Festa de noivado judaico: conheça a tradição

CASAMENTO

Para os judeus, o pedido de noivado é um dos passos mais importantes na vida de um homem e uma mulher.


O noivado só pode ser realizado entre judeus, não é permitido que o noivo ou a noiva seja de outra religião. Mas existe a possibilidade de conversão, desde que seja genuína, ou seja, não apenas para cumprir com as regras do casamento. 


Para isso, a pessoa precisa passar por um processo de três etapas (Giyur): circuncisão, micvê e aceitação de todos os 613 preceitos que são realizadas por 3 rabinos.


O irussím (noivado) ocorre através de um contrato de casamento, onde o casal se compromete a se casar em um futuro próximo e em quais condições o casamento deverá ser realizado.


A promessa é feita pelos pretendentes ou parentes próximos (a pedido do casal), formalizada através do Shtar Tena'im (conhecido como “documento das condições”) que são redigidos em um texto padrão e assinados pelos noivos e duas testemunhas. 


Após a leitura, as mães dos noivos quebram o prato. Essa é uma das tradições mais conhecidas até mesmo por quem não segue a religião.


A quebra do prato simboliza que, assim como a porcelana nunca pode ser consertada após quebrada, o contrato do noivado precisa ser bem cuidado para que não se rompa e suas consequências sejam irreparáveis.


Em preparação para a cerimônia de noivado, os noivos participam de um ritual chamado de Mikvah, onde separadamente, a Kallah (noiva) e o Chatan (noivo) são imersos em água simbolizando a purificação espiritual.


Após a imersão, o casal entra pela primeira vez na Khupá (uma tenda com quatro pilares) que simboliza uma casa sendo planejada, onde o noivo oferece algo valioso como um anel, junto com uma taça de vinho compartilhada para selar os votos do pacto.


Todo o processo de noivado dura cerca de um ano, e nesse período é possível dar início aos preparativos da cerimônia oficial de casamento.

Imagem do blog Imagem do blog

5 passos importantes para organizar uma cerimônia de casamento de sucesso

Independente do evento a ser realizado, é preciso de um planejamento prévio para que todos os detalhes sejam pensados com calma. 


Quando o pedido de noivado é feito, a maioria das noivas ficam ansiosas para dar início aos preparativos do grande dia para que tudo fique de acordo com a identidade do casal, não é mesmo?


No judaísmo a regra é a mesma, durante o período que ocorre o noivado é possível ir pensando nos preparativos do grande dia.


Para que tudo ocorra conforme a tradição judaica, é preciso se atentar a 5 passos importantes para a realização de uma cerimônia de sucesso, já que os judeus costumam realizar celebrações grandiosas, reunindo inúmeros convidados.


1. Planejamento financeiro e lista de convidados

O primeiro passo para uma cerimônia de sucesso é o planejamento financeiro. Aproveitar o noivado para se organizar e juntar dinheiro é o início para uma cerimônia de qualidade. 


Para os judeus, as festas e celebrações não são simples reuniões entre família e amigos, eles aproveitam a oportunidade para se conectar com sua espiritualidade e preceitos religiosos.


Para que seja possível realizar uma cerimônia grandiosa, é preciso realizar um planejamento financeiro com antecedência, para que ninguém fique de fora da celebração.


Em contrapartida é possível iniciar com a lista de convidados, dessa forma nenhum convidado especial será esquecido e é possível verificar se o número de convidados se encaixa em seu orçamento.


2. Local da cerimônia e festa

Na religião judaica, a cerimônia religiosa não precisa acontecer necessariamente na sinagoga. Mas é preciso se atentar ao lugar da cerimônia e verificar se o local possui um Rabino e a experiência necessária para a realização de festas judaicas, para que a tradição não seja quebrada.


O Buffet Tulipas possui mais de 12 anos de experiência em realizações de eventos judaicos, tem a estrutura e tudo que uma cerimônia judaica necessita para a realização do seu grande dia.


A Villa Valentim possui design francês e foi projetada com dois ambientes diferentes para realização de Cerimônias Religiosas e festa. 


O gazebo de vidro deixa as cerimônias judaicas magníficas. Possui lustres lindíssimos que deixam qualquer registro inesquecível! O salão para festas possui três luxuosos lustres de cristal e uma escadaria incrível para a descida dos noivos. Vale a pena conferir!


Em contrapartida, nossa casa greco-romana foi projetada para arrancar suspiros! A Mansão Tulipas também possui lustres de cristal luxuosos, uma escadaria dourada em arabescos italianos e um espaço para comportar até 300 convidados sentados confortavelmente! Ideal para uma festa mais intimista.

Imagem do blog

3. Definição da data


Não existe um mês específico para que o casamento judaico seja realizado, porém é preciso respeitar alguns costumes.


As cerimônias não devem ocorrer no sábado judaico, que se inicia com o pôr-do-sol da sexta-feira e vai até o anoitecer de sábado e nem em datas comemorativas como o Ano Novo Judaico e o Pessach, pois são datas reflexivas em que não é recomendado comemorações. 


Tirando essas restrições, todas as outras datas estão permitidas. 


Para que a cerimônia ocorra na data desejada e no local ideal, é preciso se planejar com antecedência, pois é o momento em que o homem e a mulher se juntam em um nível espiritual.


4. Gastronomia

Os judeus prezam por uma alimentação saudável. Para o judaísmo, o alimento não deve nutrir somente o corpo, mas também a alma. Por esse motivo, é importantíssimo que os alimentos sejam Kosher, sendo necessário um preparo religioso e com algumas restrições de cardápio.


O Buffet Tulipas possui esse cuidado na elaboração de seus menus exclusivos, trazendo um sabor inesquecível. 


Contamos com um serviço de consultoria que já dura mais de 12 anos com o Rabino Raphael Hakuk, reconhecido na comunidade judaica e conhece todas as tradições religiosas, possibilitando que nosso Buffet sempre entregue um resultado de acordo com a Cashrut

5. Decoração

Para finalizar, para que tudo fique como o esperado e bem harmonizado com a decoração escolhida, não deixe de contratar uma decoradora experiente para seu grande dia!


Assim como toda noiva, a decoração pode ser feita de acordo com o gosto dos noivos, deixando a cerimônia totalmente personalizada e exclusiva.


Seguindo esse passo a passo, pode ter certeza que esse momento especial vai se tornar exclusivo e inovador! 


Confira os detalhes para fazer um casamento judaico perfeito através deste manual completo e gratuito..

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.