Como planejar a festa de casamento perfeita

CASAMENTO

Por onde começar?

Um dos primeiros passos para que você comece a planejar sua festa de casamento dos sonhos, é fazer uma planilha com todos os detalhes que você precisa planejar.


Em programas como o Excel, você pode fazer um único documento com várias abas separadas, com os temas, por exemplo: tema, vestidos, buffet e etc.


Além disso, prepare uma pasta no celular, computador ou Pinterest com as inspirações de paleta de cores, decoração de casamento e até mesmo as músicas que você quer que toque em sua entrada e saída na igreja.


Um passo importante é definir o local da festa.


Buffets geralmente possuem parcerias com empresas ou pacotes que facilitam a vida dos noivos, com itens personalizáveis e cerimonial, dessa maneira, todo processo ficará muito mais calmo.


Não esqueça de incluir uma planilha de orçamento com o dinheiro que você tem reservado para seu Grande Dia, assim você não se perde nas contas e sabe exatamente quanto pode investir.


18 ou mais meses antes do casamento

Se vocês ainda estão noivos ou namorando, mas já pensando em juntar as escovas de dente, uma dica preciosa é começar uma poupança ou um investimento de baixo risco com rendimento maior e com prazo para a retirada.


Esse dinheiro servirá para a cerimônia e festa e como não pode ser retirado antes do tempo, não existe a chance de vocês caírem em tentação.


O segundo passo é definir a data do casamento, afinal, a partir dessa decisão é que todo o restante se baseará.


Lembre-se que, quanto mais antecipado, as chances de conseguir a data inicial são maiores, além de poder garantir alguns descontos.


Definida a data, comecem a pensar: como será a festa? A céu aberto? Em um buffet de luxo? De noite ou de dia? Isso tudo deve ser planejado de acordo com o gosto dos noivos e também a estação do ano em que acontecerá.


Neste período também é importante já definir o cerimonial ou assessoria, já que esse tipo de serviço será o seu guia até o seu Grande Dia.


E um dos primeiros passos que será definido entre vocês será o número de convidados, além dos serviços como DJ, fotógrafo e outros fornecedores.

Imagem do blog Imagem do blog

12 meses antes do casamento

Depois de definida a quantidade de convidados, é hora de reservar o local da festa de casamento e o da cerimônia entre as opções que você selecionou.


Além disso, também é o momento de escolher os nomes e trajes dos padrinhos, damas de honra e pajens. 


Falando em trajes, seu sonho começa a tomar forma: é o momento de escolher o seu vestido de noiva e o traje do noivo.


Com a data e local, essa decisão fica muito mais fácil e você vai perceber que as inúmeras opções vão diminuir.


Não esqueça também de definir o destino da Lua-de-mel, compra de passagens e reserva de hotel, que já devem estar incluídas no orçamento! 


De 8 a 6 meses antes do casamento

O seu sonho está ficando cada vez mais perto e nessa etapa, os preparativos para a sua festa de casamento começam a se concretizar!


Durante esses meses, o cardápio do seu Grande Dia será definido, para isso, marque a degustação e leve o noivo e mais alguém, como a mãe ou madrinha. Várias opções são importantes nesse momento!


Não se esqueça das bebidas! Geralmente no buffet é oferecido algumas opções.


Sempre questione sobre substituições ou até mesmo se é possível contratar profissionais ou empresas que fazem o serviço de bar.


Como um preparativo para a festa, comece a planejar com madrinhas se terão chá de lingerie, chá bar ou chá de panela.


Nunca deixe de comunicar as decisões para o cerimonial ou assessoria, afinal, eles serão responsáveis pela organização deste evento também.


Não esqueça de um dos itens mais importantes de qualquer casamento: as alianças! Elas devem ser compradas com antecedência pois, caso sejam exclusivas, sejam gravadas e sob medida, precisam ser ajustadas até seu grande dia!


Em conjunto você e seu parceiro devem decidir com calma o que mais combina com os dois!

Imagem do blog

5 a 3 meses antes do casamento

Menos de meio ano para sua festa de casamento e como o coração está? A mil! Mas aguarde mais um tempo e continue focada nos preparativos!


Se você já escolheu a decoração, vestido, buffet, sabe que existe uma identidade visual que une todos esses aspectos, não é mesmo?


Não se esqueça disso na hora de decidir o buquê, os convites da cerimônia, festa e save the date, que deve ser distribuído em até quatro meses antes do evento.


Neste período também é ideal que o sabor e o design do bolo sejam definidos, assim como docinhos e, para não errar na quantidade, aproveite para revisar a lista de convidados, que já estarão recebendo o save the date e confirmando a presença.


A confirmação será útil para que você prepare também a lista de presentes e convidados para o chá de panela, chá de lingerie ou chá bar. 


3 meses até o dia do casamento

Finalmente! O Grande Dia está quase chegando! Mas enquanto isso, faltam mais alguns detalhes para que sua festa seja a dos seus sonhos!


Após marcar o dia da noiva, chegou o momento de começar a celebrar pequenos momentos, como por exemplo o chá de panela ou outra festa pré-casamento que você tenha preparado.


Na reta final, é o momento de muitos encontros com o cerimonial ou assessoria para definir os retoques finais.


Não se estranhe se ficarem mais frequentes com a aproximação da data.


Neste momento a empresa ficará por conta de confirmar a lista de RSVP.


Mas nem tudo é resolver problemas!


Você vai decidir também as músicas que tocarão no seu dia, fazer testes de maquiagem, cabelo, a última prova do vestido e arrumar as malas para a lua de mel!

Uma semana antes, prepare os votos de casamento, busque seu vestidos, aliança e descanse bastante, para que na sua festa de casamento, você esteja linda e aproveite cada momento!


Para que esses momentos sejam inesquecíveis, conte com o Buffet Tulipas e uma de nossas casas, a Mansão Tulipas ou Villa Valentim. Temos as melhores parcerias para que você não se preocupe com nenhum detalhe e viva seu melhor momento.


Deixe um comentário se você ficou interessado ou entre em contato via Whatsapp!

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.