Debutante / Coquetel ou jantar? Confira o que servir na festa de debutante

Coquetel ou jantar? Confira o que servir na festa de debutante

Pensar na sua festa de debutantes é uma delícia, não é mesmo? Todos os detalhes são especiais para que seu Grande Dia seja incrível e, por isso, nada pode ser escolhido com pressa ou impulso. Uma dessas decisões importantes é escolher o tipo de buffet que você quer e que combina mais com sua festa: coquetel ou jantar.

Antes de decidir, você precisa saber de muitos outros detalhes da sua festa, além de levar em consideração o seu gosto pessoal. Algumas vezes um serviço não vai combinar com o estilo da sua festa ou a quantidade de convidados.

Para fazer uma boa escolha, você também precisa saber a diferença entre os dois e como cada um pode te atender, por isso, continue a leitura desse artigo e descubra como decidir da melhor maneira!

O que deve ser avaliado antes de decidir entre coquetel e jantar?

Cada festa é única, por isso, é necessário avaliar cada aspecto antes mesmo de decidir como seus convidados vão se deliciar com os pratos da sua festa de 15 anos! Mesmo que você busque indicações, é importante ter em mente como serão alguns detalhes.

Quantidade de convidados

Sua festa será mais intimista ou um como grande baile de princesa? Saiba que isso interfere bastante na escolha do seu tipo de buffet. Apesar de o coquetel ser uma opção mais em conta, dependendo da quantidade de convidados e das opções escolhidas, pode sair bem mais cara.

Por outro lado, um jantar pode se tornar opção para os dois tipos de festas. É possível montar um menu com 3 tipos de entradas, 2 pratos principais e sobremesa. Porém, seus convidados não terão muitas opções, como é o caso do coquetel.

Isso não é uma regra, mas outro detalhe que deve ser observado é a faixa etária dos seus convidados. Sabemos que em uma festa de 15 anos, a predominância é de jovens e, por isso, o coquetel pode ser uma ideia mais moderna e dinâmica. 

Mas, muitas vezes os convidados da família são mais velhos e, nesse caso, você pode oferecer mais conforto com um jantar sendo servido por garçons ou em ilhas.

Estilo de festa

O tipo de festa também deve ser observado antes de decidir qual será o buffet e como ele será servido. Uma festa mais clássica pode pedir um jantar formal e uma festa mais despojada pode pedir coquetéis, que não necessitam de mesas ou talheres para serem servidos.

Além disso, em festas de debutantes, as baladas são quase obrigatórias! E para não interromper a diversão, o coquetel é uma das melhores opções, já que são pratos menores, que muitas vezes podem ser degustados de uma vez. Muito mais prático não é mesmo?

Orçamento

Como já citamos, o coquetel pode ser uma opção mais em conta, caso sua festa seja algo menor, tanto em espaço como em quantidade de convidados. O jantar, por outro lado, pede um espaço maior, com mesas e cadeiras para acomodar todos os convidados que se alimentarão sentados.

Além disso, o jantar pode ser algo mais dispendioso pois, alguns ingredientes como frutos do mar ou carnes nobres são utilizados em maior quantidade, elevando o custo final. Por isso, se você fizer questão do jantar, mas quer investir em outros itens, procure por substituições ou outros pratos

Quais as diferenças entre coquetel ou jantar?

Em primeiro lugar, não é possível escolher sem saber do que se trata cada serviço. Por isso, mesmo que você tenha sua festa toda definida, é preciso saber como funciona e em qual situação é melhor para servir, se é o coquetel ou jantar completo.

Coquetel

O coquetel, além de ser uma entrada em muitos eventos grandes, esse tipo de serviço é ideal para festas mais modernas, sendo apontado como uma tendência das celebrações de debutantes, e com um número de convidados menor. Além disso, existem outros aspectos que devem ser levados em consideração nesse tipo de serviço, como por exemplo, o horário da festa.

Em uma festa com menor tempo de duração, o coquetel é a melhor opção. Porém, caso você queira estender mais o prazo, vale a pena investir nos dois tipos de serviço e servir um jantar mais tarde e o coquetel na entrada da festa.

Outro ponto positivo do coquetel é a variedade de opções para os convidados, sejam de petiscos salgados ou doces e para pessoas com restrições alimentares, como por exemplo vegetarianas, celíacos, intolerantes à lactose e etc.

Alguns pratos podem ser:

  • Docinhos e salgadinhos tradicionais de festa;
  • Mini sanduiches;
  • Cupcakes;
  • Mini hot-dogs;
  • Comida japonesa;
  • Bruschettas;
  • Trufas de queijo e vegetais;
  • Copinhos de espinafre;
  • Espetinhos;
  • Mesa de frios;
  • Nachos;
  • Canolli.

Jantar

Essa é a opção mais comum entre todas as festas, até mesmo para um aniversário de 15 anos. Principalmente quando a festa é mais tradicional e os convidados são mais velhos. Porém, isso não impede que você tenha um jantar mais divertido para seus amigos e se sua festa tem poucos convidados.

Se você optar por um jantar, muitas vezes não quer dizer que você não precisará servir algum tipo de coquetel antes, por isso, nem sempre é o tipo de serviço mais em conta. 

Para que ele seja o mais completo e que agrade a maioria dos seus convidados, escolha sempre pratos mais comuns, como por exemplo massas com algumas opções de molho, saladas, risotos e também pratos especiais, para convidados com restrições alimentares.

Outra diferença do Jantar para o coquetel, é que em um jantar é separado em 3 ou mais momentos: entrada, prato principal e sobremesa. Cada um com mais de duas opções.

Na entrada, são servidos alguns petiscos como o cardápio de coquetel, mas você pode optar por dois tipos de saladas ou finger foods, que são porções menores de pratos mais sofisticados.

Como prato principal, você pode decidir fazer algo temático, como pratos regionais ou culinária de algum país. Porém, sempre lembre que esses pratos podem não ser atrativos para todos e, por isso, você deve sempre ter opções mais coringas, como essas:

  • Arroz branco, integral ou risotos;
  • Massas com dois ou mais molhos;
  • Carne vermelha;
  • Carne branca ou frutos do mar;
  • Strogonoff;
  • Vegetais salteados.

E, por fim, as sobremesas que, podem ou não serem substituídas pelo bolo de aniversário. Se quiser outras opções, veja:

  • Brownie;
  • Sorvetes;
  • Petit gateau;
  • Salada de frutas;
  • Fondue de chocolate com frutas.

Além do jantar, é essencial que tenha uma mesa de docinhos, afinal, nenhuma festa de aniversário está completa sem eles! E para que você tenha o melhor, conte com a nossa parceira DiBetha Doces Finos! Eles vão adoçar sua festa com doces deliciosos e personalizados.

E para que seu Grande Dia seja incrível, o Buffet Tulipas tem um serviço de gastronomia, no qual você tem à disposição chefs que preparam seus pratos na hora, com ingredientes frescos e selecionados. Proporcionando assim, uma experiência inesquecível para todos os seus convidados. Entre em contato com a nossa equipe e descubra tudo que temos a oferecer. 

Você pode aproveitar esse serviço em qualquer uma de nossas casas localizadas na Mooca, região central de São Paulo: Villa Valentim ou a Mansão Tulipas.

Já pensou qual é a melhor opção para sua festa de 15 anos? Gostou mais do coquetel ou jantar? Conte aqui nos comentários quais desses serviços você gostou mais ou se quer saber mais detalhes de cada um!