Casamento / Quanto tempo leva para planejar um casamento?

Quanto tempo leva para planejar um casamento?

planejar casamento

Então o seu noivado foi formalizado? Parabéns aos noivos! Agora começa uma fase muito especial em suas vidas como um casal, o momento de planejar o seu casamento. E para que tudo fique pronto, você precisa de bastante tempo, não é mesmo? Afinal, você quer que seu Grande Dia seja inesquecível e incrível.

Antigamente os casais demoravam anos para se casarem. A noiva precisava preparar todas as peças do enxoval e muitas vezes o seu próprio vestido de noiva. Porém, hoje em dia é possível planejar o seu casamento em menos tempo, graças às facilidades do mundo moderno. Por isso, muitos casais começam a pensar nos detalhes do casamento e festa com 2 anos de antecedência e outros em 6 meses! 

Mas, como é possível calcular esse tempo e ter uma festa dos sonhos? Isso vai depender de muitos fatores como, por exemplo, o tipo de festa e celebração que você quer, a disponibilidade do salão de festas, época do ano entre outros.

O tempo precisa ser seu aliado nessas horas, pois já pensou ter um contratempo com as alianças ou o vestido e não puder arrumar a tempo para o dia do seu casamento? Por isso é importante seguir um planejamento e contar com um tempo extra para deixar tudo em ordem.

Pensando nisso, preparamos esse artigo, com dicas para que você consiga planejar seu casamento em um tempo que não seja em cima da hora, mas também no qual você não precise esperar por longos anos.

Preparando um casamento

Por onde começar a planejar um casamento? Apesar da empolgação, esse também é um momento de ser racional. Com certeza você está empolgada para escolher vestidos, fazer a degustação do buffet entre outros, mas calma! Para que tudo saia da melhor forma, comece sempre do básico.

1. Já tem a data?

Mesmo que não tenha uma data definida, faça uma estimativa de quando você quer que seu casamento aconteça. Isso é importante pois assim você pode começar a pensar na estação do ano em que ele acontecerá e decidir alguns pontos cruciais, como por exemplo:

  • Decidir o modelo do seu vestido;
  • Se a cerimônia poderá acontecer em local mais aberto ou totalmente fechado;
  • O tipo de comida que você vai servir;
  • Decoração e identidade visual;
  • A paleta de cores.

 

2. Check list

Esse é um dos principais passos na hora de organizar um casamento. Por mais que você ainda não saiba de tudo que precisa, faça uma planilha e coloque os itens que são essenciais para o seu casamento, como local da festa, aluguel da igreja, buffet, vestido, fotografia e decoração.

Depois preencha com os outros itens que você precisa, como os convites, save the date, dia da noiva, atrações, bolo, DJ e o que mais você julgar que seja interessante para que seu dia seja ainda mais especial. Dessa maneira, fica muito mais fácil acompanhar o andamento do seu planejamento e não esquecer nenhum detalhe.

A partir desse check list, você poderá fazer um planejamento mês a mês muito mais eficiente e o orçamento do seu casamento, que é um dos passos principais para realizar seu sonho.

3. Decidindo o local da festa

decidindo o local ao planejar casamento

Esse é um dos itens que deve ser reservado e escolhido antes de qualquer outro, pois, dependendo da época do ano que você quer se casar, pode haver muita procura e poucas datas disponíveis. 

Por isso, recomendamos começar a procurar o local e decidir o melhor com 1 ano de antecedência. A partir disso, também comece a pensar na decoração do seu Grande Dia! 

Sempre se informe se é possível personalizar a decoração existente ou quais são as possibilidades.

Para locais mais concorridos, você pode até mesmo começar a pesquisar antes, para que a sua data seja exatamente a que você quer.

4. Assessoria e cerimonial

Quem disse que você precisa fazer tudo sozinha? O serviço de assessoria é essencial para os noivos modernos e com a vida atribulada. Esses profissionais são responsáveis por auxiliar em cada etapa do seu casamento, até mesmo durante e depois da cerimônia. Além disso, são essenciais para auxiliar na decoração da sua festa e manter uma identidade visual. Por esse motivo, devem ser escolhidos com uma certa antecedência, juntamente com o local ou até 9 meses antes da data do seu casamento.

Muitos salões de festa e buffets possuem parcerias com empresas desse ramo. Por isso, se você não conhece nenhum serviço assim, pergunte se eles podem auxiliá-la nesse processo.

Um de nossos parceiros, Elementar Cerimonial e Assessoria, com certeza vai te auxiliar nesse processo de planejar o seu casamento! Entre em contato e descubra todos os pacotes e serviços que eles têm a oferecer!

5. Buffet, roupas, maquiagem e cabelo

planejar casamento e o buffet da festa

Esses dois itens também precisam ser escolhidos com bastante antecedência, pois precisam de provas constantes, ajustes, para que no dia não falhe nada. Por isso, comece a selecionar com, mais ou menos 8 meses antes do dia do seu casamento.

Assim que escolhido e definido o modelo ou o tipo de serviço, marque com antecedência a degustação do buffet (incluindo doces e bolo) e prove mensalmente o vestido e seu noivo, o terno. Lembre-se, os dois itens devem combinar com sua festa e também corresponder suas expectativas, por isso com antecedência você pode encontrar o que melhor se adapta às suas necessidades.

Com relação a maquiagem e cabelo, converse sempre com o profissional a respeito do seu tipo de cabelo e pele. Veja se precisam de tratamentos para que no dia você esteja impecável! Esse tempo também pode servir para que você se prepare para chegar linda!

6. Fotografia e filmagem

planejar casamento e fotografias

Assim como o local da festa, esse é um item que precisa ser definido com paciência e muito tempo antes. Recomendamos começar a fazer uma seleção de profissionais com aproximadamente 1 ano ou 9 meses. Os fotógrafos de casamento são profissionais com as agendas cheias e, por isso, você corre o risco de não conseguir fechar contrato com quem você gostaria.

Além disso, os fotógrafos também fazem ensaios pré-casamento, que geralmente acontecem de 4 a 5 meses antes da cerimônia. Esses meses ainda são bem tranquilos para os noivos, diferente dos dias que antecedem o casamento. Assim, as fotos ficarão mais divertidas, naturais e você terá tempo para refazê-las ou remarcar caso ocorra algum imprevisto.

7. Padrinhos, madrinhas e daminhas

planejar casamento - a escolha dos padrinhos

Esses são personagens importantes para qualquer casamento. Por isso, eles devem ser convidados antes que os ensaios do casamento aconteçam e também as comemorações pré-casamento, como despedida de solteiro, chá de panela entre outras.

As madrinhas, inclusive, são de grande ajuda na hora de planejar um casamento. Elas sempre estão ao lado da noiva em cada passo e muitas vezes são a voz da consciência, pois conseguem enxergar com mais razão esse momento tão emocionante para os noivos.

Quase sempre eles são escolhidos antes mesmo da definição do local e Buffet, mas se você não tiver se decidido, de 5 a 6 meses do casamento é um bom tempo. Assim como as daminhas e pajens. Com esse tempo, fica mais fácil para que todos ajustem seus calendários.

8. Convites, bouquet, e lembrancinhas

Você pode ter a identidade visual do seu casamento, mas como muitas coisas podem mudar, 4 meses é o tempo ideal para que você comece a preparar esses itens. A essa altura do planejamento, você terá certeza da data e do local em que acontecerá a cerimônia e a festa.

E não esqueça de enviar os convites com antecedência de, pelo menos, 2 meses. Assim seus convidados poderão se programar, comprar passagens ou até mesmo viajar de locais mais distantes para prestigiar o seu grande momento.

9. Alianças

planejar casamento e modelo de alianças

A maioria dos casais usam suas alianças de noivado no casamento, mudando somente a mão. Por isso, elas podem se desgastar ou perder um pouco do brilho. Para que elas fiquem como novas no dia do seu casamento, leve-as para um polimento.

E para isso, você pode reservar um horário um mês antes do casamento. E lembre-se de não usá-las até o seu Grande Dia! Assim elas permanecerão novas até lá.

10. Planejar outras pendências do casamento e reuniões finais

planejar casamento e pendências

O último mês antes do casamento deve ser dedicado a confirmação de serviços, realização do curso de noivos, chá de panela, provas finais dos trajes, maquiagem e penteado. Se for possível, sempre confirme com mais antecedência, para que esse último mês também seja de descanso e tranquilidade.

Além disso, faça a mala da lua-de-mel com antecedência. Afinal, você precisa escolher bem cada peça que levará, o que demanda tempo. Encaixe nesse último mês, assim você terá mais certeza de como estará o clima do local em que vocês vão visitar.

Precisando de ajuda para planejar seu casamento? Entre em contato com a nossa equipe e comece a planejar o seu Grande dia! E para que todo esse momento seja ainda mais incrível, escolha uma de nossas casas localizadas na Mooca, região central de São Paulo: Villa Valentim e Mansão Tulipas

 

Você já começou a planejar seu casamento? Quais as suas dificuldades ou dúvidas a respeito desse processo? Conte aqui nos comentários que nossos especialistas podem te ajudar!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *