deixando o buffet muito mais variado e agradando os convidados com muitos sabores e pratos diferentes. Vocês já pensaram qual será a escolha para o Grande Dia? O que querem no seu cardápio?


  • Qual tipo de refeição devo servir em cada horário?

Brunch

Quem vai casar pela manhã ou mais cedo, com certeza não fará um cardápio com pratos mais pesados, não é? O brunch é uma opção que fica entre o café da manhã e o almoço e, por isso, são servidos pratos mais leves e com menos variedade, já que muitos convidados sairão da festa e almoçarão. 


Esse tipo de refeição é bem informal e geralmente é servida em salões de festas com área aberta ou com ampla visão do exterior, para dar a impressão de maior contato com a natureza e frescor. Por isso, não há garçons servindo e todos os pratos ficam disponíveis em ilhas e aparadores.


Entre os pratos preferidos estão pãezinhos, frios, tortas doces e salgadas, canapés, bolos e frutas. Para bebidas, nada muito pesado como whisky, prefira bebidas não alcoólicas, refrigerantes, sucos naturais, café, chás e coquetéis leves. 

Almoço

Um pouco mais tarde que o brunch, o almoço já é mais formal e exige pratos mais elaborados, mas ainda não é tão formal como um jantar completo e geralmente acontecem das 11h até as 14h.


No almoço, você ainda tem a opção de servir no estilo americano, francês ou franco- americano. Sendo o primeiro mais informal, o segundo muito formal e o último, o mais utilizado nos buffets brasileiros.


Como entrada, em um cardápio para casamento à tarde, prefira saladas, coquetéis de frutos do mar, antepastos, canapés, mini-quiches e massas folhadas. Já para a entrada, saladas com queijos finos, massa com molho e uma carne com ou sem molho. A sobremesa fica por conta de mousses, tortinhas de fruta, bem-casados e bolo de noiva.


Jantar

O mais tradicional, já que os casamentos à noite são os preferidos dos noivos. Por isso, o cardápio do buffet nestes casamentos é mais vasto e diversificado.


O mesmo vale para o cardápio de bebidas e drinks. 


Assim como nas outras refeições, é importante ter variedade, principalmente para agradar um número maior de pessoas. Em contraponto, é importante lembrar que exagerar na variedade pode levar ao desperdício e prejuízo.


Recomendamos de três a quatro opções, incluindo uma massa, uma carne, um peixe e um prato vegetariano. Dessa maneira todos poderão se servir e aproveitar todos os sabores dessa linda festa. 


Imagem do blog Imagem do blog

Geralmente, em um cardápio de jantar para um casamento sofisticado, é servido um coquetel antes do jantar, como canapés e patês, juntamente com a entrada, que pode ser uma salada fina, ou uma sopa. 


Já como prato principal, carnes, grelhados, massas, peixes e saladas com queijos.

 

E, não podemos esquecer da sobremesa, que deve ter como opção o bolo da noiva, além de doces finos, tortas ou mousses! É de dar água na boca, não é?


Com a nossa parceira DiBetha Doces Finos sua festa vai ser muito mais doce! Com uma infinidade de doces finos e personalizáveis, com certeza sua sobremesa vai fechar com chave de ouro o momento da refeição e fará o maior sucesso com os convidados.


  • Ingredientes sazonais e o cardápio ideal

Ao pensarem no cardápio, além do horário em que acontecerá a celebração do seu Grande Dia, algo que deve ser levado em consideração, deve ser a época do ano em que deve ser feita.


Afinal, nem todos os pratos quentes  combinam  com o calor, ou os pratos frios com o inverno, não é? O ideal é conferir quais são as frutas da estação, as melhores opções para o período e os ingredientes que estão mais disponíveis  para a época do ano. 


Nessa hora vale mesclar sabores e variedades em pratos criativos e inovadores!

Imagem do blog

O cardápio de buffet para casamento pode estar ligado a um tema?


Sim!


Já imaginaram levar seus convidados para uma viagem gastronômica em seu casamento? Isso já é uma realidade em várias cerimônias que optam por fazer algo menos tradicional e muito mais inovador. Vocês podem escolher, por exemplo, um jantar mexicano, japonês, indiano ou italiano, com pratos diferenciados, bebidas típicas e, de preferência servidos da maneira tradicional.


Mas lembre-se, essas escolhas podem não agradar o paladar de todos. Então, opte por opções mais comuns, como massas, saladas e carnes para que seus convidados possam saborear o seu buffet de casamento do início ao fim. 


Já imaginou que incrível? 


  • Pensando em um cardápio de buffet para todos

O casamento deve ser um dia especial para vocês, não é mesmo? Mas também deve ser agradável para os convidados. Por isso, ao pensar em um cardápio de buffet para casamento, sempre pense em quem, por exemplo, tenha alguma restrição alimentar.


Sabemos que alguns alimentos podem causar alergias severas e, portanto, em festas com muitos convidados, a chance de ter alguém com restrições é muito grande! 


Para garantir um serviço sem erros, você pode perguntar a cada um dos seus convidados se eles possuem algum tipo de alergia ou restrição ou solicitar que eles avisem, ao confirmarem sua presença.


Além de alergias, muitos convidados  também não comem certos tipos de alimentos por questões ideológicas (como veganos e vegetarianos) ou religiosas, como judeus. Por isso é importante encontrar formas de deixar todos à vontade em seu Grande Dia!


Um costume que tem ficado muito comum, além de perguntar sobre as restrições alimentares, é solicitar ao convidado que informem qual o seu tipo de proteína preferida (dentre algumas opções), para que no dia, os pratos já saiam da cozinha com destino certo e evitem também o desperdício.


Vale lembrar que esse tipo de pergunta deve ser feita caso vocês optem por um serviço de buffet no qual os convidados são servidos por garçons, como o franco-americano ou o francês.

Para uma escolha livre de erros, recomendamos sempre a contratação de um serviço de buffet com muita experiência e equipe de qualidade.


Você sabia que a nossa equipe de gastronomia é reconhecida pela super qualificada, produzindo todos os pratos artesanalmente e também confeitaria? O nosso time vai auxiliar vocês em todos os momentos do seu casamento.


Entre em contato e descubra como podemos deixar seu momento ainda mais inesquecível e saboroso!


Chegou a hora de escolher o melhor  cardápio de buffet para casamento? Se ficou alguma dúvida, comente aqui, vamos responder em breve!

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.