Como fazer um ensaio de fotos criativo para os seus 15 anos

DEBUTANTE

A importância de um ensaio fotográfico

Já falamos que o book de debutante é importante para criar memórias, mas ele também tem outra função: a identidade visual da festa. Muitas debutantes utilizam fotos do ensaio para fazer banners para serem usados como peças de decoração do salão, lembrancinhas, convites, save the date, porta-retratos espalhados na festa e também em suas redes sociais! 


Por isso, sempre pesquise bastante sobre fotógrafos que, de preferência, são especialistas em eventos. Os nossos parceiros Ricardo Hara, Raphael Ranosi e o Criativy Estúdio, trabalham há anos nas melhores festas e em ensaios de 15 anos e conseguem capturar emoções, suas melhores poses e os momentos principais.


5 Dicas para um ensaio fotográfico de 15 anos

São tantas coisas para pensar! Mas com a ajuda certa a tarefa de planejar o seu ensaio de 15 anos pode ficar muito mais fácil, quer ver como? 


Preparamos essa lista que pode servir como um checklist para que você saiba por onde começar e como fazer a escolha ideal. Dessa maneira, além de otimizar tempo, você vai ter mais certeza do que vai querer em suas fotos de debutantes.


1. O Pinterest é seu aliado

Você já ouviu falar ou utiliza o Pinterest? É uma rede social que pode ser acessada pelo computador ou por aplicativo no seu celular, que permite reunir ideias em pastas e subpastas. Lá, você pode planejar toda a sua festa, além de ter ideias para o seu book fotográfico.


E como começar a pesquisar? 


O interessante do Pinterest é que ele permite a busca por palavras-chave em vários idiomas e muitas vezes se você digitar algo como “ideias de debutantes” ou “paletas de cores festa 15 anos”, o sistema de busca consegue exibir resultados de outros países e idiomas. Ou seja, ele entrega uma pesquisa completíssima sobre o tema que você quiser.


Então, o que você tem a fazer é separar por pastas todas as ideias que você acha interessante para servir de inspiração para o seu ensaio de 15 anos. Para facilitar o seu trabalho, veja essas palavras-chave para começar a pesquisar:

Ideias de fotos de 15 anos


- Ensaios de 15 anos 


- Ensaio simples 15 anos 


- Ensaio princesa 15 anos


- Ideias de poses para 15 anos


- Poses para fotos


- Ensaio debutantes


- 15 anos moderno.


Além dessas ideias, você pode pesquisar o que mais você quiser saber, principalmente se o tema da sua festa for bem específico ou se você quer reunir muitas referências e fazer algo totalmente diferente.

Imagem do blog Imagem do blog

3. Decidindo a roupa

Esse, sem dúvidas, é um dos itens que vai fazer toda a diferença, pois a roupa, junto com o cenário e o estilo de fotografia, criam e deixam transparecer sua identidade. Se você já está com algum dos seus vestidos de debutantes, essa é uma das primeiras opções que devem ser colocadas em sua lista, pois geralmente são essas fotos que vão para o banner.


Mas antes de escolher todo o seu guarda-roupa, sempre pergunte ao fotógrafo quantas trocas de roupa estão incluídas no contrato. Muitos profissionais estabelecem um limite pois a troca não é somente da roupa, mas sim de cabelo, maquiagem e sapato, o que toma um tempo muito grande e o ensaio pode ficar cansativo.


Sempre escolha um look que reflita a sua personalidade e que combine com o local. Se você fizer um ensaio na praia, por exemplo, não combina levar uma bota ou salto. Ou até mesmo ser fotografada com roupa de inverno!


Antes do dia do ensaio, combine e mostre seus looks ao fotógrafo, que poderá indicar alguma mudança para que a foto fique mais bonita.


3. Acessórios

E não somente as roupas que fazem a diferença! Os acessórios são fundamentais para criar um clima! 


Quando falamos de acessórios, além das joias, maquiagem, bijuterias, coroas e etc, estamos falando também de coisas como confetes para deixar o ambiente mais festivo, bolhas de sabão, flores e bastão de fumaça colorida.


Se você tem dúvidas, os balões são as melhores pedidas, sejam os clássicos de bolas ou os de formatos diferentes, de letras ou números. Eles sempre dão o tom de festa em qualquer lugar! Além disso, se você, por exemplo, toca algum instrumento ou tem um hobby específico, leve o objeto que se refere a ele, como por exemplo, um violão ou sua sapatilha de balé.

Imagem do blog

4. Melhores poses para ensaios de 15 anos


O melhor das fotografias é a espontaneidade, não é mesmo? Aquele momento de alegria capturado da forma mais natural possível ou uma pose divertida feita sem querer. Porém, para quem não está familiarizado com a câmera, até ficar confortável pode demorar um pouco e por isso, poses são uma das melhores saídas.


Para não chegar no dia sem saber onde colocar as mãos ou como ficar, pesquise algumas poses mais comuns em ensaios ou de influencers que você mais gosta. Treine na frente do espelho, tire algumas fotos com o celular e se acostume aos poucos.


5. Escolher o melhor local

Essa é a decisão mais importante, qual será o cenário do seu ensaio? Pense bem, se sua festa tem um tema, escolha um local que tenha alguma conexão, como por exemplo, uma princesa precisa de um local luxuoso, por isso, casarões são uma boa pedida. Alguns locais alugam o dia para esse tipo de serviço.


Mas se você quer algo mais lúdico, um campo de flores ou uma floresta pode ser ideal, assim como uma praia. Para as mais moderninhas, até mesmo a rua pode ser um cenário incrível, utilizando grafites de pano de fundo, parques de diversão ou a cidade no geral.


Tente também pensar fora do comum: se você gosta de livros, que tal uma biblioteca bem bonita? Teatro, museu, ruínas, cachoeiras, uma lanchonete divertida ou um local que simula uma balada bem animada, são opções originais e que, com certeza, vão mostrar que você tem uma personalidade forte.


Além disso, você também pode fazer algumas fotos internas no estúdio do seu fotógrafo. Informe-se sobre a disponibilidade e sempre peça para ver alguns dos trabalhos dele nessa área. Apesar de à primeira vista o estúdio não parecer tão atrativo, as opções são muitas!


Ah, e sempre tenha um plano B! Pode acontecer de no dia marcado a previsão do tempo marcar chuva e então ter que desmarcar o ensaio. Não deixe que nada te atrapalhe e sempre tenha tudo bem planejado!


Se você está em São Paulo, essas são algumas opções para começar a pensar no seu ensaio de 15 anos:


Beco do Batman


- Bairro da Liberdade


- Parque da Luz


- Pinacoteca


- Parque Água Branca


Museu do Ipiranga


- Estação da Luz


- Parque da Independência


Avenida Paulista


E para realizar o seu Grande Dia, a sua melhor escolha é o Buffet Tulipas! Conheça as nossas casas: Villa Valentim e Mansão Tulipas que possuem tudo que você e sua festa precisam! Entre em contato com a nossa equipe e comece a planejar a sua festa de debutante!

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.