Em Qual Mão se usa Aliança de Casamento? E anel de noivado?

CASAMENTO

Sabemos que, em todos os casos, as alianças devem ficar nos dedos anelares, mas além disso, para diferentes estágios do relacionamento são utilizadas alianças e anéis de diferentes materiais, como ouro e prata.


Como são tradições comuns em nosso dia a dia,  muitas vezes repetimos sem mesmo conhecer a sua história ou os motivos.


Por isso, preparamos esse texto com curiosidades lindas sobre o uso e as regras para usar seu anel de noivado, de compromisso ou de sua aliança de casamento.


Vem conosco!

Imagem do blog Imagem do blog

Por que usar aliança de casamento na mão esquerda?

Os primeiros registros do uso de alianças para simbolizar a união de duas pessoas datam de 2.800 a.C no Egito antigo e, segundo eles, o círculo é uma forma que, além de anatômica para o formato do dedo, não possui início nem final, assim como deve ser o amor entre você e seu/sua noivo(a)!


Essa representação do amor eterno, seguiu por muitos séculos, até que, em aproximadamente 800 d.C os gregos acrescentaram outro significado.


Para os gregos, além da questão de não ter início e nem fim, o dedo anelar esquerdo possuía uma veia que levava sangue diretamente ao coração. 


Porém, não utilizavam as alianças de ouro, como usamos hoje em dia: os anéis eram feitos de ferro imantado, para que o casal ficasse para sempre atraído um pelo outro!


Romântico, não é mesmo? Ai, ai...


Com relação ao anel de noivado, ele não era utilizado até o ano 860 d.C que foi o ano que o Papa Nicolau I instituiu a obrigação da formalização do noivado e também do uso da sua aliança.


Não há dúvidas de qual mão se usa a aliança de casado, mas você sabe o porquê a aliança de noivado é utilizada na mão direita e não na esquerda?


Segundo a tradição, o noivado é algo sério, mas o compromisso definitivo é o casamento, dessa forma ela deve ficar próxima ao coração somente após a formalização. 


Diferenças entre anel de noivado e aliança de casamento

Embora aqui no Brasil o costume seja utilizar a mesma aliança dourada de noivado após o casamento, tanto para o homem quanto para mulher, existe um costume que tem ficado comum: o uso de um anel solitário, você conhece?

Imagem do blog

Qual mão usar o anel de noivado?


Esse é um costume importado dos casamentos americanos e europeus e somente a noiva utiliza essa peça, no dedo anelar esquerdo. Porém, durante a cerimônia de troca de alianças, esse anel passa a ser utilizado na mão direita e dá lugar à aliança.


Por ser algo ainda novo aqui no Brasil, muitas noivas, antes do casamento, utilizam o anel solitário juntamente com a aliança na mão direita e depois, no casamento, fazem somente a troca da aliança.


O que é anel de noivado solitário?

Além dessas diferenças, vale ressaltar que o anel solitário leva esse nome por não ser liso como as alianças, mas por ter uma pedra de destaque, de preferência o diamante. Ele também pode ser tanto dourado como prateado, ou até mesmo em ouro rosé, uma cor que está bem em alta.


E a aliança de compromisso: em qual mão deve ser utilizada?

O anel de compromisso ou anel de namoro é, geralmente, feito em prata, que, apesar de ser um material nobre, não é necessário um investimento inicial muito grande para obtê-lo, ao contrário das alianças de ouro do noivado.


E da mesma maneira que a aliança de noivado, ela deve ser utilizada na mão direita, pois assim como o noivado, o namoro ainda não é um compromisso eterno como o casamento.


Mas que, com o tempo e a dedicação necessária, podem se transformar em ouro e ir diretamente ao coração!


Contudo, apesar da tradição, é possível também utilizar uma aliança de noivado de prata e depois trocá-la pela de ouro, ou até mesmo ficar com a mesma para sempre. Alguns casais preferem algo mais exclusivo e escolhem modelos com materiais e cores diferenciadas.


Caso o seu perfil seja esse, indicamos o nosso parceiro Ouro Rosé, que possui em seu catálogo peças anéis e alianças de vários estilos. Com certeza alguma delas vai ser a sua escolhida, confira!

Trocas das alianças de casamento, como e quando fazer?

Do Anel de Noivado para as Alianças do Casamento

Existem algumas situações em que trocar as alianças é imprescindível, é o caso do namoro para o noivado, ou um gesto carregado de simbolismos, como do noivado para o casamento. 


No casamento, caso vocês optem por algo mais tradicional, uma opção é entrar sem as alianças que, eram utilizadas até pouco tempo atrás na mão direita, pois estas serão levadas até o altar pelo porta aliança ou padrinho.


Se a noiva optar por um anel solitário, ela pode transferi-lo da mão esquerda para direita ou tirar na hora. O importante é você lembrar que a mão esquerda precisa estar vazia para receber a aliança de casamento acompanhada dos votos.


Quando trocar Alianças nas Bodas de Casamento?

As Bodas de casamento acontecem todos os anos, porém as alianças geralmente são trocadas apenas em dois marcos super importantes para o casal: as bodas de prata e de ouro.


Aos 25 anos de casamento, é comemorado as Bodas de prata que geralmente é celebrada em grande estilo pelo casal, com uma festa e também a renovação de votos.


Por isso, é comum que casais troquem as alianças por modelos mais novos, com detalhes em prata.


Após os 50 anos de casados, também é comemorado outro marco importante, as Bodas de Ouro, e é claro que esse momento não pode ser esquecido! Afinal são meio século de vida compartilhados.


Para essa ocasião, as alianças podem ser maiores, ainda em ouro. 


E planejar esses momentos é fácil! Solicite o contato de um de nossos Especialistas e comece pensar em seu momento inesquecível!


Gostou de saber em qual mão usar a aliança de casado, as tradições e as curiosidades?


Então comente aqui o que você achou do artigo e se tem alguma curiosidade em descobrir mais tradições a respeito do casamento!

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.