Como planejar e organizar um casamento

CASAMENTO

Por onde começar a organizar o seu casamento?

Um bom planejamento precisa ser feito com antecedência, principalmente se o seu local dos sonhos é bastante disputado.


Porém, existem alguns pontos importantes que podem te ajudar melhor nesse planejamento inicial, confira:


Estime o orçamento disponível

Esse é o primeiro e um dos passos mais importantes para definir como será o seu casamento dos sonhos. 


Por ele você saberá quantas pessoas poderão ser convidadas, qual o espaço que você vai poder alugar, os fornecedores que serão contratados, definição das lembrancinhas e possíveis atrações da festa, e até mesmo o quanto você poderá investir no seu vestido de noiva.


Se tudo for muito bem planejado, fazer as escolhas certas e com tempo para realizá-las pode superar as suas expectativas iniciais na concretização desse grande sonho! 


E ter um apoio de uma equipe profissional especializada pode te ajudar muito! Por isso, planejamento é tudo!


Faça uma planilha

Um dos primeiros passos para que você comece a planejar sua festa de casamento dos sonhos, é ter uma planilha financeira com todos os detalhes que você precisa planejar.


A planilha é uma forma de controlar cada item do planejamento, evitando gastos desnecessários.


Não esqueça de incluir o dinheiro que você tem reservado para seu grande dia, assim você não se perde nas contas e sabe exatamente quanto pode investir.


Baixe a sua planilha de casamento que fizemos para te auxiliar nesse processo importante e continue a leitura para os próximos passos!


Defina a data do casamento

Após o pedido de casamento, é o momento de escolher a data do grande dia, a estimativa do número de convidados e verificar a disponibilidade da data no local que se encantou.


Definir a data do casamento é um fator muito importante para verificar a disponibilidade dos demais fornecedores. Por isso, antes de mais nada, tenha em mente pelo menos duas datas importantes para eternizar o grande dia.


Dessa forma, ao encontrar o cenário perfeito para eternizar essa linda união, com a data definida, facilitará a escolha dos demais fornecedores que farão parte desse dia especial. 

Imagem do blog Imagem do blog

Pesquise o local para a celebração do casamento

O local da festa precisa ser definido antes de qualquer outro item, pois, existem épocas do ano que a procura por casamentos é maior e poucas datas ficam disponíveis, principalmente se o local for bastante disputado.


E conciliar igreja e salão de festas se torna um pouco mais trabalhoso se ocorrer em locais diferentes, e se forem espaços disputados por noivas.


E isso não é tudo! Definir o local da festa é fundamental, afinal, é ali que todos os demais itens poderão ser estabelecidos para que o seu grande dia aconteça! 


Por isso, é preciso escolher bem quem fará parte da realização do seu grande sonho de casamento.


Buffets geralmente possuem parcerias com empresas ou pacotes exclusivos que facilitam a vida dos noivos, com itens personalizáveis e cerimonial. Dessa maneira, todo processo ficará muito mais tranquilo e completo.


Porém, antes de assinar o contrato com o espaço, além de se encantar com o local, é preciso verificar se o salão possui estrutura para comportar o seu número de convidados de forma confortável, se proporciona um ambiente climatizado e seguro aos anfitriões e convidados, alta gastronomia, mobiliários conservados, equipe profissional com DJ, VJ, projeções mapeadas para que todos acompanhe os melhores momentos da festa e balada, além de equipamentos de última geração para tornar a sua experiência inesquecível.


Faça uma lista de convidados

A lista de convidados pode ser feita de forma superficial, ou seja, todas as pessoas que você pensar em convidar coloque nela e verifique o número total de possíveis convidados.


Após finalizar essa lista, é feita a revisão. Nesse momento você irá verificar quem realmente deve fazer parte dessa data especial, deixando apenas aquelas pessoas importantes que você faz questão de tê-las em seu casamento.


Dessa forma, é possível ter uma estimativa de convidados para fechar a festa, além de revisar quem realmente merece um convite para testemunhar essa linda união.


Estilo do casamento

Além disso, prepare uma pasta no celular, computador ou Pinterest com as inspirações de paleta de cores, estilos e decoração de casamento e até mesmo as músicas que você quer que toque em sua entrada e saída na igreja.


Antes mesmo de começar o investimento em itens decorativos, é sempre importante possuir referências e também conhecer como foram as festas que já aconteceram no espaço escolhido.


Como o casamento é uma data que vai ficar para sempre na memória e nos registros, o mais importante é que a escolha do estilo de casamento seja fiel ao gosto dos noivos e não somente para seguir as tendências de mercado. Afinal, a essência de vocês precisa estar presente em cada canto do grande dia para se tornar especial.

Escolha das madrinhas e padrinhos

As madrinhas e padrinhos são figuras importantes em todo casamento. São parte fundamental durante a organização, planejamento do grande dia, mas também na cerimônia.


Por isso, é importante que você selecione as pessoas mais especiais e que vão poder dar esse suporte em um dia tão especial como o seu casamento. Dessa forma, esse momento deve ser compartilhado com pessoas que são realmente especiais na vida do casal!


Por ser uma tarefa importante, é preciso escolher a dedo essas pessoas, além de convidá-las com bastante antecedência, afinal, esse papel também demanda tempo para que cada um dos escolhidos se organize financeiramente.


Pesquise ideias para o vestido de casamento

Para a maioria das noivas, esse é o momento mais aguardado da organização, não é mesmo? 


Escolher o modelo perfeito, o decote, o tecido e a tonalidade da cor é uma missão gostosa, mas que gera muitas dúvidas, afinal, são muitos modelos, o que deixa a noiva indecisa diante de tanta opção.


Por isso, ter referências de vestidos salvos na galeria do seu celular irá te ajudar bastante quando você chegar na loja ou ateliê. Dessa forma, seu estilista saberá te mostrar os vestidos corretos de acordo com seu gosto e personalidade, facilitando o processo de escolha.


Entre as cores mais escolhidas pelas noivas estão o branco neve e os vestidos off white, mas também os tons de blush e nude estão cada vez mais em alta. Tudo irá depender do seu gosto e personalidade.


O mais importante no momento da definição do seu vestido de noiva é você se sentir confortável e deslumbrante ao vesti-lo! 


Não deixe de levar sua mãe ou melhor amiga para dar sugestões e opiniões nos modelos e tons provados! 


Se você se sentir deslumbrante ao vestir aquele vestido e o coração bater mais forte, pode ter certeza que você vai fazer a escolha certa!

Imagem do blog

Considere contratar um assessor ou cerimonialista


Apostar em uma empresa especializada é garantir sucesso na organização do dia mais importante da sua vida!


E não existe nada melhor do que ter apoio profissional para ajudar na organização de uma data tão especial como o casamento, não é mesmo? 


Ainda mais se você não tem ideia por onde começar e nem disponibilidade o suficiente para se dedicar nessa tarefa que requer tempo e muita dedicação.


Conciliar as tarefas da organização com as demais tarefas do dia a dia não é nada fácil, por isso a ajuda profissional é parte fundamental para que a organização seja realizada sem preocupações.


Esses profissionais são responsáveis por auxiliar em cada etapa do seu grande dia, participam da escolha de todos os fornecedores, indicando os melhores do mercado de acordo com o seu orçamento, e cuidam do seu evento desde o início: antes, durante e depois da festa. 


Tudo irá depender do pacote contratado.


Mas se você corre contra o tempo, uma empresa de assessoria é fundamental para a organização do seu grande dia a curto prazo!

Passo a passo para planejar o casamento

18 ou mais meses antes do casamento

Se vocês ainda estão noivos ou namorando, mas já pensando em juntar as escovas de dente, uma dica preciosa é começar uma poupança ou um investimento de baixo risco com rendimento maior e com prazo para a retirada.


Esse dinheiro servirá para a cerimônia e festa e como não pode ser retirado antes do tempo, não existe a chance de vocês caírem em tentação.


O segundo passo é definir a data do casamento, afinal, a partir dessa decisão é que todo o restante se baseará. Mesmo que não tenha uma data definida, faça uma estimativa de quando você quer que sua festa aconteça. 


Isso é importante para você começar a pensar na estação do ano em que o grande dia acontecerá e decidir alguns pontos cruciais como a escolha do local do casamento, vestido de noiva, decoração, convites, identidade visual da festa e muitos outros itens importantes.


Lembre-se que, quanto mais antecipado, as chances de conseguir a data inicial são maiores, além de poder garantir alguns descontos.


Definida a data, comecem a pensar: como será a festa? A céu aberto? Em um buffet de luxo? De noite ou de dia? Isso tudo deve ser planejado de acordo com o gosto dos noivos e também a estação do ano em que acontecerá.


Neste período também é importante já definir o cerimonial ou assessoria, já que esse tipo de serviço será o seu guia até a chegada do seu grande dia.


E um dos primeiros passos que será definido entre vocês será data e local da festa, número de convidados, além dos serviços como DJ, fotógrafo e outros fornecedores.


12 meses antes do casamento

Depois de definida a quantidade de convidados, é hora de reservar o local da festa de casamento e o da cerimônia entre as opções que você selecionou.


Além disso, também é o momento de escolher os nomes e trajes dos padrinhos, damas de honra e pajens. 


Falando em trajes, seu sonho começa a tomar forma: é o momento de escolher o seu vestido de noiva e o traje do noivo.


Com a data e local do casamento definidos, essa decisão fica muito mais fácil e você vai perceber que as inúmeras opções vão diminuir.


Não esqueça também de definir o destino da lua de mel, compra de passagens e reserva de hotel, que já devem estar incluídas no orçamento! 


De 8 a 6 meses antes do casamento

O seu sonho está ficando cada vez mais perto e nessa etapa, os preparativos para a sua festa de casamento começam a se concretizar!


Durante esses meses, o cardápio do seu grande dia será definido, para isso, marque a degustação e leve o noivo e mais alguém, como a mãe ou madrinha.

Várias opções são importantes nesse momento!


Não se esqueça das bebidas! Geralmente no buffet é oferecido algumas opções de bar com drinks deliciosos, com opção alcoólicos ou não alcoólicos.


Sempre questione sobre substituições ou até mesmo se é possível contratar profissionais ou empresas que fazem o serviço de bar.


Como um preparativo para a festa, comece a planejar com as madrinhas se terão chá de lingerie, chá bar ou chá de panela.


Nunca deixe de comunicar as decisões para o cerimonial ou assessoria, afinal, eles serão responsáveis pela organização deste evento também.


Não esqueça de um dos itens mais importantes de qualquer casamento: as alianças! Elas devem ser compradas com antecedência pois, caso sejam exclusivas, sejam gravadas e sob medida, precisam ser ajustadas até seu grande dia!


Em conjunto, você e seu parceiro devem decidir com calma o que mais combina com os dois para que a essência do casal esteja presente em cada canto da cerimônia e festa!


5 a 3 meses antes do casamento

Faltam menos de meio ano para sua festa de casamento, e como o coração está? A mil! Mas aguarde mais um tempo e continue focada nos preparativos!


Se você já escolheu a decoração, vestido, buffet, sabe que existe uma identidade visual que une todos esses aspectos, não é mesmo?


Não se esqueça disso na hora de decidir o buquê, os convites da cerimônia, festa e save the date, que deve ser distribuído em até quatro meses antes do evento.


Neste período também é ideal que o sabor e o design do bolo sejam definidos, assim como docinhos personalizados e, para não errar na quantidade, aproveite para revisar a lista de convidados, que já estarão recebendo o save the date e confirmando a presença.


A confirmação será útil para que você prepare também a lista de presentes e convidados para o chá de panela, chá de lingerie ou chá bar, se for realizado. 


3 meses a 1 semana antes do casamento

Finalmente! O grande dia está quase chegando! Mas enquanto isso, faltam mais alguns detalhes para que sua festa seja a dos seus sonhos!


Após marcar o dia da noiva, chegou o momento de começar a celebrar pequenos momentos, como por exemplo o chá de panela ou outra festa pré-casamento que você tenha preparado.


Na reta final, é o momento de muitos encontros com o cerimonial ou assessoria para definir os retoques finais. Por isso, não estranhe se ficarem mais frequentes com a aproximação da data.


Neste momento a empresa ficará por conta de confirmar a lista de RSVP.


Mas nem tudo é resolver problemas!


Você vai decidir também as músicas que tocarão no seu dia, fazer testes de maquiagem, cabelo, a última prova do vestido, além de arrumar as malas para a lua de mel!


Na semana do casamento até o grande dia

Uma semana antes, prepare os votos de casamento, busque seu vestido, aliança e descanse bastante, para que na sua festa de casamento, você esteja linda e aproveite cada momento!


Muitas noivas gostam de realizar um dia de spa na semana do casamento além do dia da noiva, para cuidar da pele e do corpo. Outras preferem relaxar apenas no dia do casamento enquanto se arrumam.


Para que esses momentos sejam inesquecíveis, conte com o Buffet Tulipas. Temos as melhores parcerias para que você não se preocupe com nenhum detalhe e viva seu melhor momento.


E nós podemos te ajudar com um projeto exclusivo de casamento projetado especialmente para você! 


A Villa Valentim é inspirada na arquitetura francesa e é composta por dois ambientes magníficos para realização de cerimônias e festas. O que as tornam únicas, são as diversas possibilidades de organizações. Temos certeza que você encontrará a sua!


O gazebo de vidro possui um jardim de inverno encantador, com entradas para o salão principal.


Além disso, possui camarotes teatrais para proporcionar um ambiente mais reservado aos convidados e lustres franceses espalhados pelo salão, que complementam a pré-decoração do local, assim como papéis de parede importados, mobiliários exuberantes e uma escada principal encantadora que dá acesso ao salão.


E tem mais!


Possui estrutura para comportar de 100 a 500 convidados sentados confortavelmente. Sem dúvidas, nossa casa francesa encanta todos que a conhecem.


Agenda a sua visita e venha conhecer um cenário lindíssimo e completo, com uma gastronomia traduzida em cores, aromas e sabores indescritíveis!


Com certeza a sua festa será lembrada por todos os convidados!


Ainda temos datas disponíveis para esse ano! Entre em contato e saiba mais sobre projetos únicos de casamento. Clique no link e conheça os benefícios de idealizar o seu grande dia conosco!


Te esperamos!

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.